Aeroporto Leipzig
É o quarto maior do país e desde 2003, com a entrega da nova pista, pode receber aeronaves de grande porte, tais como o Airbus A330. Como dispõe ligação direta com o sistema ferroviário alemão, Leipzig desenvolveu-se como centro de logística de cargas e mercadorias e tornou-se um dos três maiores da Alemanha.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +49 341 224-1155
- Morada/Endereço: Flughafen Leipzig/Halle GmbH, Postfach 1, D-04029 Leipzig
- Administração: Flughafen Leipzig/Halle GmbH
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 5.800 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Wahren (10 km), Leipzig (16 km), Halle (18 km), Halle-Neustadt (22 km), Gera (64 km), Jena (72 km), Chemnitz (82 km), Neustadt (90 km), Erfurt (98 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 18 km ao noroeste do centro de Leipzig e Halle, sendo acessível pela saída «Schkeuditz/Flughafen» das autoestradas A9/A414.
- Estações de comboios: Estação ferroviária do aeroporto (Deutsche Bahn, DB))
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.42%), terça-feira (12.55%), quarta-feira (14.16%), quinta-feira (12.91%), sexta-feira (14.40%), sábado (15.71%), domingo (14.85%)
- Outras denominações: Flughafen Leipzig-Halle, Halle, Halle-Leipzig, Lipsia-Halle, Lipsko-Halle, Leypsiq, Lipcse, Lipsk-Halle, Leipciga, Lajpcig, Λειψία, Лейпциг-Галле, Лейпцыг, Лайпциг, Лајпциг, לייפציג, لايبتسغ, لايبزغ, لایپزیگ, ไลพ์ซิก, Լայպցիգ, ლაიფციგი, লাইপ্ৎসিশ, लिपजिग, लाइपझिश, लाइपजि, ライプツィヒ-ハレ, 라이프치히, 莱比锡
Destinos mais populares a partir de Leipzig (Voos semanais )
- Aeroportos Frankfurt (31, 19,14 %)
- Aeroportos Viena (22, 13,58 %)
- Aeroportos Munique (16, 9,88 %)
- Aeroportos Hurghada (14, 8,64 %)
- Aeroportos Las Palmas - Grã Canária (10, 6,17 %)
- Aeroportos Fuerteventura (8, 4,94 %)
- Aeroportos Istambul (8, 4,94 %)
- Aeroportos Antalya (7, 4,32 %)
- Aeroportos Londres - Stansted (6, 3,70 %)
- Aeroportos Tenerife Sul - Rainha Sofia (6, 3,70 %)
- outros (20.99 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Lufthansa (94, 29,01 %)
- Condor (84, 25,93 %)
- Austrian Airlines (44, 13,58 %)
- Turkish Airlines (16, 4,94 %)
- Vueling Airlines (16, 4,94 %)
- Air Moldova (12, 3,70 %)
- Pegasus Airlines (6, 1,85 %)
- Sun Express (4, 1,23 %)
- Air Cairo (4, 1,23 %)
- Corendon Airlines (4, 1,23 %)
- outros (12.36 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 18 km ao noroeste do centro de Leipzig e de Halle.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas/os passageiros deverão conduzir até ao cruzamento «Schkeuditz/Flughafen», das autoestradas A14 e A9, na fronteira com o estado da Saxônia-Anhalt. A autoestrada A14 é uma parte do grande anel rodoviário da Alemanha Central, conhecido por «Mitteldeutsche Schleife».
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro tem à sua disposição cerca de 100 comboios da rede urbana e nacional que circulam pela estação deste aeroporto. Desde dezembro de 2002, circulam os comboios Flughafen Express operados pela Deutsche Bahn, a cada 30 minutos, entre a estação central de Leipzig e a estação do aeroporto. Todo segundo comboio segue para Halle/Saale. Na estação comboios de Leizig, há comboios para Halle, de hora em hora. Além disto, os passageiros que venham de Oldenburg/Bremen, do Vale do Ruhr por Hanôver e Magdeburg podem aceder ao aeroporto a cada hora, por meio de linhas Intercity. Duas vezes ao dia transita um ICE pelo aeroporto.
História
Antes da construção do aeroporto atual, havia campos de aterragem em Leipzig/Mockau e Halle/Nietleben, que perderam sua importância face à política imperial de então.
Nos anos 20 do século XX, decidiu-se por uma nova divisão do espaço aéreo da Alemanha Central e pela construção de um novo aeroporto destinado a atender à região metropolitana de Leipzig e Halle. Como a localidade Schkeudeitz encontra-se justamente entre ambas as cidades, decidiu-se então pela realização do projeto ali. Este aeroporto foi inaugurado em 1927, em uma área de 1.400 hectares.
Até ao início da Segunda Guerra Mundial, o aeroporto apresentou um forte crescimento do número de passageiros. em 1937, figurava como o quarto aeroporto mais movimentado da Alemanha. Nos anos que se seguiram, as instalações foram utilizadas para a construção de máquinas e para feiras aeronáuticas. Só em 1972 retomou suas operações civis.
Apesar das dificuldades ao final dos Anos 80, deu-se a ampliação de seu terminal de passageiros, da área de navegação e dos saguões de espera.
Com a Unificação da Alemanha, a recém constituída empresa flughafen Leipzig GmbH pôde contar com o apoio de aeroportos alemães ocidentais. Com isto, pôde-se modernizar o terminal de passageiros, sanear a pista e construir novos acessos e um novo estacionaomento. Em 2000, o aeroporto recebeu sua pista com 3.600 metros de comprimento. Com isto, preenche o requisito para receber voos intercontinentais.
Em 2004, a Deutsche Post World Net(Rede Mundial dos Correios Alemães), decidiu-se por este aeroporto como hub de sua filial DHL.