Aeroporto General Santos Buayan

Aeroporto General Santos Buayan

O Aeroporto Internacional General Santos é um aeroporto importante que serve à General Santos City, na província de Cotabato Sul, nas Filipinas. Embora encontre-se em Barangay Fatima, acredita-se muitas vezes que esteja localizado próximo a Barangay Tambler, portanto é conhecido por Aeroporto Tambler.

Atualmente, em General Santos, há voos regulares oferecidos para Cebu e Manila, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 8
  • Serviço telefónico: +63 2 759 71 38
  • Morada/Endereço: General Santos International Airport, Barangay Fatima, South Cotabato, General Santos City - 9500, Mindanao, Republic of the Philippines
  • Administração: Civil Aviation Authority of the Philippines (CAAP)
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Koronadal (62 km), Digos (73 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 17 km do centro de General Santos, sendo acessível pela «Bula Amao Road» até à saída para o terminal.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.94%), terça-feira (14.55%), quarta-feira (14.55%), quinta-feira (14.55%), sexta-feira (13.94%), sábado (14.55%), domingo (13.94%)
  • Outras denominações: General Santos Buayan, Dadiangas City, , Генерал-Сантос, , , , , , , , , , 제너럴산토스, ジェネラル・サントス, 三投斯將軍市,

Destinos mais populares a partir de General Santos Buayan (Voos semanais )

  1. Aeroportos Manila - Ninoy Aquino (32, 39,51 %)
  2. Aeroportos Iloilo (9, 11,11 %)
  3. Aeroportos Cebu (8, 9,88 %)
  4. outros (39,5 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a 17 km do centro de General Santos.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada «Bula Amao Road».

Além desta alternativa, há táxis à disposição dos passageiros. Alguns hotéis oferecem serviço de transferência a seus hóspedes.

História
Em 1993, o maior aeroporto em Mindanao foi construído por meio do Programa de Fomento da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional e pelo governo das Filipinas. Ele encontra-se em uma posição estratégica e a certa altitude. Há rumores de que a sua construção era parte de uma estragégia dos militares norte-americanos para reestabelecer sua presença no Sudeste Asiático. Contudo, esta alegação apresentou-se infundada, com a expulsão da Base Naval de Subic, em Olongapo City e da Base Aérea de Clark, em Pampanga, em 1992.

O Aeroporto Internacional General Santos foi inaugurado formalmente em 1996, embora o utilizado fosse o Aeroporto Internacional em Mindanao. Após a abertura, a Philippine Airlines decidiu dirigir os voos diretos para Manila, três vezes durante a semana, a partir deste aeroporto. Em Novembro deste ano, aumentou o número para cinco.

Os voos internacionais em General Santos iniciaram-se em Novembro de 2004, operados pela Merpati Nusantara Airlines. Em Outubro de 2006, a Cebu Pacific iniciou os voos para Manila.