Aeroporto Doncaster - Sheffield

Aeroporto Doncaster - Sheffield

O Aeroporto de Doncaster/Sheffield é um importante aeroporto doméstico, nas instalações da antiga base aérea militar de Finningley, em South Yorkshire, no centro do Reino Unido. Por sua excelente localização, entre vários condados, onde habitam cerca de 6 milhões de potenciais passageiros, este aeroporto cresce rapidamente e é considerado um dos 20 mais importantes do Reino Unido quanto ao volume anual de passageiros.

Atualmente, em Doncaster/Sheffield, há voos domésticos e internacionais regulares e sazonais oferecidos para vários destinos: Alicante, Antália, Antália, Bodrum, Burgas, Corfu, Cós, Creta, Dalamã, Enfidha, Faro, Gdansk, Girona, Ibiza, Jérsei, Katowice, Lançarote, Larnaca, Las Palmas de Gran Canaria, Málaga, Minorca, Pafos, Palma de Maiorca, Poznán, Réus, Rhodes, Sharm el-Sheikh, Tenerife-Sul, Turim, Varsóvia-Modlin, Vilnius, Wroclaw, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 0
  • Serviço telefónico: +44 8708 33 22 10
  • Morada/Endereço: Robin Hood Airport, Heyford House, First Avenue, Doncaster DN9 3RH, United Kingdom
  • Administração: Peel Group - Doncaster Sheffield Airport Limited
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 2.500 vagas destinadas à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Rotherham (23 km), Sheffield (35 km), Kingston upon Hull (52 km), Leeds (53 km), York (55 km), Huddersfield (55 km), Nottingham (58 km), Bradford (60 km), Derby (69 km), Oldham (74 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao sudeste do centro de Doncaster, sendo acessível pela autoestrada M18, até Bawtry e seguir a sinalização até ao aeroporto.
  • Estações de comboios: Na estação ferroviária de Doncaster «Doncaster Rail Station», passagem o autocarro shuttle/vaivém «Airport Arrow», que parte a cada 60 minutos diariamente. O trajeto é percorrido em 25 minutos.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.23%), terça-feira (16.60%), quarta-feira (11.78%), quinta-feira (15.30%), sexta-feira (15.76%), sábado (14.46%), domingo (10.86%)
  • Outras denominações: Robin Hood Airport, RAF Finningley

Destinos mais populares a partir de Doncaster - Sheffield (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Wizz Air (90, 60,40 %)
  2. Transavia France (54, 36,24 %)
  3. outros (3.36 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 10 km ao sudoeste do centro de Doncaster.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de outros sítios deverão ir até Doncaster pela autoestrada M 18 e entrar na saída 4. Em Bawtry, seguir a sinalização pela autoestrada por cerca de 6 km até ao aeroporto.

Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à estação ferroviária de Doncaster «Doncaster Railway Station» e prosseguir em shuttlebus/autocarro shuttle «Airport Arrow», que dali parte a cada 60 minutos diariamente. O trajeto é percorrido 25 a 30 minutos.

Além destas alternativas, há os autocarros 29, 91, X19, X30, 707 e 230 dos transportes públicos, que partem do centro de Doncaster.

História
As origens do Aeroporto Robin Hood remonta às origens da aviação militar no Reino Unido, quando foi fundado o Aeródromo Finningley, em 1915.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi usado pelo «Royal Flying Corps» quando interceptaram zeppelins que dirigiam-se à cidades industriais do norte do Reino Unido. Na Segunda Guerra Mundial, foi utilizado principalmente para fins de treinamento, servindo à formação de tripulações de aeronaves maiores tais como o comando de bombardeiros. Poucas missões de combate decolaram de Finningley.

Durante a Guerra Fria, o aeródromo ganhou importância, sendo base dos bombardeiros vulcan, equipados com armas nucleares.

Na Década de 1970 e 1980, a prioridade do aeroporto foi principalmente a formação de pilotos antes de ser desativado em 1995.

Em 2005, sua reabertura como Aeroporto Robin Hood Doncaster Sheffield deveu-se principalmente ao aumento de voos low-cost e à demanda de passageiros. O primeiro voo comercial realizado foi para Palma de Maiorca. O aeroporto foi projeto para servir pelo menos 1 milhão de passageiros anualmente. Em 2007, já servia à cerca de 2.2 milhões de passageiros.

Em Dezembro de 2009, a EasyJet anunciou operar voos de Doncaster para Amsterdão, Barcelo, Faro, Palma de Maiorca e Praga. Contudo, como estes voos não apresentaram os resultados esperados, foram desativados em 2011.

Em 2010, a Ryanair anuncio voos para Tenerife Sul e Faro.