Aeroporto Londres - Gatwick

9 Rotas-de-voo de & para Londres - Gatwick (LGW)

Voos Londres - Gatwick (LGW) - Funchal (FNC)
British Airways (BA2780, BA2784), easyJet (U28135, U28137), TUI Airways (BY4134, BY4564)
86,50 €
Voos Londres - Gatwick (LGW) - Faro (FAO)
British Airways (BA2696, BA2692, BA2694, BA2682), easyJet (U28917, U28913, U28915, U28925)
147,99 €
Voos Londres - Gatwick (LGW) - Porto (OPO)
British Airways (BA2782), easyJet (U28583, U28495, U28497), Azores Airlines (S48621, S48623), TAP Air Portugal (TP1331, TP1335)
52,00 €
Voos Londres - Gatwick (LGW) - Lisboa (LIS)
Azores Airlines (S48607, S48613), easyJet (U28717, U28719), TAP Air Portugal (TP1339, TP1337, TP339), Air Baltic (BT5314)
81,21 €
Voos Funchal (FNC) - Londres - Gatwick (LGW)
British Airways (BA2781, BA2785), easyJet (U28136, U28138), TUI Airways (BY4135, BY4565)
146,42 €
Voos Lisboa (LIS) - Londres - Gatwick (LGW)
easyJet (U28716, U28720), Azores Airlines (S48612, S48608), TAP Air Portugal (TP1338, TP1336, TP336), Air Baltic (BT5352)
48,16 €
Voos Porto (OPO) - Londres - Gatwick (LGW)
British Airways (BA2783), easyJet (U28582, U28496, U28498), Azores Airlines (S48618, S48610), TAP Air Portugal (TP1332, TP1334)
79,69 €
Voos Faro (FAO) - Londres - Gatwick (LGW)
British Airways (BA2697, BA2693, BA2695, BA2683), easyJet (U28918, U28914, U28916, U28926)
17,30 €
Voos Ponta Delgada (PDL) - Londres - Gatwick (LGW)
Azores Airlines (S4540), TAP Air Portugal (TP6519)
242,65 €

Aeroporto Londres - Gatwick

O Aeroporto de Londres-Gatwické o segundo maior aeroporto britânico que serve à cidade homónima e capital do Reino Unido. Quanto ao volume de passageiros transportados anualmente, está entre os 10 maiores da Europa e entre os 20 maiores do mundo.Londres é servida ainda pelo Aeroporto de Heathrow,

Londres-Gatwick deveria ser considerado como o aeroporto com a pista mais movimentada do mundo, face ao facto de que 34 milhões de passageiros são transportados anualmente na única pista de aterragem e descolagem deste aeroporto.

