Aeroporto Reykjavik - Aeroporto Doméstico
Atualmente, em Reiquiavique, há voos domésticos regulares para vários destinos, entre outros: Akureyri, Bíldudalur, Egilsstaðir, Gjögur, Höfn, Ilulissat, Ísafjörður, Kulusuk, Narsarsuaq, Nerlerit Inaat, Nuuk, Sauðárkrókur, Sørvágur (Ilhas Faroé), Vágar e Vestmannaeyjar, onde há outras ligações possíveis. Além de voos charter e de serviço de ambulância aérea.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +354 569-4100
- Morada/Endereço: Reykjavik Airport, Flustodir Isavia, 101 Reykjavik, Iceland
- Administração: Flugstodir Isavia
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Reykjavík (2 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 2 km ao oeste do centro de Reiquiavique.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.90%), terça-feira (14.26%), quarta-feira (14.74%), quinta-feira (16.67%), sexta-feira (14.10%), sábado (12.82%), domingo (12.50%)
- Outras denominações: Reykjavíkurflugvöllur
Destinos mais populares a partir de Reykjavik - Aeroporto Doméstico (Voos semanais )
- Aeroportos Akureyri (32, 33,68 %)
- Aeroportos Kulusuk (20, 21,05 %)
- Aeroportos Egilsstadir (19, 20,00 %)
- Aeroportos Isafjordur (12, 12,63 %)
- Aeroportos Hofn Hornafjorur (8, 8,42 %)
- outros (4.21 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 2 km ao oeste do centro de Reiquiavique.
Para chegar ao aeroporto, há um serviço de transferência em autocarro vaivém/shuttle até ao Aeroporto de Keflavique (internacional) dura cerca de 3 horas.
Além desta alternativa, há automóveis, táxis ou automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.
História
A história do Aeroporto de Reiquiavique começa em 1919, quando decolou um Avro 504, a primeira aeronave na Islândia. Até 1937 houve experimentos com operações de companhias aéreas em Vatnsmýri. Mas, com a criação da companhia aérea mais antiga da Islândia, a Flugfélag Akureyrar (atualmente Icelandair), em Akureyri em 1938, as operações regulares começaram na área em Março de 1940, quando a Flugfélag Akureyrar mudou seu hub para Reiquiavique e alterou seu nome para Íslands Flugfélag.
O aeroporto atual foi construído pelo exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial, ao sul da Península de Reiquiavique. A sua construção iniciou-se em 1940, quando o aeroporto possuía apenas uma pista em grama. Em 1946, os britânicos transferem o aeroporto ao Governo Islandês. Ao longo dos anos, a cidade cresceu em torno do aeroporto, de forma que ocupa um terreno central muito valioso, embora inconveniente quanto aos ruídos e à segurança. No entanto, muito desejam mantê-lo por considerarem-no um elo vital entre a capital e o resto pouco povoado do país. Há três alternativas ao futuro do aeroporto: a primeira, mantê-lo como é; a segunda: construir um novo na área de Reiquiavique; e a terceira: encerrá-lo e transferir os voos domésticos para Keflavik.
Em 2000, começou a renovação do aeroporto, que foi concluída em 2002.