Aeroporto Novokuznetsk

Aeroporto Novokuznetsk

O Aeroporto de Novokuznek-Spičenkovo, conhecido como Aeroporto de Spičenkovo (nome da localidade vizinha) ou Prokop'evsk Sudeste, é um aeroporto doméstico e serve à localidade homónima, no oblast de Kemerovo, ao sudoeste da Sibéria, região ao leste da Rússia, ao norte da Eurásia.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 6
  • Administração: JSC "Aerokuzbass"
  • Cidades próximas: Novokuznetsk (16 km), Mezhdurechensk (79 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 22 km ao noroeste do centro de Novokuznetsk, acessível pela autoestrada estatal Prokop'vesk-Novokuznek.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.23%), terça-feira (14.51%), quarta-feira (13.52%), quinta-feira (13.13%), sexta-feira (13.57%), sábado (15.77%), domingo (15.27%)
  • Outras denominações: Nowokusnezk, Новокузнецк, Навакузнецк, Novokuzneck, Novokouznetsk, Novokuzņecka, Novokoeznetsk, Новокузнетск, Новокузнецьк, نوفوكوزنتسك, ノヴォクズネツク, 노보쿠즈네츠크, 新库兹涅茨克, Новокузнецк-Спиченково

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 22 km ao noroeste do centro de Novokuznetsk.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir diretamente pela autoestrada estatal «Prokop'vest-Novokuznek».

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 160 que circulam regularmente entre o aeroporto e a estação ferroviária de Novokuznetsk; e também os autocarros 20 que circulam entre o aeroporto e Prokopyvest. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local.

Além destas alternativas há também táxis à disposição dos passageiros.

História
As origens do Aeroporto de Novokuznek-Prokovyest remontam a 1952, que era um aeroporto militar. No entanto, com o crescimento da demanda no transporte de passageiros e com as necessidades da economia, teve-se abrir novas rotas aéreas para Novosibirsk, Kemerovo, Tomsk e outras cidades.

Em 1968, iniciou-se a modernização e construção de um novo aeroporto, próximo à localidade de Spichenkovo, que dispusesse de toda a infra-estrutura para receber as aeronaves das companhias aéreas vitais a esta região: uma pista de descolo-aterragem asfaltada, um terminal e hotéis. Em 1985, a pista foi alargada em para 2.680 metros.

Em 1991, foi construído um novo terminal, dois novos hangares e um posto de salvamento.

Em 1998, começou a atender não apenas à Rússia, mas também aos vôos charter internacionais. Atualmente, é administrado pela empresa Aerokuzbass e utilizado apenas como aeroporto civil e aberto aos voos regulares, charter e de carga.