Aeroporto Dubrovnik

Aeroporto Dubrovnik

O Aeroporto de Dubrovnik é o oitavo aeroporto croata mais importante que serve à cidade homónima, no extremo sul da região da Dalmácia e ao sul da Croácia. Durante o verão é servido por numerosos voos charter. É o segundo mais importante do país, quanto ao número de passageiros transportados anualmente.

Atualmente, em Dubrovnik, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais e charter sazonais: Atenas, Barcelona, Belfast-International, Beogrado, Bergen, Berlim, Bilbau, Birmingham, Bruxelas, Bucareste-Henri Coanda, Bydgoszcz, Colónia-Bona / Colônia-Bonn, Copenhaga / Copenhague, Cork, Cracóvia, Donetsk, Dublin, Dublin, Dusseldorf, Edimburgo, Estocolmo-Arlanda, Estugarda / Stuttgart, Frankfurt, Gdansk, Genebra, Hamburgo, Hanôver, Helsínquia / Helsinque, Istambul-Ataturk, Knock, Leeds-Bradford, Leipzig / Halle, Londres-Gatwick, Londres-Stansted, Madrid, Manchester, Manchester, Milão-Malpensa, Moscovo / Moscou-Domodedovo, Moscovo / Moscou-Sheremetyevo, Munique, Nantes, Newcastle upon Tyne, Oslo-Gardermoen, Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly, Poznán, Roma-Fiumicino, Roma-Fiumicino, Shannon, Split, Stavanger, Tel Aviv-Ben Gurion, Trondheim, Valencia, Varsóvia-Chopin, Veneza-Marco Polo, Viena, Wroclaw/Breslávia, Zagreb e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Dubrovnik (DBV)
  • Fuso horário: GMT 1
  • Serviço telefónico: +385 20 773-100
  • Morada/Endereço: Zračna luka Dubrovnik, 20213 Čilipi, Hrvatska
  • Administração: Dubrovnik Airport Ltd.
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências. Os primeiros 15 minutos são gratuitos.
  • Cidades próximas: Mostar (95 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 17 km ao sudeste de Dubrovinik, sendo acessível pela autoestrada 8/E-65, em direção à Herceg Novi.
  • Estações de comboios: A estação ferroviária mais próxima encontra-se a 90 km ao noroeste, em Ploce, de onde partem autocarros diariamente, a cada 2 horas para Dubrovnik.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (11.35%), terça-feira (13.86%), quarta-feira (12.99%), quinta-feira (14.19%), sexta-feira (15.08%), sábado (16.75%), domingo (15.78%)
  • Outras denominações: Dubrownik, Raguxa, Raguza, Ragusa, Дубровник, Дуброўнік, Ντουμπρόβνικ, دوبروونیک, دوبروفنيك, דוברובניק, דובראָווניק, Դուբրովնիկ, დუბროვნიკი, डबरोवनिक, डुब्रोवनिक, डुब्रोव्निक, 杜布罗夫尼克, 杜布羅夫尼克, 두브로브니크, ドゥブロヴニク

Destinos mais populares a partir de Dubrovnik (Voos semanais )

  1. Zagrebe - Pleso (25, 71,43 %)
  2. Barcelona (4, 11,43 %)
  3. Istambul (2, 5,71 %)
  4. Londres - Gatwick (2, 5,71 %)
  5. outros (5,72 %)

Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Croatia Airlines (50, 69,44 %)
  2. Vueling Airlines (10, 13,89 %)
  3. British Airways (8, 11,11 %)
  4. outros (5.56 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 17 km ao sudeste de Dubrovnik, entre as localidades de Konavle e Cilipi.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada 8/E-65; e, entre Dubrovnik e Herceg Novi, seguir a sinalização até ao aeroporto.

História
A história do Aeroporto de Dubrovnik começa em 1936, quando foi construído no sítio chamado Gruda, em Konavle. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1960, foi modernizado no atual local, em Cilipi. Em 1962, são iniciadas as operações no novo aeroporto. Em 1971, a pista foi alongada. Em 1976, foi construído o terminal internacional. Em 1977, a pista é reconstruída. Em 1978, foi construída uma unidade de energia para o fornecimento de eletricidade central. Em 1991, o aeroporto é ocupado pelo exército da antiga Jugoslávia/Iugoslávia, com sua total devastação e pilhagem de todos os equipamentos.

Entre 1992 e 1993, é construída a infraestrutura e o armazenamento de carga, usado temporariamente como terminal de passageiros. Em 1994, o prédio da administração é reconstruído. Em 1995, é reconstruído o terminal de passageiros. Novos equipamentos destinados à aterragem de aeronaves são adquiridos em 1998. Em 1999, o terminal internacional de passageiros é reconstruído e ampliação. Em 2000, o sistema de iluminação na pista. Em 2003, as cabeceiras das pistas são recapeadas. Em 2005, há investimentos em parques de estacionamento e áreas verdes.


Estatística de dados climáticos Dubrovnik

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
11.7
12.5
14.2
17.4
21.2
25.4
28.6
28.0
25.0
20.8
16.7
13.5
8.8
9.4
11.2
14.2
17.8
21.9
24.7
24.4
21.5
17.4
13.5
10.6
5.8
6.3
8.1
11.0
14.4
18.3
20.7
20.7
17.9
14.0
10.3
7.7
13.0
13.0
13.0
15.0
17.0
22.0
23.0
24.0
22.0
20.0
18.0
15.0