Frota
Atualmente, a frota a Solomon Airlines é composta por 4 aeronaves dos seguintes modelos: Airbus A320 (1); De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter Series 300 (2); e Britten-Norman Islander (1).
História
A Solomon Airlines foi fundada em 1962 como companhia aérea de voos charter. Crowley, o seu fundador, voara por toda a região em torno de Papua-Nova Guiné antes de iniciar os voos para as Ilhas Salomão. Como não havia àquela altura nenhuma companhia aérea comercial nas ilhas, decidiu então fundar a Megapode Airlines.
Em 1968, a companhia aérea papuásia Macair comprou a Megapode e mudou o seu nome para Solomon Islands Airways - embora fosse conhecida como SOLAIR. A companhia tornou-se, então, a menor companhia aérea internacional do mundo e servia a ilha de Bougainville, em Papua Nova-Guiné.
Em 1975, a Talair comprou ambas as companhias. Em 1976, a SOLAIR recebeu 9 Beech Queen Air 80 em sua frota e o governo solomónico adquiriu 49% das ações da companhia e deu-se o direito de comprar os 51% restantes nos cinco anos futuros. Neste período o crescimento foi pequeno, porém constante. Tanto que um Fairchild Metro foi integrado à frota para atender a Vanuatu.
Em 1984, o governo das Ilhas Salomão comprou todas as ações restantes e arrendou dois Twin Otters e um Bandeirante à Talair. Após a tomada integral do governo, foram devolvidos as aeronaves arrendadas.
Em 1987 a companhia foi privatizada completamente. Face ao ceticismo por parte de seus funcionários - inclusive alguns ao nível gerencial, que ameaçaram abandonar a empresa, o governo decidiu então refazer a companhia e aplicar cerca de 2 milhões de dólares na compra de dois 300 Tiwn Otters. Com isto, deu-se também a mudança oficial para o nome de "Solomon Airlines".
Em seguida, formou-se um joint venture com a Qantas e a Solomon Airlines entrou na era do jato, com o arrendamento de um Boeing 737 da Air Pacific. Como a Air Pacific decidiu trocar seus Boeing 737 por Boeings 767, a Solomon Airlines foi forçada a arrendar Boeings 737 a uma outra companhia: International Lease Finance Corp.
Em 1999, com o eclodir da guerra civil, as Nações Unidas impuseram restrições ao país que reflectiram-se severamente nas rotas internacionais da companhia. Tanto que a certa altura, só tinha permissão para operar em uma rota - decidiram-se por Brisbane.
Actualmente, a Solomon Airlines encarou as consequências da guerra civil e ainda voa principalmente para regiões adjacentes no Pacífico.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da Solomon Airlines atende aos seguintes destinos: Afutara, Arona, Atoifi, Auku, Avuavu, Balalae, Bellona, Choiseul Bay, Fera, Gatokae, Gizo, Honiara, Jajao, Kagau, Kirakira, Marau, Mbambanakira, Munda, Ramata, Rennell, Santa Ana, Santa Cruz, Sehge, Suavanao e Yandina (domésticos); e Brisbane, Honiara, Nadi e Port Vila (internacional).