Atualmente, em Gatwick, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Aalborg, Aberdeen, Acapulco, Agadir, Ajaccio, Alesund, Alicante, Almeria, Amão/Amã Rainha Alia, Amsterdão/Amsterdã, Antália, Argel, Arrecife, Assuão/Assuã, Atenas, Atlanta, Bagdade/Bagdá, Banjul, Barbados, Barcelona, Bari, Basileia/Mulhouse, Bastia, Beijing/Pequim-Capital, Belfast-Internacional, Belgrado, Bergen, Bergerac, Berlim - Brandemburgo, Bermuda, Biarritz, Billund, Boa Vista, Bodrum, Bolonha, Bordéus/Bordeaux, Brescia, Budapeste, Burgas, Calamata, Calgary, Cancún, Catânia, Cayo Coco, Cefalónia/Cefalônia, Chambéry, Chania, Charlotte, Chisinau, Cidade de Belfast, Colónia/Bona-Colônia/Bonn, Copenhaga/Copenhague, Corfu, Cork, Cós, Cracóvia, Dalaman/Dalamã, Dhaka, Djerba, Dubai, Dublin, Dubrovnik, Dusseldorf, Edimburgo, Enfhida, Esmirna, Estocolomo-Arlanda, Estocolomo-Skavsta, Faro, Florence, Frankfurt, Friedrichshafen, Fuerteventura, Funchal, Genebra, Génova/Gênova, Georgetown, Gibraltar, Girona, Glasgow - Internacional, Goa, Gotemburgo-Landvetter, Granada, Grenoble, Guersney, Ha Nói, Hamburgo, Harare, Hassi-Messaoud, Havana, Heráclio/Iráclio, Ho Chi Minh/Saigão/Saigon, Holguín, Hong Kong, Huesca, Hurghada, Ibiza, Innsbruck, Inverness, Isle of Man, Jérsei, Kaunas, Kiev-Boryspiel, Kingston, Kittilä, Knock, La Rochelle, La Romana, Lamezia Terme, Lançarote, Larnaca, Las Palmas de Grã-Canária, Las Vegas, Lemnos, Libéria, Lisboa, Lleida-alguaire, Luxor, Lyon, Madrid, Málaga, Malé, Malta, Manchester, Marrakech, Marsa Alam, Marselha, Maurícia/Maurício, Mersa Matruh, Míconos, Milão-Linate, Milão-Malpensa, Minneápolis/St. Paul, Minorca, Minsk, Mitilene, Mombaça, Monastir, Montego Bay, Montpellier, Montreal-Trudeau, Moss-Rygge, Mount Pleasant, Munique, Múrcia, Nantes, Nápoles, Newcastle upon Tyne, Newquay, Nice, Nurembergue, Ólbia, Orlando-Sanford, Orlando, Oslo-Gardermoen, Pafos, Palermo, Palma de Maiorca, Palmas de Grã-Canária, Pisa, Ponta Delgada-João Paulo II, Porto de Espanha/Port of Spain, Porto, Praga, Preveza, Pristina, Puerto Plata, Punta Cana, Reus, Reykjavik-Keflavík, Riga, Rodes, Roma - Ciampino, Roma-Fiumicino, Rovaniemi, Sal, Salónica/Tessalônica, Salzburgo, Salzburgo, San Juan, Santa Cruz de la Palma, Santorini-Thira, São Cristóvão/St. Kitts, São Petersburgo, Seul-Incheon, Sevilha,Shannon, Sharm el-Sheikh, Skiathos, Sófia, Split, St. Lucia, Stavanger, Taba, Tallinn, Tampa, Tenerife-Sul, Tirana, Tobago,Toronto-Pearson, Toulouse, Trondheim, Tunísia, Turim, Valência, Vancouver, Varadero, Varna, Veneza-Marco Polo, Verona, Viena, Volos, Zagreb, Zaquintos, Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Londres - Gatwick (LGW)
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 844 335 1802 (General Information)
  • Morada/Endereço: London-Gatwick Airport, Gatwick Airport Ltd, South Roof Office Block, Gatwick, West Sussex RH6 0NP, United Kingdom
  • Administração: London City Airport Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Crawley (4 km), Woking (30 km), Brighton (36 km), London (40 km), Slough (48 km), Eastbourne (50 km), Gillingham (60 km), Watford (60 km), Basildon (65 km), Reading (65 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 45 km ao sul do centro de Londres, diretamente pela saída 9 das autoestradas M23/A23, que liga Londres à Brighton.
  • Estações de comboios: Gatwick Express da Estação de Comboios de Gatwick, carreira London - Brighton
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.50%), terça-feira (13.26%), quarta-feira (13.55%), quinta-feira (14.57%), sexta-feira (15.22%), sábado (12.89%), domingo (15.01%)
  • Outras denominações: Лондон-Гатвик, لندن جاتويك, Gatwick Airport, Διεθνές Γκάτγουικ, לונדון גטוויק, Լոնդոն Գեթվիք, ロンドン・ガトウィック空港, ლონდონის გატვიკის, 런던 개트윅, Лондон Гетвик, London - Getvik, ท่าอากาศยานลอนดอนแกตวิค, 伦敦盖特威克机场, لندن گاتویک

Destinos mais populares a partir de Londres - Gatwick (Voos semanais )

