Aeroporto Quimper - Cornouaille
Atualmente, em Quimper - Cornouaille, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos: Figari, Londres-Citye Paris-Orly, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 (0) 2 98 94 30 30
- Morada/Endereço: Aéroport de Quimper - Cornouaille, 29700 Pluguffan, France
- Administração: Chambre de commerce et d'industrie de Quimper
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 1.000 lugares destinados à breves e a longas permanências.
- Cidades próximas: Brest (53 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 7 km ao sudeste do centro de Quimper, sendo acessível pela autoestrada D-785, em direção à Pont-l'Abbé e dobrar à direita, para a D56, em direção à Pluguffan.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Quimper «Gare deQuimper» e prosseguir com o autocarro 25. O autocarro parte da paragem Pen Alez. A viagem dura cerca de 30 minutos.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (11.90%), terça-feira (23.81%), quarta-feira (14.29%), quinta-feira (21.43%), sexta-feira (9.52%), sábado (9.52%), domingo (9.52%)
- Outras denominações: Quimper-Pluguffan, Tchîmpèr, Кемпер, Кимпер, كويمبيه, کویمپر, 캉페르, カンペール, 坎佩尔, 坎佩爾, क़ुइम्पेर
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 7 km ao sudoeste do centro de Quimper, na localidade de Pluguffan.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Quimper deverão conduzir pela autoestrada vicinal D785, em direção à Pont-l'Abbé e dobrar à direita na D56, em direção à Pluguffan.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Quimper e prosseguir com o autocarro 25 da empresa de transportes públicos. O autocarro circula regularmente entre a paragem «Pen Alez» e o aeroporto. O trajeto é percorrido em 30 minutos.
História
O aeródromo foi criado em 1932 que transformou o terreno militar em um terreno de aviação de 24 hectares, mas sem uma pista. Em 1935, um decreto ministerial autorizou o aeródromo privado aberto ao público. Durante a Segunda Guerra Mundial foi requisitado pela aeronáutica francesa e depois pela Luftwaffe, que construiu a pista. Nele, foi estabalecida uma escola de voo, em que os pilotos eram treinados.
Depois da guerra, os pilotos franceses treinam em aviões leves. Nos Anos 60, o aeroporto conheceu um grande desenvolvimento e, em 1967, transitaram por ele cerca de 10.000 passageiros. Em 2006, o número de passageiros chegou a 139.000. Em 2007, havia 4 ligações com Paris-Orly e o número caiu um pouco, para 136.900. Em 2009 e 2010, o número de passageiros continuou a decair, para 106.000 e o Aeroporto de Brest vê o crescimento do número de passageiros, tornando-se o aeroporto bretão número um.