2 Rotas-de-voo de & para Praga - Ruzyne (PRG)
TAP Air Portugal (TP1241, TP1245, TP1247), Aegean Airlines (A31733), Ukraine International Airlines (PS9905), Air Baltic (BT5284, BT5295), CSA Czech Airlines (OK710)
TAP Air Portugal (TP1240, TP1246, TP1242), Aegean Airlines (A31704), Air Baltic (BT5340, BT5283), CSA Czech Airlines (OK711), Ukraine International Airlines (PS9949)
Aeroporto Praga - Ruzyne
Atualmente, em Praga, há voos domésticos e regulares para vários destinos: Abu Dhabi, Almaty, Amesterdão/Amsterdã, Antália (sazonal), Atenas (início 28.04.2012), Bacu, Barcelona, Bari, Basileia-Mulhouse-Genebra, Berlim, Bilbau (sazonal), Birmingham, Bordéus/Bordeaux, Bristol, Bruxelas, Bucareste-Henri Coanda, Burgas (sazonal), Cagliari (sazonal), Calamata (sazonal), Catânia (sazonal), Cavala (sazonal), Cazã, Cefalónia (sazonal), Chania (sazonal), Colónia-Bona/Colônia-Bonn, Copenhaga/Copenhague, Corfu (sazonal), Cos (sazonal), Cracóvia, Donetsk, Dubai, Dublin, Dusseldorf, East Midlands, Ecaterimburgo, Edimburgo, Eindhoven, Erevã, Estocolmo-Arlanda, Estugarda/Stuttgart, Frankfurt, Gdansk, Girona (sazonal), Gotemburgo-Landvetter, Hamburg, Hanôver, Helsínquia/Helsínque, Heráclio (sazonal), Ibiza (sazonal), Istambul-Ataturk,Kiev-Boryspil, Košice, Krasnodar, Lamezia (sazonal), Larnaca (sazonal), Las Palmas de Grã-Canária, Leeds-Bradford, Lemnos (sazonal), Lisboa, Ljubljana, Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Londres-Luton, Londres-Stansted, Lviv, Lyon, Madrid, Málaga (sazonal), Malta (sazonal), Malta (sazonal), Manchester, Marselha, Menorca (sazonal), Milão- Malpensa, Milão-Ório al Sério, Minsk, Moscovo/Moscou-Sheremetyevo, Munique, Nantes (sazonal), Nápoles, Newcastle, Nice (sazonal), Nizhny Novgorod (início 24.03.2012), Nova Iorque-JFK, Odessa, Ólbia (sazonal), Oslo-Gardermoen, Ostrava, Pafos (sazonal), Palma de Maiorca (sazonal), Paris-Charles de Gaule, Perm, Pisa, Poprad-Tatry, Preveza (sazonal), Reiquejavique-Keflavik (início 22.06.2012), Riga, Rimini, Rodes (sazonal), Roma-Fiumicino, Rostov-do-Don , Roterdão/Roterdã, Salónica (sazonal), Samara, São Petersburgo, Seul-Incheon, Split (sazonal), Strasbourg, Tallinn, Tashkent, Tbilisi, Tel Aviv-Ben Gurion, Tenerife-Sul, Terme (sazonal), Toulouse (início 01.04.2012), Treviso-Sant'Angelo,Ufa (início 28.05.2012), Valência (sazonal), Varsóvia-Chopin, Veneza-Marco Polo (início 04.05.2012), Viena, Vilnius, Voronezh, Zagreb, Zaquintos (sazonal), Žilina, Zurique (sazonal), onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +420 220 111 888
- Morada/Endereço: Prague-Ruzyne Airport, K Letišti 6/1019, 160 08 Praha 6, Czech Republic
- Administração: Letiste Praha, s. p.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com mais de 3000 lugares destinados à breves e longas permanências no edifício-garagem.
- Cidades próximas: Prag (12 km), Pilsen (74 km)
- Transportes: O aeroporto é acessível pela autoestrada 7, que liga Praga, Kladno e Slaný.
