Aeroporto Varsóvia - Modlin
Atualmente, em Mazowiecki-Varsóvia-Modlin, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais para os seguintes destinos: Barcelona, Bolonha, Bristol, Bruxelas Sul - Charleroi, Budapeste, Burgas (sazonal), Cork, Doncaster / Sheffield, Dublin, East Midland, Eindhoven, Estocolmo - Skavsta, Forli, Frankfurt-Hahn, Glasgow - Prestwick, Gotemburgo-City, Liverpool, Londres-Luton, Londres-Stansted, Madrid, Malmo, Manchester, Milão-Bérgamo, Oslo - Rygge, Oslo-Torp, Paris-Beauvais, Roma-Ciampino, Roma - Fiumicino, Stavanger e Weeze, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +48 22 346 43 60
- Morada/Endereço: Mazowiecki Port Lotniczy Warszawa-Modlin Sp. z o.o., Gen. Wiktora Thommee 1a, 05-102 Nowy Dwór Mazowiecki, Polska
- Administração: Warsaw-Modlin Mazovia Airport Ltd.
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 600 lugares destinados à breves e longas permanências. Por 10 minutos, gratuito.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 36 km ao norte de Varsóvia, sendo acessível pela saída para a autoestrada nacional 62 das autoestradas S7/E77(Varsóvia - Gdansk)/E61 (Varsóvia - Augustów)..
- Estações de comboios: Da estação ferroviária de Modlin, por onde circulam os comboios/trens da Masowien Railways, partem os autocarros vaivéns/shuttlebus até ao aeroporto. O trajeto é percorrido em 40 minutos.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.28%), terça-feira (12.18%), quarta-feira (13.01%), quinta-feira (13.63%), sexta-feira (15.35%), sábado (13.45%), domingo (17.10%)
- Outras denominações: Mazovia Airport, Varšuva-Modlin, Varšava-Modlin, Warszawa-Modlin, Varssavi-Modlin, Varsova-Modlin, Varsavia Modlin, Varșovia-Modlin, Varsovia-Modlin, Varshava-Modlin, Warsawa-Modlin, Varsó-Modlin, Варшава-Модлин, Варшава-Модлін, 华沙-莫德林, وارساو مادلن
Destinos mais populares a partir de Varsóvia - Modlin (Voos semanais )
- Aeroportos Londres - Stansted (52, 9,22 %)
- Aeroportos Riga (24, 4,26 %)
- Aeroportos Milão - Bérgamo - Ório al Sério (20, 3,55 %)
- Aeroportos Charleroi - Bruxelas Sul (18, 3,19 %)
- Aeroportos Pafos (16, 2,84 %)
- Aeroportos Oslo - Sandefjord (Torp) (16, 2,84 %)
- Aeroportos Dublin (16, 2,84 %)
- Aeroportos Viena (16, 2,84 %)
- Aeroportos Roma - Ciampino (16, 2,84 %)
- Aeroportos Praga - Ruzyne (12, 2,13 %)
- outros (63,45 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 36 km ao norte de Vársóvia.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir diretamente pela autoestrada S7 (Varsóvia - Gdansk) até à saída para a autoestrada nacional 62 «Generala Wiktora Thommée».
Para chegar em autocarro/ônibus ao aeroporto, os passageiros deverão tomar o autocarro 04 da PKS (paragem/ponto «Alameda João Paulo II») da PKS que sai da Estação Central de Varsóvia ou o autocarro/ônibus 2 ou 6 da TRANSLUD (paragem/ponto Varsóvia DTC), estes em direção a Nowy Dwór Mazowiecki ou Twierdza Modlin, respectivamente. Autocarros em linhas selecionadas param imediatamente próximos ao terminal do aeroporto.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os comboios/trens até à estação ferroviária de Modlin, de onde partem autocarros vaivém/shuttlebus a cada 20 minutos diretamente para o aeroporto. O trajeto é percorrido em 40 minutos.
História
Originalmente, planeado para uso militar na Segunda República Polonesa em 1937, não foi aberto pelas autoridades daquele país. Em vez disso, entrou em operação durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, quando foi base aérea da aeronáutica alemã, a Luftwaffe, na Polónia ocupada. Após a Segunda Guerra Mundial, entre 1945 e 2000, foi usado pelas forças aéreas polonesas e soviéticas. Em 2000, o Ministério da Defesa polonês encerrou-o.
Posteriormente, grade parte de sua área original foi disponibilizada como capital de uma sociedade limitada e de responsabilidade conjunta de gestão, criada para executar o futuro Aeroporto Mazowiecki-Varsóvia-Modlin. O aeroporto foi convertido ao uso civil em 2000, quando teve-se a ideia de substituí-lo pelo terminal Etiuda do Aeroporto Varsóvia-Chopin, que havia sido fechado. Houve numerosas datas de abertura programadas que não resultaram em nada.
Em Setembro de 2009, anunciou-se propostas para o financiamento, em parte assegurado pela União Europeia, para sua abertura antes do Torneio de Futebol Euro 2012. Oficialmente, o aeorporto foi inaugurado em Julho de 2012, quando recebeu a primeira aeronave oriunda de Budapeste.