4 Rotas-de-voo de & para Los Angeles (LAX)
Avianca (AV86), American Airlines (AA216), LATAM Brasil (JJ2432), Japan Airlines (JL7221)
Delta Air Lines (DL1559, DL1149, DL1719, DL611), United Airlines (UA1158), American Airlines (AA2205), Qantas Airways (QF3648), LATAM Chile (LA5069)
Alaska Airlines (AS1486, AS1480, AS1490, AS1488), United Airlines (UA2048, UA325, UA1260), Singapore Airlines (SQ1402)
Avianca (AV86), American Airlines (AA216), LATAM Brasil (JJ2432), Japan Airlines (JL7221)
Aeroporto Los Angeles
Além do Aeroporto Internacional de Los Angeles, encontram-se na região metropolitana de «Greater Los Angeles» ainda o LA / Ontario Int. Airport, no condado de San Bernadino e o Van Nuys Airport, em San Fernando Valley. Este último, contudo, não é utilizado comercialmente. Entre os três aeroportos circulam regularmente os autocarros shuttle «FlyAway» da empresa Los Angeles World Departmente (LAWA).
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -8
- Serviço telefónico: +1 855 463-5252
- Morada/Endereço: Los Angeles International Airport, PO Box 92216, 1 World Way, Los Angeles, CA 90045, USA
- Administração: Los Angeles World Airports (LAWA)
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 21.100 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Inglewood (5 km), Torrance (13 km), Los Angeles (19 km), East Los Angeles (24 km), Downey (25 km), Glendale (26 km), Burbank (28 km), Long Beach (28 km), North Glendale (28 km), Norwalk (30 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 25 km ao sudoeste do centro de Los Angeles, sendo acessível pelas saídas 47 e 48 da «Interstate I-405»; «Interstate I-105» e «State Route 1 (Highway 1)x.
- Estações de comboios: Pela estação ferroviária «L.A. Union Station» circulam regularmente os comboios «Coast Starlight», «Pacific Sufliner», «Southwest Chief», «Sunset Limited» e «Texas Eagle».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.08%), terça-feira (13.86%), quarta-feira (13.92%), quinta-feira (14.26%), sexta-feira (14.61%), sábado (14.04%), domingo (15.24%)
- Outras denominações: L.A., LA, Los Anceles, Los Andželas, Losandželosa, Los Anđeles, Los Anjeles, Лос Анжелес, Лос-Анджелес, Лос-Анџелес, Лос-Анджэлес, Лос Анджелис, Лос Анђелес, Λος Άντζελες, Լոս Անջելես, ლოს-ანჯელესი, لوس أنجلوس, لوس انجليس, لسآنجلس, לוס אנג'לס, לאס אנדזשעלעס, लॉस एंजेल्स, लॉस ऐन्जेलिस, লস অ্যাঞ্জেলেস, லாஸ் ஏஞ்சலஸ், ロサンゼルス, 로스앤젤레스, ลอสแอนเจลิส, 洛杉矶, 洛杉磯
Destinos mais populares a partir de Los Angeles (Voos semanais )
- Aeroportos São Francisco (521, 4,62 %)
- Aeroportos Las Vegas - McCarran (373, 3,31 %)
- Aeroportos Nova Iorque / Nova York - John F. Kennedy (294, 2,61 %)
- Aeroportos Denver (291, 2,58 %)
- Aeroportos Phoenix - Sky Harbor (261, 2,32 %)
- Aeroportos Seattle - Tacoma (248, 2,20 %)
- Aeroportos San Jose (215, 1,91 %)
- Aeroportos Vancouver (210, 1,86 %)
- Aeroportos Sacramento (209, 1,85 %)
- Aeroportos Chicago O'Hare (203, 1,80 %)
- outros (74,94 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Delta Air Lines (4244, 19,19 %)
- American Airlines (4241, 19,17 %)
- United Airlines (3531, 15,96 %)
- Southwest Airlines (1999, 9,04 %)
- Alaska Airlines (1298, 5,87 %)
- JetBlue Airways (770, 3,48 %)
- Spirit Airlines (721, 3,26 %)
- Air Canada (480, 2,17 %)
- Volaris (298, 1,35 %)
- Westjet (238, 1,08 %)
- outros (19,43 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 25 km ao sudoeste do centro de Los Angeles.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir até às saídas 47 e 48 («San Diego Freeway») da autoestrada «Interstate I-405»; pelas autoestradas «Interstate I-105» («Glenn Anderson Freeway») ou «California State Route 1» da («Highway 1»).
