Frota
Atualmente, a frota da ITA é composta por 52 aeronaves e outras 59 foram encomendadas.
História
A Alitalia chamava-se originariamente até ao final da Segunda Guerra Mundial Ala Littoria e estava sob controlo do regime fascista que durante a guerra emcampou toda a frota e integrou-a na aeronautica militar. Depois da capitulação e da proibição de voar por parte das tropas aliadas, iniciou-se a fomração de uma nova companhia aérea nacional, sob o nome de Aerolinee Italianee Internazionali, no Outono de 1946 - sob a liderança da British European Airways e do governo parlamentarista recém-eleito.
Depois de uma excelente elaboração dum plano aéreo estratégico, foi aberta a rota de Turim via Roma para a cidade siciliana de Catânia. Dentro de seis meses, esta companhia alargou sua malha aérea para 7 destinos domésticos e realizou nos mesmos cerca de 821 voos. Tomada pelo sucesso inicial, a companhia iniciou a implantação de uma malha aérea internacional em 1948, com o estabelecimento da rota Roma - Oslo. No Outono, as Aerolinee Italiane Internazionali fundiu-se com a companhia aérea regional Linee Aeree Italiane SpA e passou a ser nomeada como Alitalia.
Até inícios dos Anos 70, a companhia implantou novos rotas em todo o mundo e, com sua frota, alcançava todos os continentes habitados. Nos anos subsequentes, a Alitalia transferiu seu hub de Roma para Milão, face à um crescimento económico crescente e estável no norte da Itália e à consequente demanda de voos Business-Class. Entretanto, o antigo hub em Roma ainda foi mantido e oferece voos para maioria dos destinos europeus e intercontinentais.
Em 15.10.2021 a Alitalia encerrou suas operações e, em seguida, tornou-se Italia Trasporto Aereo, abreviada ITA.
Destinos
A ITA mantém, como dantes, seu hub principal no aeroporto de Roma-Fiumicino; e está a criar outro hub em Milão-Linate. A ITA Airways serve atualmente a 44 destinos na Europa, África do Norte e, alguns no continente americano. Até 2025, pretende expandir até 70 destinos.