Aeroporto Newport News - Williamsburg
Atualmente, em Newport News - Williamsburg, há voos domésticos regulares para vários destinos, entre os quais: Atlanta, Boston, Charlotte, Denver (sazonal), Filadélfia, Nova Iorque-LaGardia, Orlando (início 10.03.2012) e Orlando-Sanford, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -5
- Serviço telefónico: +1 757 877-0221
- Morada/Endereço: Newport News / Williamsburg International Airport, 900 Bland Boulevard, Newport News, VA 23602-4319, USA
- Administração: The Peninsula Airport Commission
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanênias.
- Cidades próximas: Hampton (17 km), East Hampton (18 km), Newport News (18 km), Portsmouth (37 km), Norfolk (37 km), Chesapeake (40 km), Virginia Beach (55 km), Richmond (98 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 14 km ao noroeste do centro de Newport News, acessível pela saída 255 da «Interstate 64». E então, seguir a sinalização até ao aeoporto.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Newsport News «Newsport News Amtrak Station» e no terminal rodoviário «Thomas Nelson College» e presseguir com o autocarro 111 da HRT até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.08%), terça-feira (14.19%), quarta-feira (13.48%), quinta-feira (15.39%), sexta-feira (13.28%), sábado (13.78%), domingo (16.80%)
- Outras denominações: Newport News-Williamsburg-VA, Newport News-Williamsburg International Airport, Ньюпорт-Ньюс, Нюпорт Нюз, Νιούπορτ Νιούζ, ニューポートニューズ, 纽波特纽斯 (弗吉尼亚州)
Destinos mais populares a partir de Newport News - Williamsburg (Voos semanais )
- Aeroportos Charlotte Douglas (32, 53,33 %)
- Aeroportos Fort Lauderdale - Hollywood, FL (8, 13,33 %)
- Aeroportos Filadélfia (8, 13,33 %)
- Aeroportos Washington - Dulles (4, 6,67 %)
- Aeroportos Orlando (4, 6,67 %)
- outros (6,67 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 14 km ao noroeste do centro de Newport News.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas/os passageiros provenientes de outros sítios, deverão conduzir até à saída 255 da «Interstate I-64» e seguir a sinalização até ao aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, os passageiros deverão ir até à estação ferroviária de Newsport «Newsport News Amtrak Rail Station» e, em seguida, dirigir-se ao «Thomas Nelson Comm. College» que se encontra a 1 km, na «Big Bethel Road». Ali deverão tomar o autocarro 111 da empresa de transportes urbanos HRT.
História
Em 1946, a Assembleia Geral da Virgínia aprovou uma legislação para a criação da Comissão do Aeroporto de Península determinar um sítio e construir um aeroporto comercial para servir às cidade de Newport News, Hampton e Warwick. E, com um acordo coom a Administração de Ativos de Guerra dos E.U.A., em 1947, foram transferidos 920 acres do antigo Campo Militar Patrick Henry para a construção do aeroporto.
Inicialmente, o aeroporto chamava-se Patrick Henry Airport e recebeu a abreviação PHF, Patrick Henry Field. O serviço comercial começou em novembro de 1949, com as companhias aéreas Piedmont Airlines e Capital Airlines.
Em 1951, o terminal de passageiros foi destruído por um incêndio. E foi construída uma torre de controlo que iniciou sua operação em 1952. Em 1955, foi inaugurado o novo terminal de passageiros.
Entre 1952 e 1970, outras três companhias aéreas, a United Airlines, a National Airlines e a USAir, chegaram ao aeroporto, aumentando sua oferta. Durante esse período, deu-se também a ampliação da piista. E, em 1975, o aeroporto foi rebatizado em «Aeroporto International Patrick Henry». E também a alfândega dos E.U.A. foi implantada no terminal de passageiros para permitir a entrada de voos internacionais (comerciais ou corporativos).
Em 1978, quando entrou em vigor a Lei de Desregulamento das Companhias Aéreas, muitas companhias que serviam o «Aeroporto Patrick Henry» consolidaram seus serviços no sudeste da Virgínia em outros aeroportos da área. E, com isto, o Aeroporto Internacional Patrick Henry, perdeu todos os serviços a jato. Em 1979, havia somente voos inter-municipais para poucos destinos.
Em 1980, o jornal Daily Press anunciou que um comitê autorizado pelo PAC foi recomendou que o aeroporto alterasse seu nome para «Newport News/Williamsburg International». Mas esta alteração dar-se-ia somente 10 anos mais tarde. Àquela altura a comissão era composta por representantes das cidades de Newport News, Hampton, Williamsburg e bem como os condados de James City e York. Mas desde 2010, a comissão é composta por 6 membros: 2, pela cidade de Hampton e 4, pela cidade de Newport News.
Em 1985, a USAir Services acresceu voos em grande jatos para Pittsburgh e Washington D.C. Este serviços foram desativados em 1995 e a companhia aérea US Airways Express serve agora à Filadélfia e à Charlotte. Em Setembro de 1990, o PAC renomeou a instalação aeroportuária em Newport News/Aeroporto Internacional Williamsburg. E, em 1992, é inaugurado o novo terminal. E, em 1995, a AirTran Airways iniciou um serviço para Atlanta e voa agora para boston, Nova Iorque e Orlando. Em 1998, esta companhia aérea ofereceu um serviço descontinuado para Tampa e substituiu-o por uma rota adicional de LaGuardia de Nova Iorque.
Em Fevereiro de 2002, a Delta Connection iniciou o serviço para Atlanta, que incluía um serviço nonstop para Boston, naquele ano. A Delta Airlines manteve o voo diário de ida e volta para Atlanta, mas em Junho de 2010, acrescentou um segundo voo à linha principal e depois, um terceiro e um quarto. E desde 2010, todos os voos Delta oferecem assentos de primeira classe.
Até à Década de 1990, parte do terminal original era chamado «Flight Services Building» e abrigava também o Serviço Meteorológico Nacional. Deste aeroporto eram transmitidas as previsões meteorológicas e alertas de emergência para as estações de rádio e frequências de tempo durante períodos de mau tempo.
Em 2007, foi fechada a torre de controlo original, a mais antiga da costa leste com 55 anos de operação. E aberta a moderníssima torre de controlo com cerca de 45 metros de altura. Como apresenta um número constante crescente de passageiros, o aeroporto lançou um projeto de expansão. Em 2009, foram ampliados os estacionamentos, com a construção de três níveis, com duas ou três garagens. E as duas esteiras de bagagem foram aumentadas para cinco.