Aeroporto Nantes
Atualmente, em Nantes Atlantique, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para vários destinos, entre outros: Agadir, Ajaccio, Amsterdão/Amsterdã, Antália, Barcelona, Basileia/Mulhouse, Bástia, Biarritz, Bordéus/Bordeaux, Bruxelas, Calvi, Clermont-Ferrand, Dijon, Djerba, Dublin, Dusseldorf, Estrasburgo, Faro, Figari, Funchal, Genebra, Heráclio, Ibiza, Larnaca, Leeds-Bradford, Lille, Lisboa, Londres-City, Londres-Gatwick, Lyon, Madeira, Madrid, Málaga, Málaga, Manchester, Marrakech, Marselha, Menorca, Metz-Nancy, Milão-Malpensa, Monastir, Montpelier, Montréal-Trudeau, Munique, Nice, Ólbia, Palma de Maiorca, Paris-CDG, Paris-Orly, Perpignan/Perpinhão, Porto, Praga, Roma, Saint-Denis da Reunião, Sevilha, Shannon, Southampton, Toronto-Person, Toulouse, Túnes, Valência e Veneza, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 (0) 2 40 84 80 00
- Morada/Endereço: Aéroport Nantes-Atlantique, 44346 Bouguenais Cedex, France
- Administração: Chambre de Commerce et d'Industrie de Nantes
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Nantes (8 km), Angers (87 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao sudoeste do centro de Nantes, sendo acessível pela estrada vicinal D-85.
- Estações de comboios: Há ligações regulares em autocarros vaivém/shuttle da TAN. O trajeto de/até à estação ferroviária de Nantes, por onde circulam os comboios SNCF e TGV-Atlantique, é percorrido em cerca de 20 minutos.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.40%), terça-feira (12.86%), quarta-feira (13.31%), quinta-feira (15.27%), sexta-feira (15.84%), sábado (12.03%), domingo (15.28%)
- Outras denominações: Château Bougon, Νάντη, Нант, Նանտ, ნანტი, נאנט, نانت, 南特, ナント, 낭트, นองต์, नैनटेस, नांत
Destinos mais populares a partir de Nantes (Voos semanais )
- Aeroportos Lisboa (42, 6,26 %)
- Aeroportos Madrid - Barajas (36, 5,37 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (35, 5,22 %)
- Aeroportos Lyon - Saint-Exupéry - Satolas (35, 5,22 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (32, 4,77 %)
- Aeroportos Toulouse - Blagnac (30, 4,47 %)
- Aeroportos Marseille (26, 3,87 %)
- Aeroportos Marrakech - Menara (22, 3,28 %)
- Aeroportos Barcelona (22, 3,28 %)
- Aeroportos Genebra (20, 2,98 %)
- outros (55,28 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- easyJet (288, 21,59 %)
- Transavia France (261, 19,57 %)
- Air France (178, 13,34 %)
- Volotea (146, 10,94 %)
- Iberia (64, 4,80 %)
- KLM (64, 4,80 %)
- Vueling Airlines (42, 3,15 %)
- TAP Air Portugal (32, 2,40 %)
- Air Corsica (30, 2,25 %)
- Lufthansa (24, 1,80 %)
- outros (15,36 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 15 km ao sudoeste do centro de Nantes.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros devem conduzir até após à autoestrada de circunvalação N/D-844, na «Peripherie Ouest» e após a bifurcação o passageiro deverá entrar na D-85 - e então, deverá seguir a sinalização até ao aeroporto.
Para chegar em autocarro vaivém/shuttle ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os da empresa TAN Air vaivém/Shuttle cujos horários orientam-se pelos horários dos voos de partidas e de chegadas. Estes autocarros circulam diariamente, exceto nas manhãs de domingo, a partir da saída sul da estação ferroviária de Nantes, de cerca 6 h e 23 h. O trajeto do/para o terminal 1 é percorrido em cerca de 20 minutos.
Além destas alternativas, há ainda os autocarros 37, que param na saída do terminal 1. Este autocarro circula de segunda à sábado diretamente para a cidade, onde há ligações para outros sítios.
História
A história do Aeroporto de Nantes Atlantique começa em 1928, quando foi criado o aeródromo militar em um terreno de 50 hectares. Em 1932, ele foi instalado e acolheu a fábrica de Brossais, em 1934-1935. Em 1939, a faixa de grama é substituída por uma pista de concreto.
Durante a ocupaçã alemã, ele tornou-se um quartel, com paióis e depósitos. De lá, partiam os bombardeiros para a Inglaterra. Os Aliados, medindo a importância estratégica do local, com a fábrica de aviões nas proximidades, bombardearam-no e três quartos das instalações foram destruídos.
No final da guerra, a Força Aérea Francesa reassumiu o controlo do aeroporto. Em 1948-49, a superfície do terreno já era cerca de 300 hectares. As primeiras atividades comerciais no aeroporto datam de 1951, com a construção do primeiro terminal em madeira e, enquanto isso, as atividades do turismo cresciam.
Entre 1954 e 1960, foi montada a instalação aeroportuária e as suas pistas foram alongadas e balizadas. E, em 1963, a linha ferroviária de Nantes para Saint Pazanne (até Pornic), foi desviada. Logo em seguida, o aeroporto foi rebatizado para Aeroporto Internacional Bougon Castelo, nome que permaneceu até 1988, quando foi novamente rebatizado em Nantes Atlantique.
Em 2011, Nantes-Atlantique recebeu o troféu de Melhor Aeroporto Europeu 2011 - 2012.