3 Rotas-de-voo de & para Denpasar - Bali (DPS)
Garuda Indonesia (GA719, GA723), Malindo Air (OD178), Jetstar Airways (JQ35, JQ43), Qantas Airways (QF45, QF267), KLM (KL4029)
Garuda Indonesia (GA8801), NAM Air (IN281), Citilink (QG7310), Sriwijaya Air (SJ271)
Thai Airways (TG431), Asiana Airlines (OZ9413)
Aeroporto Dempassar - Bali
A Indonésia ainda é servida pelo Aeroporto de Jacarta-Sukarno-Hatta e pelo Aeroporto de Surabaia-Juanda.
Atualmente, em Dempassar-Ngurah, há voos domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Adelaide, Amsterdão/Amsterdã, Balikpapan, Bandung, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Banjarmasin, Banywangi, Bima, Brisbane, Broome (sazonal), Dili, Ende, Guangzhou/Cantão, Hangzhou, Hong Kong, Jacarta-Soekarno-Hatta, Kaohsiung (sazonal), Kaohsiung, Kuala Lumpur, Kupang, Labuan Bajo, Makassar, Manado, Manila, Mataram, Maumere, Medan, Melbourne, Moscovo / Moscou-Domodedovo, Moscovo/Moscou-Sheremetyevo (sazonal), Osaka-Kansai, Penang, Perth, Phuket, Port Hedland, Praya, Ruteng, Seul-Incheon, Sidney, Singapura, Sumbawa, Surabaia, Sydney, Taipé-Taoyuan, Tambolaka, Tarakan, Tembagapura, Tóquio-Haneda, Tóquio-Narita, Waingapu, Xangai-Pudong e Yogyakarta, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 8
- Serviço telefónico: +62 361 935-1011
- Morada/Endereço: Denpasar - Ngurah Rai International Airport, Tuban, Denpasar 80362, Bali, Indonesia
- Administração: Persero PT Angkasa Pura I
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 960 lugares destinados à breves e longas permanências e cerca de 700 lugares para motocicletas.
- Cidades próximas: Denpasar (12 km), Singaraja (71 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 12 km ao sul do centro de Dempassar, sendo acessível pela autoestrada «Jalan I Gusti Ngurah Rai» até à «Jalan Airport Ngurah Rai», após à estância de férias de Kuta.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.17%), terça-feira (13.15%), quarta-feira (13.41%), quinta-feira (15.06%), sexta-feira (14.77%), sábado (14.49%), domingo (14.94%)
- Outras denominações: Dempassar, Денпасар-Балі, Денпасар - Бали, Ντενπασάρ - Μπαλί, ბალი (კუნძული), دنباسار, دنپاسار, דנפסאר-באלי, देनपसार - बाली, દેનપસાર, จังหวัดบาหลี, 덴파사 - 발리 섬, 덴파사르, デンパサール-バリ島, 丹帕沙-巴厘岛
Destinos mais populares a partir de Dempassar - Bali (Voos semanais )
- Aeroportos Jacarta - Soekarno - Hatta (474, 18,61 %)
- Aeroportos Kuala Lumpur (208, 8,17 %)
- Aeroportos Perth (122, 4,79 %)
- Aeroportos Singapura - Changi (112, 4,40 %)
- Aeroportos Melbourne - Tullamarine (80, 3,14 %)
- Aeroportos Lombok (78, 3,06 %)
- Aeroportos Surabaia - Juanda (73, 2,87 %)
- Aeroportos Macáçar - Sultão Hasanuddin (54, 2,12 %)
- Aeroportos Sydney - Kingsford Smith (52, 2,04 %)
- Aeroportos Manila - Ninoy Aquino (48, 1,88 %)
- outros (48,92 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Lion Air (853, 17,02 %)
- Indonesia AirAsia (728, 14,53 %)
- Batik Air (553, 11,04 %)
- Citilink (422, 8,42 %)
- Garuda Indonesia (344, 6,86 %)
- Jetstar Airways (306, 6,11 %)
- Wings Air (255, 5,09 %)
- Malindo Air (184, 3,67 %)
- AirAsia Berhad (108, 2,16 %)
- Virgin Australia (98, 1,96 %)
- outros (23,14 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 12 km ao sudoeste do centro de Dempassar, na localidade de Kuta.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros que circulam regularmente entre a estação ferroviária de Tegal, em Dempasar, e o aeroporto.
Além desta alternativa, há bemos (mini-autocarros), táxis ou automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.
História
A história do Aeroporto Internacional Dempasar-Ngurah tem seu início em 1931, quando foi criado o Aeródromo de Tuban, no ponto mais estreito da costa sul de Bali. Ele possuía à altura uma pista com cerca de 700 metros de comprimento que atendia às aeronaves holandesas, além da qual pequenos e simples edifícios em madeira. A localização do aeródromo naquela parte da ilha facilitava as chegadas e partidas sobre o oceano, o que reduzia consideravelmente a poluição sonora.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto foi tomado por tropas imperiais japonesas, que ocuparam Bali. Durante esse período, os nipónicos realizaram melhorias no aeroporto. Em 1942, os japoneses deixaram Bali. Deste ano até 1947, a pista foi aumentada. Muitos balineses viam nas forças invasoras japonesas como potenciais libertadores das forças coloniais neerlandesas, muito impopulares.
Em 1949, foram construídos o terminal e a torre de controlo. Em 1959, o presidente Suekarno procurou desenvolver a pista. Nos Anos de 1960, o aeródromo vê os impactos de seu desenvolvimento, para atender às novas aeronaves Boeing e ao número crescente de passageiros. Foi iniciado o Projeto Turban para dotar o aeródromo de capacidade para operações internacionais. Entre 1965 e 1969 foi construído um novo terminal. Então o Aeroporto Internacional de Ngurah Rai foi inaugurado em 1968. Ele recebeu este nome em homenagem a uma figura política muito importante na luta pela independência da Indonésia.
Como o fluxo de passageiros aumentou consideravelmente, foi construído um novo terminal internacional entre 1975 e 1978. Mais tarde, este foi convertido em terminal doméstico.