3 Rotas-de-voo de & para Oslo - Gardermoen (OSL)
TAP Air Portugal (TP761, TP763), Norwegian Air Shuttle (DY1786), Polskie Linie Lotnicze LOT (LO4717), Air Baltic (BT5329)
TAP Air Portugal (TP762, TP764), Norwegian Air Shuttle (DY1787), Air Baltic (BT5322, BT5323), Polskie Linie Lotnicze LOT (LO4716)
Norwegian Air Shuttle (DY1783, DY1781), SAS Scandinavian Airlines (SK4708)
Aeroporto Oslo - Gardermoen
Atualmente, em Oslo-Gardermoen, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais e charter para vários destinos, entre outros: Aalborg, Aarhus, Agadir, Ajaccio, Alanya, Alesund, Alicante, Alta, Amsterdão / Amsterdã, Andoya, Antália, Arrecife, Atenas, Banguecoque / Bangkok-Suvarnabhumi, Banjul, Barcelona, Bardufoss, Belgrado, Bergen, Berlim, Billund, Bodo, Bordéus / Bordeaux, Bratislava, Bronnoysund, Bruxelas, Budapeste, Burgas, Cancún, Cárpatos, Cefalónia, Chania, Colónia-Bona / Colônia-Bonn, Copenhaga / Copenhague, Corfu, Cós, Cracóvia, Dalamã, Doha, Dubai, Dublin, Dubrovnik, Dusseldorf, Edimburgo, Estocolmo - Arlanda, Estocolmo-Bromma, Fagernes, Faro, Floro, Forde, Frankfurt, Fuerteventura, Funchal, Gdansk, Genebra, Goa, Gotemburgo - Landvetter, Grã-Canária, Grenoble, Hamburgo, Harstad / Narvik, Haugesund, Helsínquia / Helsinque, Heráclio, Ibiza, Isla de Margarita, Islamabade, Istambul-Ataturk, Istambul-Sabiha Gökçen, Izmir / Esmirna, Karlstad, Kiev-Boryspil, Kirkenes, Krabi, Kristiansand, Kristiansund, Lahore, Lakselv, Larnaca, Larnaca, Las Palmas, Lefkas, Lisboa, Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Longyearbyen, Málaga, Manchester, Marrakech, Menorca, Milão-Malpensa, Molde, Monastir, Moscovo / Moscou-Sheremetyevo, Munique, Múrcia, Newark, Newcastle (GB), Nice, Ólbia, Orland, Orsta/Volda, Palanga, Palma de Maiorca, Paris - Charles de Gaulle, Paris-Orly, Phuket, Pisa, Ponta Delgada, Poznán, Praga, Preveza, Pristina, Pula, Reiquejavique-Keflavik, Riga, Rijeka, Rimini, Rodes, Roma - Fiumicino, Roros, Rzeszów, S. Petersburgo, Salzburgo, Samos, Sandane, Sandnessjoen, Santorini, Santorini, Sarajevo, Sharm el-Sheikh, Skiathos, Sogndal, Split, Stavanger, Stord, Szczecin, Tallinn, Tenerifa - Sul, Tenerife, Tromso, Trondheim, Varna, Varsóvia, Veneza-Marco Polo, Viena, Vilnius, Visby, Zaquintos e Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +47 915 064-00; +47 64 81 20 00
- Morada/Endereço: Oslo-Gardermoen Airport, Edvard Munchs Veg, N-2061 Gardermoen, Norway
- Administração: Oslo Lufthavn AS
- Estacionamento: Sim. Com cobranças de taxas. Há um parque de estacionamento com cerca de 3.500 lugares destinados à breves permanências (destas 650 em um edifício-garagem) e 7.900 lugares a longo período de tempo.
- Cidades próximas: Oslo (36 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se na localidade de Jessheim, acessível pela autoestrada E-6 e à autoestrada expressa 174.
