Aeroporto Surgut

Aeroporto Surgut

O Aeroporto de Surgut é um aeroporto doméstico e serve à localidade homónima da região autónoma de Khantia-Mânsia, no centro da Rússia, ao norte da Eurásia. É considerado uma das infraestruturas aeroportuárias mais desenvolvidas e modernas do país.

Atualmente, em Surgut, há voos regulares para Bacu, Duchambe, Kiev, Samara, Cazã, S. Petersburgo ou para Moscovo / Moscou, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 5
  • Serviço telefónico: +7 (3462) 770-276
  • Morada/Endereço: Airport Surgut, 628.422 Surgut, Khanty-Mansi Autonomous Okrug, Russia
  • Administração: OJSC "Airport Surgut"
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Surgut (10 km), Nefteyugansk (47 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao norte do centro de Surgut, sendo acessível pela autoestrada P-404, na província/oblast de Khantia-Mansia.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.40%), terça-feira (14.67%), quarta-feira (13.78%), quinta-feira (14.79%), sexta-feira (14.75%), sábado (15.64%), domingo (11.96%)
  • Outras denominações: Сургут, Sourgout, Szurgut, Soergoet, Surgut, Surqut, سورغوت, スルグト, 蘇爾古特, 수르구트, סורגוט

Destinos mais populares a partir de Surgut (Voos semanais )

  1. Aeroportos Baku (2, 40,00 %)
  2. Aeroportos Erevan (1, 20,00 %)
  3. Aeroportos Bishkek (1, 20,00 %)
  4. outros (20.00 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao norte do centro de Surgut, na Província/Oblast de Khantia-Mansia.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada P-404.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiros deverá utilizar os autocarros urbanos 13, 20, 21, 22, 33 e 50 e também os taxis para Neftejugansk (Нефтеюганск). Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local ou pelo sítio da empresa de autocarro.

História
A história do aeroporto inicia em meados da década de 30 do século passado. Em 1938 e nos anos subsequentes, o campo de aviação recebeu edifícios de madeira e era usado principalmente para fins militares. Nos anos pós-guerra, com o aumento do tráfego aéreo, viu-se na necessidade de modernizar e remodelar o aeroporto.

Nas décadas de 50 e 60, o movimento aéreo foi tão intenso que em 1968, iniciou-se a construção do futuro aeroporto para atender à crescente demanda de passageiros. Em 1971, Surgut registrou cerca de 447 mil passageiros transportados. Em 1975, foi inaugurado um novo terminal, que embora fosse mais espaçoso que o antigo, apresentava sempre superlotação de passageiros durante o inverno e o verão.

Deu-se também um considerável incremento no transporte de carga, associado desenvolvimento da região. Surgut transportava já em 1982 cerca de 77 mil toneladas de carga comercial e cerca de 824 mil passageiros. Esses números aumentaram de forma constante até inícios de 1990.

Em 1994, o aeroporto tornou-se uma empresa de capital aberto: cujos acionistas majoritários eram: a cidade de Surgut; OJSC «Surgutneftegas»; OJSC «Surgutgazprom»; OJSC «AK Tyumenaviatrans»; OJSC «Tyumenenergo» uma empresa subsidiária Surgut Processamento de Gás Plant e a «JSC Airlines Kogalymavia». A empresa teve que começar praticamente do zero. Todos os equipamentos foram arrendados. Mas dentro de três anos, o Aeroporto de Surgut pôde comprar todas as instalações aeroportuárias e operar como uma empresa.

Em 2007, o Aeroporto de Surgut registou cerca de 1.013.179 passageiros transportados.