Aeroporto Ibaraki
Atualmente, em Ibaraki, há voos regulares domésticos e internacionais para Kobe, Sapporo-New Chitose, Seul-Incheon e Xangai-Pudong onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 8
- Serviço telefónico: +81 (0) 299-37-2800
- Morada/Endereço: Ibaraki Airport, Omitama City, Ibaraki Prefecture, Honshu, Japan
- Administração: Japan Air Self-Defense Force (JASDF)
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com cerca de 1.300 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 85 km ao norte de Tóquio, sendo acessível em sentido nordeste pela autoestrada «Joban Expressway» até à saída para «Ishioka City Office» e pela autoestrada 338 e finalmente, pela autoestrada 144 até à saída 3
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.64%), terça-feira (13.64%), quarta-feira (13.64%), quinta-feira (15.91%), sexta-feira (13.64%), sábado (13.64%), domingo (15.91%)
- Outras denominações: Ибараки, Ібаракі, إيباراكي, ایباراکی, איבראקי, इबाराकी, อิบะระกิ, 이바라키, 茨城
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao oeste de Omitama e a cerca de 13 km ao sul de Ibaraki e a 85 km ao nordeste de Tóquio.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir em sentido nordeste pela autoestrada 359. De Tóquio o trajeto é percorrido em 90 ou 150 minutos, a depender do horário e das condições do tráfego.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá ir até às estações ferroviárias de Ishioka (13 km), Mito (24 km) e Shin-Hokota (15 km), de onde circulam regularmente vaivéns/shuttles de várias empresas. Por favor, informe-se sobre os horários diretamente no local.
Além destas alternativas, há táxis e automóveis de aluguer à disposição.
História
A história do Aeroporto de Ibaraki começa com sua construção em 1937, feita pela Marinha Imperial Japonesa, sob as ordens do Imperador Hiroito. Após o fim da Guerra, os terrenos foram devolvidos aos agricultores. A base aérea foi reaberta em 1956 e, novamente, os agricultores perderam as suas terras.
Em 2010, após um investimento governamental local e nacional, o aeroporto foi renomeado como Aeroporto de Ibaraki e começaram ali as operações civis.