- Estações de comboios: Airport Express Train «Flytoget» para a estação ferroviária de Oslo.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (16.21%), terça-feira (15.06%), quarta-feira (15.38%), quinta-feira (15.75%), sexta-feira (15.49%), sábado (9.12%), domingo (12.99%)
- Outras denominações: Oslas, Осло, Осьлё, Осла, Όσλο, אוסלו, اوسلو, أوسلو, ئۆسلۆ, اسلو, Օսլո, ოსლო, ઓસ્લો, ওসলো, ओस्लो, ഓസ്ലൊ, ஒஸ்லோ, ออสโล, オスロ, 오슬로, 奥斯陆, 奧斯陸
Destinos mais populares a partir de Oslo - Gardermoen (Voos semanais )
- Aeroportos Copenhaga (274, 7,17 %)
- Aeroportos Trondheim (253, 6,62 %)
- Aeroportos Bergen - Flesland (229, 5,99 %)
- Aeroportos Stavanger, Sola (192, 5,02 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (132, 3,45 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (116, 3,04 %)
- Aeroportos Estocolmo - Arlanda (108, 2,83 %)
- Aeroportos Tromso (97, 2,54 %)
- Aeroportos Frankfurt (80, 2,09 %)
- Aeroportos Helsínquia - Vantaa (72, 1,88 %)
- outros (59,37 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- SAS Scandinavian Airlines (2362, 31,07 %)
- Norwegian Air Shuttle (2014, 26,49 %)
- Wideroe (513, 6,75 %)
- Lufthansa (222, 2,92 %)
- British Airways (198, 2,60 %)
- KLM (190, 2,50 %)
- Norwegian Air International (160, 2,10 %)
- Finnair (128, 1,68 %)
- Air France (96, 1,26 %)
- Wizz Air (76, 1,00 %)
- outros (21,63 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 48 km ao nordeste do centro de Oslo.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros provenientes de Jessheim deverão conduzir até à autoestrada E6 via autoestrada expressa 174.
Para chegar em comboio ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar o comboio de alta-velocidade Flytoget, uma espécie de Airport Express, que circula entre o aeroporto e o centro de Oslo, parando na estação ferroviária de Oslo e várias estações do metropolitano. Além de alternativa, os comboios InterCity e comboios expressos da linha Skien - Oslo ; Lillehammer - Trondheim - Aeroporto de Oslo param na estação Aeroporto de Oslo-Gardemoen.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros regionais que partem do terminal rodoviário há alguns passos de distância do terminal.
O «SAS Airport Bus» conecta o aeroporto e a estação ferroviária de Oslo, bem como o autocarro SL. Os autocarros Flybussekspressen circulam entre o aeroporto e Oslo, Bærum, Fredrikstad, Ski e Gjøvik. Além desta alternativa, há ligações regulares para Sarpsborg, Hønefoss e Hamar.
História
A história do Aeroporto de Oslo - Gardermoen tem seus inícios quando os exércitos da Noruega e Dinamarca utilizaram o terreno como campo, em 1740. Até 1788, era chamado Fredericksfeldt. Em 1834, foi utilizado pela infantaria e pela artilharia, em 1860. Por volta de 1900, foram construídos edifícios isolados. Em 1925, a base já tinha onze campos e grupos de edifícios. O primeiro voo em Gardermoen foi realizado em 1912 e o aeródromo tornou-se um aeródromo militar.
Durante a ocupação da Noruega pela Alemanha nazista, a Luftwaffe assumiu o aeroporto e construiu ali as primeiras instalações, tais como: hangares e duas pistas. Após a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto foi tomado pela Força Aérea norueguesa, que construiu o edificio principal. Em 1946, a Braathens SAFE tornou-o o seu hub principal, mas saiu de lá dois anos depois. Gardermoen foi também o aeroporto de reserva do Aeroporto Oslo-Fornebu, que foi fechado devido às constantes neblinas.
De 1946 a 1952, com o alongamento da pista em Fornebu, todo o tráfego intercontinental foi transferido para Gardermoen. Em 1960, recebeu o seu primeiro avião a jato, que não podia usar a pista de Fornebu. Em 1962, a SAS introduziu um voo direto para Nova Iorque, que foi rapidamente encerrado.
Em 1972, as capacidades restritas de Fornebu forçaram as autoridades a transferir todo o tráfego charter para Gardermoen. O número de passageiros crescia continuamente, tanto que um hangar foi convertido em um edifício do terminal. Em 1978, a SAS introduziu um voo semanal para Nova Iorque. Em 1983, foram aplicadas severas restrições contra o Aeroporto de Fornebu, obrigando a SAS Braathens SAFE a mudar suas operações charter para Gardermoen. Em 1985, as pistas foram alargadas.