  1. Dublin (202, 4,56 %)
  2. Barcelona (146, 3,29 %)
  3. Amesterdão - Schiphol (130, 2,93 %)
  4. Genebra (108, 2,44 %)
  5. Madrid - Barajas (108, 2,44 %)
  6. Málaga (104, 2,35 %)
  7. Milão - Malpensa (104, 2,35 %)
  8. Tenerife Sul - Rainha Sofia (91, 2,05 %)
  9. Roma - Fiumicino (90, 2,03 %)
  10. Copenhaga (80, 1,80 %)
  11. outros (73,76 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. easyJet (3681, 41,57 %)
  2. British Airways (1196, 13,50 %)
  3. Vueling Airlines (768, 8,67 %)
  4. Wizz Air (532, 6,01 %)
  5. Ryanair (348, 3,93 %)
  6. Transavia France (302, 3,41 %)
  7. Wizz Air UK (275, 3,11 %)
  8. Norwegian Air International (244, 2,76 %)
  9. Norwegian Air Shuttle (212, 2,39 %)
  10. Aer Lingus Irish Airlines (178, 2,01 %)
  11. outros (12,64 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a 45 km ao sul do centro de Londres, exatamente entre as localidades de Horley e Crawley.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes da Grande Londres deverão conduzir pela circunvalação sul M25 e entrar na saída 7 e, em seguida, entrar na M23 em sentido sul. Após cerca de 12 km, deverão entrar na saída 9, que conduz diretamente ao aeroporto. Como alternativa, a partir de Londres há também a A23 (direção à Brighton), que passa pelo aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro proveniente de Londres deverá ir até à«Victoria Station», de onde partem os comboios Gatwick Express diariamente, a cada 15 minutos. O trajeto é percorrido em cerca de 30 minutos. Outras companhias ferroviárias que também servem a Gatwick são: a Southern Railway, a First Capital Connect, a South Eastern Railway, a First Great Western Link e a Virgin Trains.

Além disto, há na região metropolitana de Londres um grande número de empresas de autocarro que transportam o passageiro para o aeroporto, como por exemplo: Gatwick & Stansted Flyer; a Oxfordbus, a National Express, a Crawley Fastway e a Metrobus Service.

História
Na década de 20 do século XX, o terreno ao lado do hipódromo Hunts Green Farm foi usado como aeródromo, cuja licença foi autorizada em 1930. A partir de então passou a chamar-se Aeródromo de Gatwick. Em fins dos Anos 30, o deputador Waters fundou o Aeroclube de Surrey, que usava o edifício principal da fazenda como base. Em 1932, a companhia «Aircraft Company Redwing» comprou o aeródromo, onde operou uma escola de voo. Em 1933, foram aprovados os voos comerciais e o aeródromo foi vendido a Morris Jackaman, que fundou então, uma empresa chamada «Airports Limited».

A Hillman's Airways foi a primeira companhia aérea comercial a operar voos regulares em Gatwick, oferecendo voos para Belfast e Paris. Em 1935, foi formada uma nova companhia aérea, Allied British Airways, a partir da fusão entre a Hillman's Airways, United Airways e Airways Spartan. Esta, mais tarde simplesmente British Airways, tornou-se a principal operadora em Gatwick.

Em 1935, iniciaram-se as obras de construção e ampliação do aeródromo. E, neste mesmo ano, foi aberta uma estação de comboios chamada Gatwick, servida por dois comboios que circulavam entre a Estação de Vitória, em Londres, e Brighton.

Em 1936, o aeródromo foi reaberto oficialmente, com a inauguração de «The Beehive», que era uma passagem subterrânea que liga o Aeroporto de Gatwick à estação de comboios homónima, permitindo o acesso confortável aos passageiros provenientes de Londres.

Em 1937, como resultado da falta de segurança e face à curta pista, a Britsh Airways pré-guerra decidiu mudar para o Aeroporto de Croydon. Gatwick tornou-se um aeroporto privado e foi contratado como escola de voo da Força Aérea Real (RAF). Com isto, o aeroporto atraiu companhias de reparações.

Em 1939, o Ministério da Aeronáutica requisitou Gatwick. Embora tenha sido base para os caças noturnos da RAF e para o esquadrão em cooperação com o exército, foi uma instalação destinada principalmente à reparações e manutenções de aeronaves.

No período do Pós-Guerra, Gatwick foi desativado, mas o Ministério dos Transportes e da Aviação Civil continuaram a operar, inicialmente por seis meses. Em 1948, o aeroporto correu risco de ser desativado, com o favorecimento de Stansted como o segundo aeroporto a servir Londres. Mas em 1950, o gabinete decidiu que Gatwick seria a alternativa a Heathrow e, por este motivo, dever-se-ia desenvolvê-lo para que atendesse a aeronaves desviadas de Heathrow devido à condições meteorológicas desfavoráveis.

Em 1958, após profundas modificações sofridas, foi reaberto como Aeroporto de Gatwick.


Estatística de dados climáticos Londres - Gatwick

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
6.3
6.9
10.1
13.3
16.7
20.3
21.8
21.4
18.5
14.2
10.1
7.3
4.3
5.1
6.7
9.4
12.5
16.0
17.7
17.3
14.9
11.1
7.7
5.4
2.2
2.2
3.3
5.5
8.2
11.6
13.5
13.2
11.3
7.9
5.3
3.5