Aeroporto Ponce - Mercedita
Atualmente, em Ponce-Mercedita, há voos domésticos e internacionais regulares oferecidos para vários destinos:Amsterdã/Amsterdão, Aruba, Atlanta, Baltimore, Barcelona, Beef Island, Bogotá, Boston-Logan, Buenos Aires, Buffalo Niagara, Cancún, Caracas, Charlotte-Douglas, Cidade da Guatemala, Cidade do Panamá, Columbia, Dublin, Dusseldorf, Fort Lauderdale-Holywood International, Frankfurt-Meno, Génova, Gimpo, Guaiaquil, Guam, Havana, Houston, Nova Iorque-Newark, Roma-Fiumicino, Verona, Washington D.C., White Plains, Zagrebe e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -4
- Serviço telefónico: +1 787 842-6292
- Morada/Endereço: Mercedita Airport, P.O.Box 323, Mercedita-00715, Puerto Rico
- Administração: Puerto Rico Ports Authority
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Ponce (5 km), Bayamón Gardens (58 km), Bayamón (61 km), San Juan (70 km), Carolina (76 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao leste do centro de Ponce, acessível pela autoestrada «Carretera 52» em direção leste até à saída 99.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.72%), terça-feira (14.04%), quarta-feira (11.99%), quinta-feira (14.20%), sexta-feira (14.51%), sábado (16.09%), domingo (15.46%)
- Outras denominações: Понсе, Пуэрто-Рико, Πόνθε, פונסה, بونسي, پونسه, ポンセ (プエルトリコ), 퐁세, 庞塞, 龐塞 (波多黎各), 폰세
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao leste do centro de Ponce.
Para chegar ao aeroporto de automóvel, os motoristas / os passageiros provenientes de Ponce deverão dirigir pela autoestrada até à saída 99 da «Carretera 52». A partir de então, deverá seguir a sinalização até ao aeroporto.
História
Construído em 1939, Mercedita foi originalmente um aeródromo modesto usado para a irrigação dos campos de cana-de-açúcar da destilaria Serralles. O aeroporto recebeu o nome da plantação de cana-de-açúcar, parte da «Hacienda Mercedita». Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como aeroporto militar. Em 1947, a marinha norte-americana cedeu-o às Autoridades Aeroportuárias de Porto Rico. Em 1948, o aeroporto iniciou oficialmente suas operações.
Em 1949, as operações no aeroporto foram suspensas por motivos de segurança. E, em consequência disto, foram iniciados os estudos para a construção de um novo aeroporto, em Ponce. O novo aeroporto recebeu o primeiro voo em 1965. O aeroporto foi aumentado em várias ocasiões. Em 1992, a pista foi aumentada para que a American Airlines pudesse voar para Miami.