Aeroporto Fukuoka

Aeroporto Fukuoka

O Aeroporto de Fukuoka, antes conhecido como Itazuke Air Base, é o terceiro maior aeroporto quanto ao tráfego de passageiros transportados e serve à cidade homónima, na Ilha de Kyushu do Japão. Fukuoka possui uma pista com 2.920 metros de comprimento e pode receber cerca de 42 aeronaves. Fukuoka é também o hub principal da companhia aérea regional J-Air, uma filial da Japan Airlines; e da Fuji Dream Airlines.

Atualmente, em Fukuoka, há voos regulares domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Amakusa, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing / Pequim-Capital, Busan, Dalian, Fukue, Guam, Guangzhou/Cantão, Hanói, Hong Kong, Honolulu (sazonal), Ishigaki, Iwate-Hanamaki, Iyumo, Jeju, Kagoshima, Kochi, Komatsu, Matsumoto, Matsuyama, Myiazaki, Nagóia-Centrair, Naha, Niigata, Osaka-Itami, Osaka-Kansai, Qingdao, Sapporo-Chitose, Sendai, Seul-Incheon, Shenyang, Shizuoka, Singapura, Taipé-Taoyuan, Tokushima, Tóquio-Haneda, Tóquio-Narita, Tsushima, Xangai-Pudong,
Yakushima, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Fukuoka (FUK)
  • Fuso horário: GMT 9
  • Serviço telefónico: +81 92-473-2518 (Information); +81 92-621-6059 (Domestic Terminal); +81 92-621-0303 (International Terminal)
  • Morada/Endereço: Fukuoka Airport, Fukuoka 〒812-0013, Fukuoka Prefecture, Kyūshū Island, Japan
  • Administração: Ministry of Land, Infrastructure, Transport and Tourism (Japan) & Fukuoka Airport Building Co. Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 936 lugares diante do terminal para os voos domésticos e 897, para os voos internacionais.
  • Cidades próximas: Fukuoka (5 km), Kurume (31 km), Saga (40 km), Kitakyūshū (45 km), Shimonoseki (61 km), Omuta (62 km), Sasebo (83 km), Ube (84 km), Kumamoto (91 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 9 - 10 km ao oeste do centro de Fukuoka, acessível pela autoestrada 202 e, em seguida, pela «Fukuoka Expressway Route 2» até ao terminal.
  • Estações de comboios: A estação ferroviária de Hakata «Hakata Railway Station» encontra-se a cerca de 3 km ao oeste do aeroporto.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.78%), terça-feira (14.30%), quarta-feira (13.99%), quinta-feira (14.64%), sexta-feira (14.23%), sábado (14.66%), domingo (14.40%)
  • Outras denominações: Фукуока, Φουκουόκα, ფუკუოკა, פוקואוקה, فوکوئوکا, فوكوكا, फुकुओका, ฟุกุโอกะ, 후쿠오카 시, 福岡市, 福冈市, 福冈县, 福岡县

Destinos mais populares a partir de Fukuoka (Voos semanais )

  1. Tóquio - Haneda (408, 12,66 %)
  2. Seul - Incheon (242, 7,51 %)
  3. Okinawa-Ryukyo Island-Naha (173, 5,37 %)
  4. Nagóia - Centrair (158, 4,90 %)
  5. Busan - Gimhae (144, 4,47 %)
  6. Miyazaki (139, 4,31 %)
  7. Tóquio - Narita (109, 3,38 %)
  8. Sendai (96, 2,98 %)
  9. Osaka - Itami (96, 2,98 %)
  10. Tsushima (56, 1,74 %)
  11. outros (49,7 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. ANA All Nippon Airways (1920, 29,73 %)
  2. Japan Airlines (1106, 17,13 %)
  3. Peach Aviation (422, 6,53 %)
  4. StarFlyer (336, 5,20 %)
  5. Korean Air (320, 4,96 %)
  6. Jeju Air (320, 4,96 %)
  7. Jetstar Japan (319, 4,94 %)
  8. Fuji Dream Airlines (200, 3,10 %)
  9. Jin Air (200, 3,10 %)
  10. Tway Air (160, 2,48 %)
  11. outros (17,87 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 9 - 10 km ao oeste do centro de Fukuoka e a cerca de 3 km a cerca da Estação de Comboios de Hakata «Hakata Railway Station».

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Fukuoka deverão conduzir pela Autoestrada 2 até à «Fukuoka Expressway Route 2» e continuar até ao terminal.

Além desta alternativa, o passageiro poderá usar o metro no terminal 2, onde há uma estação de metro. E também onde há um serviço de autocarro vaivém/shuttle gratuito que circula entre os terminais de voos domésticos e o de voos internacionais. De ambos os terminais partem autocarros de carreira para vários destinos, entre os quais Nagasaki e Fukuoka.

História
O Aeroporto de Fukuoka foi construído em 1943 e inaugurado em 1944, como Campo de Pouso Mushiroda. Depois da guerra, em 1945 até Março de 1972, era uma base aérea norte-americana chamada Itazuke. No seu auge, foi a maior em Kyushu. Durante a Segunda Guerra Mundial, a base foi utilizada como escola de treino de pilotos. O aeródromo tornou-se impraticável para a distribuição de panfletos pois era inundado frequentemente.