- Lisboa (LIS) Genebra (GVA)
- seg
- ter
- qua
- qui
- sex
- sáb
- dom
até 5 Voos diretos por diamín. 2h 15minDesde 40 € - Porto (OPO) Genebra (GVA)
- seg
- ter
- qua
- qui
- sex
- sáb
- dom
até 7 Voos diretos por diamín. 2h 5minDesde 65 €
Aeroporto Genebra GVA
O Aeroporto Internacional de Genebra, conhecido como «Aéroport International de Genève» é um importante aeroporto na Suíça e serve à cidade homónima e capital do Cantão de Genebra, ao oeste do país. Ele é o segundo maior aeroporto do país e um dos maiores aeroportos na Europa.Este aeroporto possui uma particularidade: é dividido em um setor suíço e outro francês. Este último está em território nacional francês e, visto haver somente um terminal, a transferência de passageiros sem visto para a Suíça dá-se pela compra de um voo doméstico francês para o sector francês do aeroporto de Genebra e de lá, o passageiro deverá prosseguir viagem de automóvel, autocarro ou comboio para uma cidade francesa ou para o ressort de esqui, de forma que não necessário que as autoridades suíças controle o passaporte.
Atualmente, em Genebra, há voos internacionais para vários destinos, entre outros:Argel, Atenas, Barcelona, Beijing / Pequim - Capital, Berlim - Brandemburgo, Bruxelas, Bucareste, Dublin, Estocolmo - Arlanda, Florença, Frankfurt, Helsínquia / Helsinque, Lisboa, Londres - Heathrow, Madrid, Malaga, Montreal - Trudeau, Moscovo / Moscou - Sheremetyevo, Paris - CDG, Porto, Praga, Roma - Fiumicino, Toronto - Pearson, Veneza, Viena, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com mais de 4.500 lugares no estacionamento destinados à breves e longas permanências; bem como um edifício-garagem para estacionamento à breves permanências.
- Cidades próximas: Genf (6 km), Lausanne (51 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao norte do centro de Genebra, sendo acessível pelas autoeestradas A1, A40 e N1
- Estações de comboios: O passageiro deverá utilizar os comboios que circulam entre o aeroporto e a estação ferroviária Genebra-Cornavin.
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 4 km ao norte do centro de Genebra.
Ele possui um sistema de transporte multi-modal: estação ferroviária e conexão com a rede rodoviária suíça e francesa. Para chegar aoeroporto, proveniente da França, o passageiro deve tomar a A40 até a fronteira e de lá, pela autoestrada n° 41. O sector central suíço do aeroporto de Genebra está ligado àautoestrada N1, por cujo uso cobra-se uma taxa (necessário um selo único regional). Para evitar passar pelo território suíço, dirigir directamente para o setor francês do aeroporto via Ferney-Voltaire, próximo a Collonges, pela D984. Em Ferney-Voltaire, seguir a sinalização para Genebra e, antes da alfândega suíça, dobrar à direita. Esta estrada leva o passageiro ao sector francês do aeroporto.
Diante dos terminais de chegada e partida há paragens de autocarro para autocarros regulares da empresa de transporte público de Genebra (TPG). A linha 10, por exemplo, vai para o centro de Genebra; a linha 18, para o quartel-general da ONU; e várias outras linhas regionais de autocarros circulam do sector francês para cidades da região. Dos sectores internacional e francês do aeroporto de Genebra-Cointrin circula o Aéro Skibus para várias estações de esqui. O Aero-Express dispõe de conexões para Grenoble, Chambéry e Lyon. A estação de comboios do aeroporto etá a 300 metros de distância dos sectores de chegada e partida. Todos os comboios param na estação central de Genebra-Conarvin, de onde partem comboios para destinos em toda a Suíça e outros países europeus.