Aeroporto Vannes
Atualmente, em Vannes, há voos nacionais e internacionais.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 (0)2 97 60 78 79
- Morada/Endereço: 56250 Monterblanc
- Administração: S.E.V.A - SNC LAVALIN Aéroports
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Rennes (88 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao nordeste do centro de Vannes.
- Estações de comboios: A estação ferroviária de Vannes encontra-se a cerca de 7 km ao sudoeste do aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (0.00%), terça-feira (0.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (0.00%)
- Outras denominações: Vannes-Meucon
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao norodeste do centro de Vannes.
Para aceder ao aeroporto, o passageiro precisará apenas 15 minutos, de Vannes; 20 minutos, de Auray; 30 minutos, de Carnac; 40 minutos, de Ploermel; 50 minutos, cd Lorient e Quiberon; e 55 minutos, de Totslot.
História
Os primeiros voos no sítio de Vannes datam de 1920. O campo de aviação de Vannes foi declarado oficialmente como de utilidade pública, em 1926, ano de sua criação. Em 1928, o aeródromo acolhe aviadores célebres.
Os anos militares são marcados pelo uso dos terrenos como centro de formação de pilotos militares. O terreno de Meucon é um aeródromo-referência para o exército. Em 1935, o aeroclube de Morbihan é implantado em Vannes. Nesta mesma data, os primeiros trabalhos no Aeródromo de Meucon são realizados para que pudesse abrir à circulação aérea geral. Em 1937, foi fundada a escola elementar de pilotagem 27, no Aeródromo de Vannes. Em 1940, instala-se ali um esquadrão de bombardeiros alemão que irá desenvolver as instalações.
Depois da guerra, o aeroclube de Vannes retoma suas atividades. Em 1947, foi criado um batalhão de paraquedistas em Vannes que realiza o seu treinamento no campo de Meucon. Ele deixará o aeroporto em 1954. E, neste terreno semi-militar, desenvolvem-se as diferentes atividades civis: brevet de pilotagem, modelismo e planadores.
O terminal atual foi inaugurado em 1971 e a torre de controlo, em 1974. Entre 1976 e os anos de 1990, foi utilizado por várias companhias aéreas regulares e sazonais, com mais ou menos sucesso. A pista é alongada para 1.530 metros, em 1993. Em 2008, o novo proprietário do aeroporto - a Comunidade da Aglomeração do Pays de Vannes - lança um estudo de um plano-diretor do aeroporto com vistas a responder mais eficazmente aos projetos futuros de desenvolvimento.