Frota
Atualmente, a frota da Sun Country Airlines é composta por 22 aeronaves dos seguintes modelos: Boeing 737-700 (6); e Boeing 737-800 (14).
História
Em 1982, um grupo de pilotos e hospedeiros da antiga Braniff International fundaram sua própria companhia aérea para atender aos executivos das cidades gêmeas de Minneapolis/St. Paul. O grupo deu-lhe então o nome de Sun Country Airlines.
À altura, possuía apenas 33 funcionários, que trabalhavam em todas as frentes: hospedeiros preparavam as refeições e armazenavam as bebidas enquanto os pilotos atualizavam os manuais e auxiliavam no catering. Mas era um grupo que trabalhava inclusive em seu tempo livre com o objetivo de que a empresa tivesse sucesso. Já no primeiro ano colhiam os frutos deste trabalho.
Nos anos seguintes, a companhia passou a operar de um hangar e voava destinos tais como: Oslo e Noruega; e tornou-se um membro da frota aérea civil de reserva e fazia voos charter militares para a Arábia Saudita e o Barém. Em 1994, duplicou sua frota e pessoal, face ao lucro recorde obtido.
A Sun Country experimentou os altos e baixos que acompanham o crescimento da indústria de aviação nos anos seguintes. Em 1999, tornou-se uma companhia aérea a oferecer voos regulares. No entanto, a guerra de preços atingiram a companhia, tanto que em 2000, havia perdido 62 milhões de dólares. Com os ataques terroristas de Setembro de 2001, a Sun Country anunciou encerrar suas operações regulares.
Pouco tempo depois, um grupo de investidores assumiu a companhia, que retomou suas operações em 2002. O cronograma inicial incluía ainda destinos como Denver, Los Angeles e Orlando. Depois, foi acrescentada Nova Iorque e Washington.
Com o crescimento da companhia, foi necessário um capital adicional necessário para a expansão. Duas empresas: a Petters Aviação e a White Advisors uniram-se e adquiriram a Sun Country e implementaram um plano de crescimento conservador. Em 2007, a Petters Aviation pagou todos os juros da Whitebox Advisors. E a companhia contestou com base no capítulo 11 da Lei de Bancarrotas em 2008.
Em 2009, a companhia anunciou lucros no primeiro semestre deste ano.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da Sun Country Airlines serve aos seguintes destinos domésticos: Anchorage, Boston, Dallas/Fort Worth, Lansing, Las Vegas, Los Angeles, Minneapolis, Nova Iorque-JFK, Orlando, Phoenix, Port Myers, San Diego, São Francisco e Seattle Tacoma.
E aos seguintes destinos internacionais: Cancún, Cozumel, Ixtapa/Zihuatanejo, Londres/Stansted, Mazatlán, Montego Bay, Puerto Vallarta, Punta Cana, San José del Cabo, San Juan de Porto Rico e St. Thomas/Ilhas Vírgens Americanas.