Na área de transferência, as placas amarelas indicam zona de táxis; em lilás/violeta, a zona de automóveis de aluguer; em azul, a zona de autocarros shuttle para Los Angeles; em verde, a zona shuttles para longos destinos, como Santa Bárbara; em laranja a zona de carrinhas e limusinas; e as placas encarnadas, a zona de autocarros de hotéis.
Os autocarro shuttle gratuitos são marcados por letras. Os autocarros shuttle A ligam os terminais entre si; os autocarros C circulam até aos estacionamentos; os autocarros shuttle G transportam os passageiros até à estação de metro, onde circula a «Green Line». Para chegar ao centro de Los Angeles, o passageiro deverá primeiramente seguir com a «Green Line» até à «Imperial/Wilmington Station» (LACMTA), onde deverão trocar para a «Blue Line».
No Aeroporto de Los Angeles também param vários autocarros urbanos: o 3 para Santa Monica; o 6 para Westwood; o 8 para Torrance; o 42 para Wilmington, o 111 para Norwalk Station; o 117 para Lakewood Station; 232 para Long Beach; 439 para Downtown; 625 para Jefferson ; ou 715 para Downey.
Entre o Aeroporto Internacional de Los Angeles e o Aeroporto de Ontario, a cerca de 80 km a leste, no Condado de San Bernardino, circulam várias vezes ao dia o autocarro shuttle da empresa «Fly Away». Além desta ligação, há também uma ligação oferecida por esta empresa para a estação de comboios Amtrak, a cerca de 80 km a sudeste e com a estação de comboios Union, situada a cerca de 20 km a norte, no bairro de Westwood.
História
Em 1928, foi escolhido o areal destinado ao futuro aeroporto, situado na costa do Pacífico e ao sul do bairro de Westchester. Era conhecido à esta altura como Mines Field e foi denominado em homenagem a William M. Mines, o agente imobiliário que efetuou a transação contratual de venda. O aeródromo dispunha inicialmente de uma pista provisória. O primeiro edifício acessível a passageiros (barracas de madeira) foi aberto somente no verão seguinte.
Em 1937, Los Angeles comprou finalmente o aeroporto, criou um departamento para administrá-lo e, em 1941, redenominou-o em Los Angeles Airport. Em 1949, com a redenominação para Los Angeles International Airport deu-se também sua valorização. Até então, o Grand Central Air Terminal em Glendale, antes e depois da guerra foi o aeroporto regional metropolitano utilizado.
Face ao aumento do número de passageiros depois da Segunda Guerra Mundial e o início da Era dos Jactos, foi desenvolvido um conceito por um grupo de arquitectos famosos que deveria preparar o areal para o futuro. O primeiro projeto foi a construção de um terminal em 1961, com a forma de um disco voador com quatro andares. Em 1959, aterrou o primeiro jato de Nova Iorque e o primeiro jumbo (Boeing 747), em 1970, quando a antiga TWA inaugurou a sua rota entre Nova Iorque e Los Angeles.
Outra expansão do areal deu-se, finalmente, em 1981. Neste ano foi anunciado que Los Angeles receberia os Jogos Olímpicos em 1984. Para tanto, a comissão do aeroporto liberou cerca de 700 milhões de dólares. O antigo terminal teve que ser remodernizado para este escopo e determinou-se a construção de dois terminais: um doméstico e outro internacional. O lançamento da pedra fundamental deu-se em Julho pelo prefeito àquela altura, Tom Bradley, cujo nome foi dado ao terminal internacional, e o general da força aérea - James Harold doolittle. E a inauguração oficial deu-se um mês antes da Abertura das Olimpíadas, em 11.06.1984.