Aeroporto Oostende

Aeroporto Oostende

O Aeroporto de Oostende-Bruges serve à estação balnear homónima de Oostende e à Bruges, a capital de Flandres Ocidental, ao norte da Bélgica. Em 2016, cerca de 213 mil passageiros transitaram pelo aeroporto.

Atualmente, em Oostende-Bruges, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Alicante, Antália (sazonal), Antália, Bodrum (sazonal), Cós, Enfidha, Esmirna (sazonal), Esmirna, Iráclio, Las Palmas de Grã Canária, Málaga, Palma de Maiorca, Rhodes e Tenerifa-Sul, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Oostende (OST)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +32 59 55 12-11
  • Morada/Endereço: Ostend-Bruges International Airport, Nieuwpoortsesteenweg 889, 8400 Oostende, Belgie
  • Administração: Vlaams Gewest
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Brugge (26 km), Gent (62 km), Lille (65 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao sudoeste do centro de Oostende-Brügge, sendo acessível pela saída 5 da autoestrada A18/E40. E, em seguida, pela N33, seguir a sinalização em sentido norte até ao aeroporto.
  • Estações de comboios: O passageiro deverá ir em comboio até à estação ferroviária de Oostende e prosseguir com o autocarro 15.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (8.15%), terça-feira (4.44%), quarta-feira (18.52%), quinta-feira (7.41%), sexta-feira (23.70%), sábado (26.67%), domingo (11.11%)
  • Outras denominações: Oostend Brugge, Ostend-Bruges, Oostende, Остенде, Ostende, Остенде-Брюгге, Οστένδη, Οστάνδη, אוסטנדה, أوستيند, اوستنده, ऑस्टेन्ड, 오스 텐데, オーステンデ, 奥斯滕德, 奧斯坦德, 奥斯坦德

Destinos mais populares a partir de Oostende (Voos semanais )

  1. Alicante - Elche (10, 22,73 %)
  2. Tenerife Sul - Rainha Sofia (10, 22,73 %)
  3. Málaga (8, 18,18 %)
  4. Las Palmas - Grã Canária (6, 13,64 %)
  5. outros (22,72 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao sudoeste do centro de Ostende.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de outros sítios deverão conduzir até à saída 5 «Luchthaven Ostende/Gistel/Ostende» da autoestrada A18/E40. E então, devem seguir a sinalização pela autoestrada N33, em direção norte. Alternativamente, de Ostende, pode-se chegar ao aeroporto diretamente pela autoestrada N318 «Nieuwpoortsesteenweg».

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à Estação de Comboios de Ostende e, prosseguir com o autocarro 6 «Raversijde via Luchthaven», que parte da plataforma 15.

História
Como geralmente acontece nestes casos, a data exata da entrada em operação do aeroporto é difícil de ser determinada. Dados confiáveis mostram, no entanto, que durante a Primeira Guerra mundial, já havia uma pequena clareira que servia como pista de descolagem/decolagem e aterragem/aterrisagem de aeronaves, no campo militar de Stene. A «Direção da Aviação Civil», que detinha as competências do Ministro da Defesa, já tinha o aeroporto à sua disposição. A evolução do Aeroporto de Oostende está intimamente relacionada com o desenvolvimento da aviação na Bélgica.

Em 1923, nasce a companhia aérea belga SABENA. E esta data também marca uma etapa importante para a pista de Stene - Oostende, quando um bimotor da SABENA, recém-criada, faz escala em Oostende, em sua travessia pelo Canal da Mancha. Assim nasceu o primeiro serviço postal regular entre Bruxelas e Londres. E a ligação com o Reino Unido tornou-se fato. Ao longo do ano, Ostende transformou-se em um aeroporto de facto.

Em 1936, percebe-se que o campo de Stene tornar-se-ia pequeno demais e partiu-se à procura de um terreno maior, que foi encontrado na cidade de Middelkerke. Os alemães desenvolveram os planos de circulação e transferiram o aeroporto entre Raversijde - Middelkerke. E, com isto, o aeroporto desempenha um papel importante na guerra aérea com a Inglaterra.

Após à Segunda Guerra Mundial, o Aeroporto de Middelkerke-Raversijde foi transformado em aeroporto internacional pela RVA, criada naquele interim. Em 1947, a SABENA inaugura a linha Le Zoute-Ostende-Lymphe. E o turismo decola: os britânicos voam sobre o Canal da Mancha para Ostende, onde embarcam em autocarros para os 4 cantos da Europa.

O advento dos jactos permitiu a efetuar trajetos mais longos a preços mais módicos. E isto marcou uma pequena pausa no crescimento do aeroporto. Mas havia uma luz no tunel: o avião-cargo ganhou importância e tornou-se mais possante. Até 1968, um barraco servia de terminal. Durante os Anos 60, estas instalações foram o testemunho silencioso de um tráfego aéreo intenso com a inglaterra. Em 1964, nada menos 480.000 passageiros passaram por Ostende-Middelkerke, número esse jamais alcançado mais tarde. E, nesta década, o operador do aeroporto entendeu que eram necessárias novas instalações aeroportuárias, na medida em que se queria manter o ritmo do desenvolvimento do tráfego aéreo. Em 1968, foi inaugurado o novo aeroporto oficialmente.


Estatística de dados climáticos Oostende

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
4.8
6.4
8.9
11.4
15.0
18.2
19.5
19.9
19.0
15.0
10.1
6.1
3.5
3.1
5.6
8.3
11.4
14.3
16.5
17.0
15.1
11.4
7.4
4.5
0.6
1.9
2.9
5.7
9.7
11.5
13.1
13.3
11.8
8.5
4.6
2.1