Aeroporto Shanghai - Hongqiao
Atualmente, em Xangai-Hongqiao, há voos domésticos e cinco internacionais para vários destinos, entre os quais: Aksu, Baotou, Beijing/Pequim-Capital, Cantão/Guangzhou, Changde, Changsha, Changzhi, Datong, Fuyang, Fuzhou, Ganzhou, Guilin, Guiyang, Handan, Hefei, Hohhot, Hong Kong, Huai'an, Huangshan, Jinan, Jinan, Jixi, Jinggangshan, Jiujiang, Kashgar, Kunming, Lanzhou, Liancheng, Lianyungang, Linyi, Liuzhou, Luoyang, Luzhou, Macau, Mang City, Mianyang, Nanchang, Nanning, Nannyang, Ordos, Qingdao, Quzhou, Sanya, Seul-Gimpo, Shantou, Shenzhen, Shijazhuang, Taipé-Songshan, Taiyuang, Taizhou/Ningbo, Tengchong, Tianjin, Tóquio-Haneda, Tóquio-Narita, Urumqi/Wulumuqi, Weifang, Weihai, Wenzhou, Wuhan, Wuyishan, Xiamen, Xian, Xishuangbanna, Xuzhou, Yanji, Yantai, Yichang, Zhengzhou, Zhoushan e Zuhai, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 8
- Serviço telefónico: +86 21 3253 1090
- Morada/Endereço: Shanghai-Hongqiao Airport, 2550 Hongqiao Road, Shanghai 200335, China
- Administração: Shanghai Airport Authority
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Shanghai (12 km), Yushan (42 km), Suzhou (69 km), Jiaxing (74 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 13 km a leste do centro de Xangai, na localidade de Puxi, sendo acessível pela autoestrada «A20 Expressway».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.53%), terça-feira (14.28%), quarta-feira (14.51%), quinta-feira (14.50%), sexta-feira (14.54%), sábado (14.59%), domingo (13.05%)
- Outras denominações: Xangai-Hongqio, Shanghai-Hongqiao, Hồng Kiều Thượng Hải, 상하이 훙차오, 上海虹橋, 上海虹桥, Хунцяо (аэропорт), Port lotniczy Szanghaj-Hongqiao, Şanghay Hongqiao Uluslararası Havalimanı, Sjanghæ Hongqiao alþjóðaflugvöllurinn, ท่าอากาศยานนานาชาติซ่างไห่หงเฉียว
Destinos mais populares a partir de Shanghai - Hongqiao (Voos semanais )
- Aeroportos Shenzhen (344, 9,54 %)
- Aeroportos Pequim - Beijing Internacional (337, 9,35 %)
- Aeroportos Guangzhou Baiyun - Cantão (320, 8,87 %)
- Aeroportos Xiamen (176, 4,88 %)
- Aeroportos Chongqing (139, 3,85 %)
- Aeroportos Xi'an - Xianyang (128, 3,55 %)
- Aeroportos Kunming Wujiaba (102, 2,83 %)
- Aeroportos Qingdao (102, 2,83 %)
- Aeroportos Chengdu (89, 2,47 %)
- Aeroportos Changsha (88, 2,44 %)
- outros (49,39 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- China Eastern Airlines (2716, 37,39 %)
- Shanghai Airlines (1066, 14,68 %)
- Air China (672, 9,25 %)
- Spring Airlines (633, 8,71 %)
- Juneyao Airlines (603, 8,30 %)
- China Southern Airlines (544, 7,49 %)
- Xiamen Airlines (312, 4,30 %)
- Shandong Airlines (170, 2,34 %)
- Hainan Airlines (162, 2,23 %)
- Shenzhen Airlines (112, 1,54 %)
- outros (3,77 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 13 km do centro de Xangai, na zona perimetral urbana oeste de Xangai.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Xangai deverão conduzir pela autoestrada «Yan'an Road», em sentido oeste. Logo depois, a autoestrada passa a chamar-se «Hongqiao Lu Road», que conduz até ao aeroporto.
Para chegar em metro ao aeroporto, o passageiro deverá tomar a linha 2 até ao Terminal 2. Em Outubro de 2010, será também servido pela linha metropolitana 10, que conectará também o terminal 1 e 2.
História
A história do Aeroporto Internacional de Hongqiao inicia com a construção de um aeródromo em Hongqiao, em 1907. Inicialmente, era um campo aéreo militar. Somente em 1923, o Aeroporto de Hongqiao iniciou suas operações civis. Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, foi ocupado pelas forças militares nipónicas e usado como uma base da força aérea. Seu uso militar permaneceu, mesmo depois de ser entregue ao governo da República da China e, mais tarde, da República Popular da China. Em finais de 1963, passou ao uso civil e re-inaugurado em 1964.
O Aeroporto Internacional de Hongqiao sofreu duas grandes expansões: a primeira, em 1984; e a segunda de 1988 a 1991. Foi o aeroporto principal de Xangai até à conclusão do Aeroporto Internacional de Pudong, em 1999, para onde quase todos os voos internacionais foram transferidos. Atualmente, oferece principalmente serviços domésticos e tão-somente 5 serviços internacionais "transfronteiriços" para Tóquio-Haneda, Seul-Gimpo, Taipé-Songshan, Hong Kong e Macau.
Nele são realizados cerca de 300 voos por dia. Está prevista a construção de dois novos controlos de segurança, pelos quais poderão passar 300 passageiros por hora, nos horários de intenso fluxo.
Para a Expo Xangai, em 2010, o Aeroporto de Hongqiao completou 5 anos de expansão, que incluiu a construção de uma nova pista de 3.300 metros e de um novo terminal, pelo qual passarão cerca de 40 milhões de passageiros em 2015. O segundo terminal é quatro vezes o tamanho do Terminal 1. Com a nova pista, Xangai tornou-se a primeira cidade chinesa a possuir cinco pista para o uso civil. Em 2011, foi considerado o aeroporto que mais cresceu em todo o mundo.