Aeroporto Karaganda
Atualmente, em Qaraganda, há vos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, entre outros: Almaty, Antália, Kiev-Boryspil, Kyzylorda, Minsk-Nacional, Moscovo/Moscou-Domodedovo, Oskemen, S. Petersburgo, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 6
- Serviço telefónico: +7 (7212) 42-85-42, 42-85-17
- Morada/Endereço: Karaganda - Sary Arka International Airport, 100.400 Karaganda, Bukhar-Zhyrausky District, Republic of Kazakhstan
- Administração: JSC "‘Airport Sary-Arka"
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 25 km ao sudoeste do centro de Karanda, acessível pela autoestrada Magistral M-36.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (17.01%), terça-feira (14.97%), quarta-feira (9.52%), quinta-feira (17.01%), sexta-feira (12.93%), sábado (17.01%), domingo (11.56%)
- Outras denominações: Karagandy, Qarağandı, Qaraghandy, Qaragandy, Karağandı, Qaraganda, Караганда, Қарағанды, คารากันดา, 카라간다, 卡拉干達, קרגנדה, カラガンダ, 卡拉干达, کاراگاندا
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 25 km ao sudeste da estação ferroviária de Karaganda.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela Avenida da República (Репаблик абеню) ou autoestrada M-36 em sentido sul e seguir a sinalização até ao aeroporto.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 120, que circulam regularmente entre o terminal e a estação ferroviária de Karaganda. Por favor, informe-se sobre os horários atuais no local.
Além destas alternativas, há também inúmeros táxis à disposição dos passageiros.
História
Este aeroporto foi construído em 1934 e foi transferido para sua localização atual há 10 anos atrás. Em 1980, sofreu uma grande modernização, que incluiu a construção de um novo terminal e melhoramento da pista. Com isto, o aeroporto pôde receber aeronaves mais pesadas e abriu as portas para outros destinos na União Soviética. Em 1992, recebeu o status internacional.