Frota
Atualmente, a frota da Air Botswana é composta por 8 aeronaves dos seguintes modelos: ATR 42-500 (3); ATR 72-500 (2); Bae 146-100 (1, mas fora de operação); Boeing 737-200 (1); e Fokker F-28-4000 (1).
História
Ao atingir a independência da Grã-Bretanha, em 1966, o antigo protetorado de Bechuanaland tornou-se a República de Botsuana. Àquela época era simplesmente um sonho uma companhia aérea nacional. Esse sonho concretizou-se vinte anos depois. Embora a longa duração, o trabalho para essa concretização foi excelente.
Atualmente, a Air Botswana goza de grande reputação como companhia aérea africana de qualidade, não obstante suas modestas dimensões. Em 1988, deu-se então o nascimento da Air Botswana Corporation como entidade sob o controle do Ministério do Trabalho, Transporte e Comunicações. Com uma visão ousada do futuro, dentro de cinco anos foram adquiridas modernas aeronaves, foram construídas excelentes instalações de operação, administração e engenharia. Foram também adoptados os rigorosos padrões de operação das Autoridades de Aviação Civil Britânicas. Além disto, instalou-se um sistema de reservas internacional informatizado. E implementado um programa de desenvolvimento civil por toda a organização.
A Air Botswana foi criada em 1972 por decreto presidencial de Seretse Khama. Em um de Agosto de 1972, iniciou suas operações. A partir de 1988, deu-se a modernização da frota, com a compra da aeronaves da Avions de Transport Régional ATR 42 e British Aerospace Bae 146-100. Contudo, toda a frota ATR foi destruída em 1999, depois que um piloto da companhia com intenções suicídas, despenhou-se sobre as outras aeronaves deste tipo. Mas as operações puderam ser retomadas com as aeronaves arrendadas. Em fins de 1999 foram compradas duas aeronaves ATR 42. Em 2004, o governo de Butswana deu início ao processo de privatização.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da Air Botswana serve aos seguintes destinos: Francistown; Gaborone; Harare; Joanesburgo; Kasane e Maun.