Frota
Atualmente, a frota da Cubana de Aviación é composta por 13 aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A 320 - 200 (4), Boeing B-767 - 300ER (2), Iljuschin Il-96 - 300 (3) e Tupolew Tu-204 (4).
História
A Cubana de Aviación foi fundada em 1929 como Compañía Nacional Cubana de Aviación Curtiss, indicando sua associação com a Curtiss. Foi uma das primeiras grandes companhias na América Latina. Em 1932, a PanAmerican adquiriu-a e o adendo «Curtiss» foi-lhe retirado.
Em 1944, foi realizada a primeira conferência da ICAO, que à época chamava-se Organização Internacional da Aviação Civil. Ém 1945, a conferência foi realizada em Havana. A Cubana de Aviación foi uma das fundadoras da ICAO e também da IATA.
Em Maio de 1945, estabeleceu sua rota para Miami. Em 1948, iniciou as rotas transatlânticas entre Havana e Madrid, via Bermudas, os Açores e Lisboa. Em 1950, Roma foi incluída. Esta nova rota com a Europa tornou-a uma das primeiras companhias aéreas latino-americanas a oferecer um serviço transatlântico.
Em 1959, foi estatizada pelo governo revolucionário de Cuba. As companhias privadas Aerovías Q, a Cuba Aeropostal e a Expreso Aéreo Interamericanos foram integrados à Cubana de Aviación.
Em 1961, a rota internacional expandiu-se com serviços até Praga. O rompimento das relações diplomáticas com os E.U.A. e o embargo imposto pelo congresso norte-americano obrigaram a Cubana de Aviación a voltar-se para a União Soviética para que pudesse adquirir novas aeronaves. E, no âmbito de cooperação com a Aeroflot, em 1963, estabeleceu o voo non-stop mais longo até então.
A cooperação com a Interflug, a companhia aérea estatal da Alemanha Oriental, tornou possível o estabelecimento da ligação entre Berlim Oriental e Havana.
Atualmente, a Cubana de Aviación está a substituir as aeronaves de sua frota, construídas pela união soviética. Tanto que, em 2005, estabeleceu uma joint venture com a espanola Iberia.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da Cubana de Aviación serve aos seguintes destinos: Bogotá, Buenos Aires, Cayo Largo, Cienfuegos, Cancún, Caracas, México, Guantánamo, Guatemala, Havana, Holguín, Londres, Madrid, Montreal, Nassau, Paris, San José de Costa Rica, Santa Clara, Santiago de Cuba, Santo Domingo e Toronto.