Frota
Atualmente, a frota da Widerøe Flyveselskap SAS é composta por 34 aeronaves dos seguintes destinos: De Havilland De Havilland DHC-8-100 Dash 8/8Q (19), De Havilland De Havilland DHC-8-300 Dash 8/8Q (8) e De Havilland De Havilland DHC-8-400 Dash 8/8Q (7).
História
A Widerøe foi fundada em 1934 por Viggo Widerøe como Wideroe's Flying Company. Ela recebeu a permissão estatal para estabelecer uma rota regular entre Oslo, Kristiansand, Stavanger e Haugesund. Contra esta permissão, os protestos da companhia aérea estatal DNL foram bem sucedidos.
Com a ocupação das tropas alemãs, o Kirkenes Services terminal e Viggo Widerøe foi internado pelos nazistas entre 1940 e 1943.
Depois da guerra, Widerøe fundou uma escola de voo em 1946 e, em seguida, uma empresa de táxi aéreo e uma companhia de fotografias aéreas. Em 1950, a companhia Polarfly A.S. de Narvik comprou a Widerøe para Bodø e Svolvær. A SAS ainda ofereceu à Widerøe ainda outras rotas na qualidade de subsidiária. Com isto, a malha aérea ampliou-se para as cidades de Harstad, Tromsø, Alta e Hammerfest.
Em 1965 foram realizados também voos charter. E por disfrutar de grande consideração junto ao Parlamento Norueguês, recebeu a permissão para construir pequenos aeroportos no norte do país. Com isto, construiu um monopólio, pois as grandes companhias aéreas não podiam aterrar em pista curtas.
,
Em 1975, já contava com cerca de 34 destinos. Em 1994, a malha foi ainda alargada para Copenhaga, Ilhas Shetlands e, mais tarde para Aberdeen, Edimburgo, Newcastle, Estocolmo e Berlim. Atualmente, é totalmente filial da SAS.
Destinos
Atualmente, a malha aérea da Widerøe serve principalmente a destinos domésticos, tais como: Bergen, Trondheim,Tromsø, Hammerfest e Kirkenes; e também aos seguintes destinos internacionais: Aberdeen, Edimburgo, Newcastle, Copenhaga, Gotemburgo e também as Ilhas Gotland e Bornholm.