Aeroporto Birmingham-Alabama
Atualmente, de / para Birmingham, há cerca de 74 voos diários para 52 destinos nos E.U.A, entre os quais: Atlanta, Baltimore, Charlotte, Chicago-Midway, Chicago-O'Hare, Dallas-Love, Dallas/Forth Worth, Denver, Detroit, Filadélfia, Houston-Hobby, Houston-Intercontinental, Jacksonville, Memphis, Miami, Minneapolis/St. Paul, Nashville, Nova Iorque-LaGardia, Nova Orleães, Orlando, Phoenix, St. Louis, Tampa, Washington-National (início 24.03.2012), onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT -6
- Serviço telefónico: +1 205 595 0533
- Morada/Endereço: Birmingham - Shuttlesworth International Airport, 5900 Messer Airport Highway, Birmingham, Alabama 35212, USA
- Administração: Birmingham Airport Authority
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 5.600 lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Birmingham (7 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 7 km de Birmingham, diretamente até à saída 129 da autoestrada «Interstate 59» em direção à Chattanooga.
- Estações de comboios: O passageiro deverá ir com o comboio «Crescent» até à «Birmingham Amtrak Rail Station» e prosseguir em táxi até ao aeroporto.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.51%), terça-feira (14.72%), quarta-feira (13.84%), quinta-feira (14.34%), sexta-feira (14.19%), sábado (12.81%), domingo (15.57%)
- Outras denominações: Бирмингем, шт. Алабама (США), برمنغهام، ألاباما, ברמינגהאם - אלבמה, バーミングハム (アラバマ州), 伯明翰 (亚拉巴马州), 버밍햄 (앨라배마 주), अलबामा (बर्मिंघम)
Destinos mais populares a partir de Birmingham-Alabama (Voos semanais )
- Aeroportos Dallas - Fort Worth (131, 14,19 %)
- Aeroportos Chicago O'Hare (102, 11,05 %)
- Aeroportos Atlanta (73, 7,91 %)
- Aeroportos Houston - Aeroporto Intercontinental George Bush, TX (48, 5,20 %)
- Aeroportos Charlotte Douglas (39, 4,23 %)
- Aeroportos Detroit Wayne County (37, 4,01 %)
- Aeroportos Denver (26, 2,82 %)
- Aeroportos Nova Iorque - Nova York - LaGuardia (25, 2,71 %)
- Aeroportos Washington - Ronald Reagan (23, 2,49 %)
- Aeroportos Dallas - Love Field, TX (15, 1,63 %)
- outros (43,76 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- American Airlines (474, 27,59 %)
- United Airlines (462, 26,89 %)
- Delta Air Lines (449, 26,14 %)
- outros (19.38 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 7 km ao nordeste do centro de Birmingham.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Birmingham deverão conduzir até à saída 129 da autoestrada «Interstate 59», em direção à Chattanooga.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir com o comboio «Crescente» até à estação de comboios «Birmingham Amtrak Rail Station». E prosseguir em táxi.
História
A história do Aeroporto de Birmingham - Shuttlesworth iniciou em 1928, quando deram-se os primeiros serviços aéreos comerciais para Atlanta, Geórgia, Nova Orleães, Louisiana e Dallas. Como estes serviços cresceram rapidamente, o Concelho de Birmingham decidiu começar a construção de um novo aeroporto, o Aeroporto Municipal de Birmingham.
Foi inaugurado em 1931, com um terminal em estilo georgiano e uma pista oeste-leste. Este terminal ficou imediatamente ao leste dos novos complexos de terminais, construídos entre 1962 e 1971. Com a chegada da American Airlines em 1931 e da Eastern Airlines em 1934, aumentando o número de passageiros, justificou a construção de uma nova pista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi arrendado pelas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos por um dólar. No Campo Aérea de Birmingham operou o Terceiro Esquadrão Aéreo como base de caças, opera para Base Aérea da 310a. Unidade. O exército contribuiu consideralmente para a melhoria do aeroporto, com a aquisição de terrenos, pavimentação de pistas de taxiamento adicionais e a construção de uma torre de controlo.
Depois de sua devolução ao controlo da cidade, em 1948, a Southern Airways começou o serviço no aeroporto. Em 1951, funcionavam já 4 pistas. Em 1959, a pista 5/23 foi aumentada e a Capital Airlines começou a operar no aeroporto. Já no final dos anos 1960, já recebia jatos DC-8, DC-9, 727 e 880.
O crescimento contínuo do tráfego de passageiros, em 1962, resultou na construção de um segundo terminal e uma nova torre de controlo, construída ao oeste o primeiro terminal de 1931. Em 1973, foi concluído o termina semi-circular atual, construído ao oeste do terminal e da torre de controlo, de 1962.
Em 1993, com a introdução de voos para o Canadá e o México, o nome do aeroporto foi alternado para Aeroporto Internacional de Birmingham. Em 1990, a pista 18/36 foi aumentada para 7.100 metros, o que permitiu o poiso de jatos. Até ao início de 2000, tinha sido construída a nova torre de controlo com 64 metros de altura e implementou melhorias consideráveis na área de carga.
Em 2006, o Aeroporto Internacional de Birmingham comemorou 75 anos a servir a Região Central do Alabama. Em 2008, Larry Langford, o prefeito de Birmingham decidiu rebatizar o aeroporto para Aeroporto Internacional Birmingham-Shuttleswoth.