Aeroporto Sylhet

Aeroporto Sylhet

O Aeroporto Internacional Sylhet - Osmani é um importante aeroporto bengali que serve à localidade homónima e principal cidade da divisão e distrito homónimo, ao nordeste de Bangladesh.

Atualmente, em Osmani, há voos domésticos e internacionais regulares para Abu Dhabi, Cox's Bazar, Dhaka, Dubai, Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Muscate e Riade, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 6
  • Serviço telefónico: +880 821 - 714243
  • Morada/Endereço: Sylhet - Osmani International Airport, Sylhet - 3102, People's Republic of Bangladesh
  • Administração: Civil Aviation Authority of Bangladesh
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Shillong (67 km), Silchar (96 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao norte do centro de Sylhet, sendo acessível pela autoestrada N2 «Airport Road» até à saída «Osmani Airport Access Road», na localidade de Dhopagul.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (12.71%), terça-feira (13.33%), quarta-feira (12.50%), quinta-feira (13.13%), sexta-feira (19.58%), sábado (12.50%), domingo (16.25%)
  • Outras denominações: Силхет (Бангладеш), Сілхет (Бангладеш), سلہٹ, سيلهيت, সিলট, सिलहट, সিলেট, シレット, 실렛, 錫爾赫特, 锡尔赫特

Destinos mais populares a partir de Sylhet (Voos semanais )


Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao norte do centro de Sylhet, diretamente na localidade de Dhopagul.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes do centro de Sylhet deverão conduzir em sentido norte pela autoestrada N2 «Airport Road» até à saída «Osmani Airport Access Road».

Além desta alternativa, há táxis, mini-autocarros privados ou tuk-tuks à disposição dos passageiros.

História
A história do Aeroporto Internacional Osmani inicia com sua construção durante o domínio britânico do subcontinente indiano, como forma de proteção contra a agressão japonesa à Birmânia. O aeroporto era conhecido anteriormente como Aeroporto Civil de Sylhet, mas rebatizado em homenagem ao General Osmani, um herói da Guerra de Independência de Bangladesh.

O aeroporto recebia inicialmente somente voos domésticos. Depois sofreu modificações que permitiram o pouso de aeronaves de porte médio. Com a conclusão dos trabalhos em 2002, o aeroporto foi designado como internacional pelo governo. Contudo, não correspondia aos padrões internacionais. Em 2002, recebe o primeiro voo internacional. Em 2004, sua pista foi expandida e deram-se melhorias na iluminação da pista e nas instalações do aeroporto.

Em 2006, começaram os trabalhos para atualizar as instalações do terminal, com vistas ao recebimento de aeronaves internacionais. Em 2007, foi anunciado que as obras terminariam finalmente neste ano e que Biman estaria operando voos durante o Hajj. Contudo, as obras não foram concluídas como previsto, mas sim em 2008.