Aeroporto Chateauroux
Atualmente, em Châteauroux-Centre, há somente voos cargo e charter.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +33 (0) 2 54 60 53 53
- Morada/Endereço: Châteauroux-Centre Airport, 36130 - Déols FRANCE
- Administração: Conseil régional du Centre
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Tours (98 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 5 km ao noroeste do centro de Châteauroux, sendo acessível pela saída 12 da autoestrada A-20 e a cerca de 60 km das autoestradas A-10 e A-71.
- Estações de comboios: A estação ferroviária de Châteauroux encontra-se a cerca de 6 km de distância.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (0.00%), terça-feira (0.00%), quarta-feira (0.00%), quinta-feira (0.00%), sexta-feira (0.00%), sábado (0.00%), domingo (0.00%)
- Outras denominações: Châteauroux-Centre, Châteauroux, Шатору, شاتورو, שאטורו, 샤토루, シャトールー, 沙托鲁
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 3.5 km ao nordeste de Châteauroux e a cerca de 1.6 km ao nordeste do centro de Déols.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir até à saída 12 da autoestrada A-20 e a cerca de 60 km das autoestradas A-10 e A-71.
História
A história do Aeroporto de Châteauroux esteve sempre ligada à aviação e à industria aerospacial. Em 1936, foi criada a primeira fábrica de aviações que foi estatizada meses depois pelo SNCASO. Em 1951, a USAF escolhe este aeroporto, de acordo com o governo francês - para instalar a sua maior base aérea, por causa das condições climáticas favoráveis e também pela localização privilegiada, no centro da Europa.
Em 1967, o aeroporto foi cedido à França. Em 1974, a Câmara de Indústria e Comércio local decidiu reativar as instalações e iniciar as operações comerciais.
Em Janeiro de 1994 foi renomeado em «Marcel Dassault Ariport».
Em 1995, a direção do aeroporto foi assumida pelo Conselho Geral de Indre, que criou um sindicato mixto, associando a Comunidade da Aglomeração de Châteauroux, a CIC de Indre e a comunidade de Coings.
Em 2007, o Estado transfere a propriedade e gestão do aeroporto ao centro de Conselho Regional, que pretende desenvolver atividades industriais, no âmbito de frete aéreo, a complementar a ADP e a manutenção aeronáutica.