- Estações de comboios: Airport Express para a estação ferroviária de Praga e para as estações de metrô.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.75%), terça-feira (13.28%), quarta-feira (14.17%), quinta-feira (14.64%), sexta-feira (15.82%), sábado (12.03%), domingo (14.32%)
- Outras denominações: Praqa, Praha, Praqa, Praag, Prague, Прага, Праг, Πράγα, பிராகா, प्राग, প্রাগ, പ്രാഗ്, ಪ್ರಾಗ್, פראג, براغ, پراگ, ปราก, პრაღა, Պրահա, 프라하, プラハ, 布拉格
Destinos mais populares a partir de Praga - Ruzyne (Voos semanais )
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (98, 4,92 %)
- Aeroportos Varsóvia (78, 3,91 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (76, 3,81 %)
- Aeroportos Frankfurt (72, 3,61 %)
- Aeroportos Viena (60, 3,01 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (60, 3,01 %)
- Aeroportos Barcelona (52, 2,61 %)
- Aeroportos Zurique - Kloten (48, 2,41 %)
- Aeroportos Munique (48, 2,41 %)
- Aeroportos Tel Aviv - Ben Gurion (46, 2,31 %)
- outros (67,99 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- British Airways (264, 6,61 %)
- easyJet (260, 6,51 %)
- Smart Wings (258, 6,46 %)
- Wizz Air (242, 6,06 %)
- Lufthansa (240, 6,01 %)
- Eurowings (210, 5,26 %)
- Air France (192, 4,80 %)
- Polskie Linie Lotnicze LOT (156, 3,90 %)
- KLM (128, 3,20 %)
- Vueling Airlines (120, 3,00 %)
- outros (48,19 %)
Localização
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas/ospassageiros poderão utilizar os autocarros da empresa de transportes públicos que circulam entre o aeroporto e o centro da cidade, bem das estações e das estações de metro e da paragem final da linha de metropolitano A.
Além desta alternativa, no Aeroporto de Praga, as transferências são rápidas para as estações, pois suas chegadas e partidas coincidem com as chegadas e partidas de todos os SC-Pendolinos, Eurocity e Intercity. No preço do bilhete está incluído também o transporte entre a Estação Holešovice até a Estação Central de Praga, caso o passageiro prossiga sua viagem com os comboios da «Czech Railways».
A linha de autocarro 119 circula entre o aeroporto e Dejvická, a estação de metro final mais próxima do aeroporto. No Aeroporto de Praga há 3 paragens de autocarro: Ruzyně Aeroporto (Letiste Ruzyně), no terminal norte; paragem Direção do Aeroporto (teminal Jih), no terminal sul 2; e a paragem Sprava letist, no terminal sul 1. As mini carrinhas e os autocarros de várias empresas privadas servem ao aeroporto várias vezes ao dia.
Entre os terminais do aeroporto há a transferência por mini-autocarro ou táxi. Do centro de Praga, em automóvel, o passageiro deverá seguir a sinalização para Kladno e Slaný. Estacionamento há - entre outros - no edifício-garagem C de 3 andares, diretamente na saída da auto-estrada Praga-Kladno.
História
Tanto a Checoslováquia quanto a República Checa foram pioneiras na aviação civil europeia e, por longo tempo, o que havia de mais moderno no sistema de transporte continental. A história da aviação civil checa iniciou no aeroporto militar de Praga-Kbely, em 1919, que tornou-se pequeno para atender à demanda de passageiros. Por este motivo, o governo checo decidiu construir um novo aeroporto. Praga-Ruzyne começou a funcionar em 1937.
Em 1968, o aeroporto foi tomado por paraquedistas soviéticos, que facilitaram o desembarque de tropas soviéticas e de transportes para a invasão da Checoslováquia. O aeroporto possui uma excelente localização quanto à curta distância até ao centro de Praga, quanto ao espaço europeu. Além disto, o terreno de Ruzyne proporcionam uma maior expansão do aeroporto de acordo com a demanda de crescente capacidade. Ele serve como um hub da rede transeuropeia de aeroportos.
Mudanças políticas e econômicas afetaram os 70 anos de existência do Aeroporto de Praga-Ruzyne. Até 1990, houve duas ou três décadas antes da maior modernização do aeroporto, para atender aos requisitos da capacidade atual. Tornou-se gradualmente um dos mais importantes aeroportos europeus.