Aeroporto Grenada - Point Salines
Atualmente, em Maurice Bishop, há voos domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Aracaju, Barbados, Belém, Belo Horizonte - Confins, Belo Horizonte - Pampulha, Brasília, Canouan, Carriacou, Coiapó, Cuiabá, Curitiba, Faro, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fortaleza, Foz de Iguaçu, Funchal, Iguaçu, Ilhéus, Imperatriz, João Pessoa, Lisboa, Londres-Gatwick, Maceió, Manaus, Miami, Natal, Nova Iorque-JFK, Ponta Delgada,Porlamar, Porto, Porto Alegre, Porto de Espanha, Porto Seguro, Praia, Recife, Rio de Janeiro-GIG, Rio de Janeiro-SDU, Salvador-SSA, Santarém-STM, São Nicolau-Preguiça, São Paulo - Congonhas, São Paulo - Guarulhos, São Vicente - Cabo Verde,St. Vincent, Teresina, Toronto-Pearson e Union Island, Vitória, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -4
- Serviço telefónico: +1 473 444 -4555/-4155/-4101
- Morada/Endereço: Grenada - Maurice Bishop International Airport, P.O.Box 385, St. George's, Grenada West Indies
- Administração: Grenada Airports Authority
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 200 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao sudoeste do centro de St. George, sendo acessível pela autoestrada para Point Salines.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (12.46%), terça-feira (12.69%), quarta-feira (15.37%), quinta-feira (13.99%), sexta-feira (13.23%), sábado (17.89%), domingo (14.37%)
- Outras denominações: Point Salines Airport, Γρενάδα, Гренада, Qrenada, Грэнада, グレナダ, 그레나다, 格林纳达, ग्रेनेडा, ग्रेनाडा, Գրենադա, გრენადა, เกรเนดา, گریناڈا, گرنادا, جرينادا, גרנדה, கிரெனடா
Destinos mais populares a partir de Grenada - Point Salines (Voos semanais )
- Aeroportos Bridgetown - Grantley Adams Airport (34, 23,78 %)
- Aeroportos Nova Iorque / Nova York - John F. Kennedy (16, 11,19 %)
- Aeroportos Miami (16, 11,19 %)
- Aeroportos Port of Spain - Trindade e Tobago (9, 6,29 %)
- Aeroportos St. Vincent (7, 4,90 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (6, 4,20 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (6, 4,20 %)
- Aeroportos Toronto - Pearson (6, 4,20 %)
- Aeroportos St. Lucia Hewanorra (4, 2,80 %)
- Aeroportos Antígua (2, 1,40 %)
- outros (25,85 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- InterCaribbean Airways (66, 23,00 %)
- JetBlue Airways (64, 22,30 %)
- British Airways (36, 12,54 %)
- Virgin Atlantic Airways (36, 12,54 %)
- American Airlines (32, 11,15 %)
- Caribbean Airlines (24, 8,36 %)
- Air Canada (16, 5,57 %)
- Sunwing Airlines (8, 2,79 %)
- outros (1.74 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a 10 km ao sudoeste de St. George, capital de Grenada.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas/os passageiros deverão conduzir pela autoestrada para Point Salines.
Há um serviço de transporte por autocarro vaivém/shuttlebus. Há táxis ou automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.
História
Em 1983, os Estados Unidos escolhem o aeroporto inacabado como ponto para invadir a ilha. O evento que precipitou a invasão norte-americana de Granada não foi a construção do aeroorto, mas sim o golpe de estado violento, em que o Primeiro-Ministro Bishop foi assassinado. Os norte-americanos justificaram a invasão pela ameaça que estudantes norte-americanos de medicina da Universidade de St. George estariam sofrendo.
Apesar da resistência das forças armadas de Granada e dos trabalhadores da construção civil cubanos, os «rangers» atingiram seu objetivo rapidamente. Com o aeródromo tomado, os aviões de transporte norte-americanos de paraquedistas puderam pousar ali rapidamente.
A construção do aeroporto - projetado para substituir o obsoleto Aeroporto Pérolas ao norte da ilha - foi citada pelo ex-presidente Reagan como a prova cabal de que o governo granadino destiná-lo-ia como escala dos aviões militares soviéticos rumo a Cuba. E reforçou sua justificativa, afirmando que os construtores do aeroporto eram cubanos. Maurice Bishop, então primeiro-ministro de Granada, refutou veementemente as alegações de que o aeroporto tinha qualquer função militar. Ele argumentou que o novo aeroporto estava a ser construído para melhor atender aos turistas europeus e norte-americanos.
Em 2009, foi batizado como Maurice Bishop em homenagem ao corajoso primeiro-ministro.