Frota
Atualmente, a frota da Air Niugini é composta por 16 aeronaves dos seguintes modelos: Boeing 757-200, Boeing 767-300, Bombardier Dash 8-Q100, Bombardier Dash 8-Q200, Bombardier Dash 8-Q300 e Fokker f-28-100.
História
Esta companhia aérea foi fundada em Novembro de 1973 como a companhia national de Papua-Nova Guiné. 60% de suas ações eram detidas pelo governo, 16% pela Ansett, 12% pela Qantas e 12% pela Trans Australia Airlines. Em seus inícios operava exclusivamente voos domésticos, mas expandiu seus serviços internacionais. Com a companhia aérea, o governo decidiu-se por encorajar o desenvolvimento regional em um país sem rodovias.
Os serviços internacionais iniciaram muito cedo na história desta companhia, com um Boeing B720 arrendado. Este foi substituído por um Boeing 707, comprado à Qantas. Nos Anos 70 os serviços domésticos foram efectuados por Fokker F28 e Fokker F27. Em finais de 1975, a Air Niugini arrendou Boeings 727-200 à Ansett e à TAA para servir à rota de Brisbane. Em seguida, comprou à Qantas um Boeing 707 e iniciou a servir a rota para Manila e Hong Kong semanalmente. Em 1976, o governo comprou as partes da Qantas e TAA e, em 1980, as partes da Ansett. Assim nacionalizou a companhia.
Em 1979, a Air Niugini abriu as rotas para Honolulu e Singapura, via Jacarta. No mesmo ano abriu novas instalações no aeroporto de Jackson e escritórios de representação em Tóquio, Hong Kong, Europa e nos Estados Unidos.
Nos Anos 90, a companhia sofreu consideráveis revezes: agitações em Bougainville e a erupção vulcánica em Rabaul, que desestabilizaram o serviço doméstico da companhia. A crise monetária asiática teve uma grande influência para a Air Niugini, que teve perdas financeiras nesta década. Em contra-partida, o governo papuásio respondeu com demissões e supressão de rotas e com a abertura de representações na Ásia e Europa para aumentar a rentabilidade.
Em 2003, estas tentativas frutificaram, com um ganho de cerca de 15 milhões de dólares.
Ainda em 2002, foi adquirido um Boeing 767, usado para expandir os serviços internacionais. E isto, combinado com uma política de preços agressiva, tornou a companhia competitiva em muitas de suas rotas. Há um acordo com a Qantas, em que esta compra "blocos de poltronas" da Air Niugini, nos voos entre Cairns e Port Moresby.
No entanto, o governo papuásio sofreu muitas pressões, tanto do F.M.I. e do governo australiano, para a privatização da companhia. No entanto, Papua-Nova Guiné argumentou que a privatização iria destruir o intento dos voos domésticos: a integração sócio-económica da região, em detrimento do ganho.
Em 2006, o ministro dos transportes de da aviação civil anunciou a abertura do espaço aéreo papuásio a outras companhias aéreas internacionais.
Em 2008, iniciaram-se os voos da rota Sydney-Port Moresby, inicialmente com um Embraer 190, arrendado à australiana SkyAirWorld.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da Air Niugini serve aos seguintes destinos: Alotau; Brisbane; Buka; Cairns; Goroka; Hong Kong; Hoskins; Kavieng; Kuala Lumpur; Kundiawa; Lae; Madang; Manila; Manus; Mt Hagen; Nandi (Fiji); Popondetta; Port Moresby; Rabaul; Singapura; Sydney; Tabubil; Tóquio; Vanimo; Wapenamanda; Wewak.