Aeroporto Saint Martin - Princesa Juliana
Atualmente, em Princesa Juliana, há voos domésticos e internacionais regulares, charter e sazonais para vários destinos, entre outros: Amsterdão/Amsterdã, Anguila, Antígua, Aruba, Atlanta, Barbados, Bonaire, Boston, Charlotte-Douglas, Chicago O'Hare (sazonal), Cidade do Panamá, Curaçao, Dominica, Filadélfia, Fort Lauderdale, Kingston-Norman Manley, Madrid (charter), Manaus (charter), Miami, Milão-Malpensa (charter), Mineápolis-S. Paul (sazonal), Montreal-Trudeau (sazonal), Nevis, Newark, Nova Iorque-JFK (sazonal), Paramaribo-Zanderij (sazonal), Paris-Charles de Gaule, Paris-Orly, Pointe-à-Pitre (sazonal), Porto-Espanha, Porto-Príncipe, Roma-Fiumicino (charter), Saba, Saint Berthélemy, Saint Croix, Saint Kitts, San Juan, Santa Lúcia-Vigie, Santo Domingo-Las Americas, São Eustáquio, São Paulo-Guarulhos (charter), Toronto-Pearson (sazonal), Tortola e Washington Dulles, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -4
- Serviço telefónico: +1 721 546 7544
- Morada/Endereço: Princess Juliana International Airport, P.O. Box 2027, Simpson Bay, St. Maarten, Netherlands Antilles
- Administração: Princess Juliana International Airport Holding Company N.V.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se ao oeste do centro de Philipsburg, sendo acessível pelas autoestradas «A.J.C. Brouwer Road» e «Welfare Road».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.68%), terça-feira (13.23%), quarta-feira (13.28%), quinta-feira (14.39%), sexta-feira (14.12%), sábado (16.36%), domingo (14.94%)
- Outras denominações: Port lotniczy Princess Juliana, مطار الأميرة جوليانا الدولي, Международный аэропорт имени Принцессы Юлианы, Bandar Udara Internasional Putri Juliana, Prenses Juliana Uluslararası Havaalanı, 朱麗安娜公主國際機場, Princeses Julianas starptautiskā lidosta, Prinsessa Julianan lentoasema, נמל התעופה הנסיכה יוליאנה, プリンセス・ジュリアナ国際空港, 프린세스 줄리아나 국제공항
Destinos mais populares a partir de Saint Martin - Princesa Juliana (Voos semanais )
- Aeroportos St. Barthelemy (167, 35,76 %)
- Aeroportos Anguila (32, 6,85 %)
- Aeroportos Saba Yrausquin (27, 5,78 %)
- Aeroportos Guadeloupe-Pointe-à-Pitre (22, 4,71 %)
- Aeroportos St. Eustatius Rooseveld (22, 4,71 %)
- Aeroportos Antígua (19, 4,07 %)
- Aeroportos Curaçao (17, 3,64 %)
- Aeroportos St. Kitts (16, 3,43 %)
- Aeroportos Nova Iorque / Nova York - John F. Kennedy (9, 1,93 %)
- Aeroportos Miami (9, 1,93 %)
- outros (27,19 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Winair (528, 55,76 %)
- Air Guyane (88, 9,29 %)
- American Airlines (44, 4,65 %)
- United Airlines (40, 4,22 %)
- JetBlue Airways (34, 3,59 %)
- Air France (28, 2,96 %)
- Delta Air Lines (20, 2,11 %)
- Westjet (16, 1,69 %)
- Caribbean Airlines (14, 1,48 %)
- Silver Airways (9, 0,95 %)
- outros (13,3 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se ao oeste do centro de Philipsburg.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestradas «A.J.C. Brouwer Road» e «Welfare Road».
História
A história do Aeroporto Internacional Princesa Juliana começou como uma pista de pouso militar, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. Ele foi convertido em um aeroporto civil, em 1943. Em 1964, o aeroporto foi remodelado e foi realocado com um novo terminal e uma nova torre de controlo. As instalações foram novamente atualizadas, entre 1985 e 2001.
Desde 1997, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana está sendo fortemente modernizado, no âmbito de um plano-diretor de 3 fases. A fase I foi um programa de curto-prazo, com a modernização das instalações existentes e melhora do serviço para vários lugares. E isto também incluiu a ampliação, o fortalecimento e renovação da pista, o aumento da capacidade de carga das pistas de taxiamento. Esta fase foi concluída em 2001.
A Fase II incluiu a construção dos radares e da nova torre de controlo do aeroporto; também a construção de um novo terminal, para atender a cerca de 2.5 milhões de passageiros. E caso, o número de passageiros mantenha-se em forte crescimento, a Fase III do Plano-Diretor, com a ampliação do novo edifício do novo terminal e a construção de uma pista de taxiamento. No entanto, o aumento do preço de petróleo em 2003 e a perspectiva de novos aumentos de preços ameaçaram a reverter as futuras expansões.