2 Rotas-de-voo de & para Denpasar - Bali (DPS)
Thai Airways (TG431), Asiana Airlines (OZ9413)
Thai Airways (TG432), Asiana Airlines (OZ9414)
Aeroporto Dempassar - Bali
A Indonésia ainda é servida pelo Aeroporto de Jacarta-Sukarno-Hatta e pelo Aeroporto de Surabaia-Juanda.
Atualmente, em Dempassar-Ngurah, há voos domésticos e internacionais para vários destinos, entre outros: Adelaide, Amsterdão/Amsterdã, Balikpapan, Bandung, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Banjarmasin, Banywangi, Bima, Brisbane, Broome (sazonal), Dili, Ende, Guangzhou/Cantão, Hangzhou, Hong Kong, Jacarta-Soekarno-Hatta, Kaohsiung (sazonal), Kaohsiung, Kuala Lumpur, Kupang, Labuan Bajo, Makassar, Manado, Manila, Mataram, Maumere, Medan, Melbourne, Moscovo / Moscou-Domodedovo, Moscovo/Moscou-Sheremetyevo (sazonal), Osaka-Kansai, Penang, Perth, Phuket, Port Hedland, Praya, Ruteng, Seul-Incheon, Sidney, Singapura, Sumbawa, Surabaia, Sydney, Taipé-Taoyuan, Tambolaka, Tarakan, Tembagapura, Tóquio-Haneda, Tóquio-Narita, Waingapu, Xangai-Pudong e Yogyakarta, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Dempassar - Bali (DPS)
- Fuso horário: GMT 8
- Serviço telefónico: +62 361 935-1011
- Morada/Endereço: Denpasar - Ngurah Rai International Airport, Tuban, Denpasar 80362, Bali, Indonesia
- Administração: Persero PT Angkasa Pura I
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 960 lugares destinados à breves e longas permanências e cerca de 700 lugares para motocicletas.
- Cidades próximas: Denpasar (12 km), Singaraja (71 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 12 km ao sul do centro de Dempassar, sendo acessível pela autoestrada «Jalan I Gusti Ngurah Rai» até à «Jalan Airport Ngurah Rai», após à estância de férias de Kuta.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.17%), terça-feira (13.15%), quarta-feira (13.41%), quinta-feira (15.06%), sexta-feira (14.77%), sábado (14.49%), domingo (14.94%)
- Outras denominações: Dempassar, Денпасар-Балі, Денпасар - Бали, Ντενπασάρ - Μπαλί, ბალი (კუნძული), دنباسار, دنپاسار, דנפסאר-באלי, देनपसार - बाली, દેનપસાર, จังหวัดบาหลี, 덴파사 - 발리 섬, 덴파사르, デンパサール-バリ島, 丹帕沙-巴厘岛
Destinos mais populares a partir de Dempassar - Bali (Voos semanais )
- Jacarta - Soekarno - Hatta (474, 18,61 %)
- Kuala Lumpur (208, 8,17 %)
- Perth (122, 4,79 %)
- Singapura - Changi (112, 4,40 %)
- Melbourne - Tullamarine (80, 3,14 %)
- Lombok (78, 3,06 %)
- Surabaia - Juanda (73, 2,87 %)
- Macáçar - Sultão Hasanuddin (54, 2,12 %)
- Sydney - Kingsford Smith (52, 2,04 %)
- Manila - Ninoy Aquino (48, 1,88 %)
- outros (48,92 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Lion Air (853, 17,02 %)
- Indonesia AirAsia (728, 14,53 %)
- Batik Air (553, 11,04 %)
- Citilink (422, 8,42 %)
- Garuda Indonesia (344, 6,86 %)
- Jetstar Airways (306, 6,11 %)
- Wings Air (255, 5,09 %)
- Malindo Air (184, 3,67 %)
- Super Air Jet (144, 2,87 %)
- AirAsia Berhad (108, 2,16 %)
- outros (22,23 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 12 km ao sudoeste do centro de Dempassar, na localidade de Kuta.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros que circulam regularmente entre a estação ferroviária de Tegal, em Dempasar, e o aeroporto.
Além desta alternativa, há bemos (mini-autocarros), táxis ou automóveis de aluguer à disposição dos passageiros.
História
A história do Aeroporto Internacional Dempasar-Ngurah tem seu início em 1931, quando foi criado o Aeródromo de Tuban, no ponto mais estreito da costa sul de Bali. Ele possuía à altura uma pista com cerca de 700 metros de comprimento que atendia às aeronaves holandesas, além da qual pequenos e simples edifícios em madeira. A localização do aeródromo naquela parte da ilha facilitava as chegadas e partidas sobre o oceano, o que reduzia consideravelmente a poluição sonora.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto foi tomado por tropas imperiais japonesas, que ocuparam Bali. Durante esse período, os nipónicos realizaram melhorias no aeroporto. Em 1942, os japoneses deixaram Bali. Deste ano até 1947, a pista foi aumentada. Muitos balineses viam nas forças invasoras japonesas como potenciais libertadores das forças coloniais neerlandesas, muito impopulares.
Em 1949, foram construídos o terminal e a torre de controlo. Em 1959, o presidente Suekarno procurou desenvolver a pista. Nos Anos de 1960, o aeródromo vê os impactos de seu desenvolvimento, para atender às novas aeronaves Boeing e ao número crescente de passageiros. Foi iniciado o Projeto Turban para dotar o aeródromo de capacidade para operações internacionais. Entre 1965 e 1969 foi construído um novo terminal. Então o Aeroporto Internacional de Ngurah Rai foi inaugurado em 1968. Ele recebeu este nome em homenagem a uma figura política muito importante na luta pela independência da Indonésia.
Como o fluxo de passageiros aumentou consideravelmente, foi construído um novo terminal internacional entre 1975 e 1978. Mais tarde, este foi convertido em terminal doméstico.