Frota
Atualmente, a frota de UTAir é composta por aeronaves dos seguintes modelos: Antonow AN-2 - Geofix, Antonow AN-24 - P, Antonow AN-24 - RV, Avions de Transport Régional ATR 42-300, Avions de Transport Régional ATR 72-200, Avions de Transport Régional ATR 72-500, Boeing 757-200 (winglets) Passenger, Boeing B-737 - 400, Boeing B-737 - 500, Bombardier CRJ200, Jakowlew (Yakowlew) Jak-40, LET L-410 Turbolet, Tupolew Tu-134 - A e Tupolew Tu-154 - M.
História
Em 1967, a companhia Aeroflot Tyumen Directorate procurou meios de atender à crescente demanda no setor de transportes, advindas do desenvolvimento da indústria de gás e petróleo, na Sibéria Ocidental. Em 1991, foi criada a Tyumenaviatrans Aviation para substituir a Aeroflot Tyumen Directorate. Ao cabo disto, a TAT assumiu a razao social de UTair, em 2003.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da UTAir atende aos seguintes destinos domésticos: Anapa; Arkhangelsk; Astrakan; Barnaul; Belgorod; Beloyarksiy; Berezovo; Biysk; Cheboksary; Cheramshanka; Ecaterimburgo; Igarka; Igrim; Irkutsk; Kaliningrado; Kazã; Shanty-Mansiysk; Kogalym; Krasnodar; Krasnoyarsk; Magnitogorsk; Makhachkala; Mineralnye Vody; Moscovo-Vnukovo; Moscovo-Domodedovo; Murmansk; Mys Kamenny; Nadym; Nizhnekamsk; Nizhnevartovsk; Nizhny Novgorod; Novy Urengoy; Novosibirsk; Noyabrsk; Nyagan; Omsk; Pechora; Rostov-on-Don; S. Petersburgo; Samara; Sochi; Sovetsky; Surgut; Syktyvkar; Tomsk; Tyumen; Ufa; Ukhta; Uray; Usink; Ust-Tsilma; Volgograd; Vorkuta. E aos seguintes destinos internacionais: Everão; Bacu; Ganja; Nakichevan; Tel Aviv; Bisqueque; Khujand; Pattaya; Munique; Donetsk, Kharkiv; Kiev; Lugansk; Lviv; Simferopol; Palanga; e Vilnius.