Aeroporto Zamboanga

Aeroporto Zamboanga

O Aeroporto Internacional de Zamboanga serve à cidade homónima e é o terceiro aeroporto quanto ao volume do tráfego aéreo na Ilha de Mindaneo, nas Filipinas, após ao Aeroporto Internacional de Davao e de Cagayan de Oro.

Ele representa o principal acesso a uma das áreas económicas e culturais com maior taxa de crescimento no sudeste asiático e também para toda a área ocidental de Mindanao.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 8
  • Administração: Civil Aviation Authority of the Philippines (CAAP)
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Zamboanga (2 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 3.6 km ao noroeste do terminal rodoviário de Zamboanga, sendo acessível pelas autoestradas «Pan Philippine Highway» e «Gov. Camins Road».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.05%), terça-feira (13.25%), quarta-feira (14.70%), quinta-feira (13.66%), sexta-feira (15.53%), sábado (13.77%), domingo (13.04%)
  • Outras denominações: Замбоанга, زامبوانجا, זמבואנגה, 三宝颜, サンボアンガ, 잠보앙가

Destinos mais populares a partir de Zamboanga (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. CEBU Pacific Air (176, 52,07 %)
  2. Philippine Airlines (118, 34,91 %)
  3. Philippines AirAsia (32, 9,47 %)
  4. outros (3.55 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 3.6 km ao noroeste do centro de Zamboanga City.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir em sentido norte pela autoestrada «Mayor Jaldon» até ao cruzamento com a «Gov. Camings Road», onde tomarão à sua esquerda.

Atualmente, a oferta de táxis é muito escarsa, portanto, deve-se tomar um jeepney ou um triciclo para o centro do «pueblo».

História
O Aeroporto de Zamboanga teve seus inícios como o campo aéreo americano de Moret Field. A sua construção seguiu-se imediatamente à aterragem das forças norte-americanas naquela zona, em 1945. No pico de suas operações, descolavam dali cerca de 300 aeronaves por dia. A maioria destas aeronaves eram do United States Marine Corps que apoiavam as operações da divisão de infantaria do exército norte-americano em Mindanao.

Subsequentes remodelações aumentaram sua capacidade para manter voos. O aeroporto também servia a destinos internacionais no passado, tais como Lebuan e Sandakan, na Malásia, oferecidos pela Philippine Airways. Contudo, esses serviços foram cortados durante a Crise Asiática.

Este aeroporto e outros aeroportos internacionais filipinos estão sob o controlo da Manila International Airport Authority