3 Rotas-de-voo de & para Estocolmo - Arlanda (ARN)
SAS Scandinavian Airlines (SK1556, SK556), Etihad Airways (EY7493), United Airlines (UA7051), Thai Airways (TG6210), Norwegian Air Shuttle (DY4532), KLM (KL1117), Aeroméxico (AM6513)
SAS Scandinavian Airlines (SK2904), TAP Air Portugal (TP788, TP784), Polskie Linie Lotnicze LOT (LO4704), Azores Airlines (S48664, S48682, S48662), Air Baltic (BT5324)
SAS Scandinavian Airlines (SK2903), TAP Air Portugal (TP783, TP789), Polskie Linie Lotnicze LOT (LO4703), Ukraine International Airlines (PS9948), Norwegian Air Shuttle (DY4277), Air Baltic (BT5318, BT5351)
Aeroporto Estocolmo - Arlanda
Em Estocolmo ainda há o Aeroporto de Bromma, que oferece apenas voos domésticos. Há dois aeroportos que são considerados erroneamente como aeroportos de Estocolmo, muito embora encontrem-se realmente muito longe do centro urbano: O Aeroporto de Skavsta, a 108 km e o Aeroporto de Vasteras, a 110 km.
Atualmente, em Estocolmo - Arlanda, há voos domésticos e internacionais regulares a vários destinos, entre outros: Aalborg, Barcelona, Beijing / Pequim - Capital, Berlim - Brandemburgo, Billund, Calamata, Dublin, Genebra, Hagfors, Kokkola, Lisboa, London - City, Londres - Heathrow, Manchester, Moscovo / Moscou - Sheremetyevo, Paris - Charles de Gaulle, Praga, Riga, Tallinn, Viena, Vilnius, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +46 (0)10 109 10 00
- Morada/Endereço: Stockholm Arlanda Airport, S-190 45 Stockholm-Arlanda, Sweden
- Administração: Swedavia
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxa. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências; lugares ao ar-livre e em edifícios-garagem (com vários andares); garagens aquecidas no rés-do-chão do SkyCity.
- Cidades próximas: Uppsala (27 km), Stockholm (37 km), Västerås (77 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 41 km ao norte do centro de Estocolmo, sendo acessível pela autoestrada E4 em sentido norte. Ao chegar à localidade de Arlanda, prosseguir pela autoestrada 273.
- Estações de comboios: Arlanda-Express («high-speed shuttle trains») que circula entre Arlanda e Estocolmo-Central; Arlanda Central Station com ligação direta aos comboios X2000, Intercity e comboios supra-regionais (SJ railway) e regionais; Uppland public transport system (UL)
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.72%), terça-feira (14.54%), quarta-feira (15.21%), quinta-feira (15.05%), sexta-feira (15.34%), sábado (10.58%), domingo (13.57%)
- Outras denominações: Tukholma, Stokkhólmur, Stoccolma, Stokholma, Sztokholm, Stockholbma, Štokholm, Estocolmo, Stokholmas, Stoccholm, Estocolmu, Stokholm, Stokolm, Stokkolma, Stokgolm, Стокhольм, Стакгольм, Стокхолм, Стокольма, Стокҳолм, Стокгольм, Στοκχόλμη, סטוקהולם, שטאקהאלם, استکهلم, ستوكهولم, سٹاکہوم, სტოკჰოლმი, Ստոքհոլմ, ስቶኮልም, স্টকহোম, स्टॉकहोम, ਸਟਾਕਹੋਮ, ஸ்டாக்ஹோம், สตอกโฮล์ม, ストックホルム, 스톡홀름, 斯德哥爾摩, 斯德哥尔摩
Destinos mais populares a partir de Estocolmo - Arlanda (Voos semanais )
- Aeroportos Helsínquia - Vantaa (130, 8,43 %)
- Aeroportos Copenhaga (121, 7,84 %)
- Aeroportos Oslo - Gardermoen (107, 6,93 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (72, 4,67 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (72, 4,67 %)
- Aeroportos Frankfurt (39, 2,53 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (34, 2,20 %)
- Aeroportos Munique (32, 2,07 %)
- Aeroportos Zurique - Kloten (29, 1,88 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (29, 1,88 %)
- outros (56.9 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- SAS Scandinavian Airlines (1052, 34,00 %)
- Norwegian Air International (428, 13,83 %)
- British Airways (136, 4,40 %)
- Lufthansa (136, 4,40 %)
- Finnair (133, 4,30 %)
- Eurowings (102, 3,30 %)
- KLM (91, 2,94 %)
- Air France (88, 2,84 %)
- Norwegian Air Shuttle (76, 2,46 %)
- Polskie Linie Lotnicze LOT (46, 1,49 %)
- outros (26.04 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 41 km ao norte do centro de Estocolmo, próximo à localidade de Maersta.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas/os passageiros provenientes do centro de Estocolmo deverão conduzir diretamente pela autoestrada E4, em direção à Uppsala e, logo depois de Alarndastad, pela autoestrada 273 até ao terminal.
Para chegar em comboio ao aeroporto, os passageiros deverão dirigir-se até à estação ferroviária de Estocolmo, de onde partem os rápidos «Arlanda Express» chegam ao aeroporto em 20 minutos, a uma velocidade de 200 km/h. Os «Arlanda Express» saem regularmente a cada 10 - 15 minutos e param em «Arlanda South» (terminais 2,3 e 4) e «Arlanda North» (terminal 5).
Além desta alternativa, o Aeroporto de Arlanda possui sua própria estação ferroviária, que se encontra-se na zona SkyCity, entre os terminais 4 e 5. Na SkyCity param regularmente os «Commuter Train»/comboios rápidos, que circulam entre Estocolmo e Uppsala.
Para chegar em autocarro / ônibus ao aeroporto, os passageiros poderão utilizar os autocarros da empresa «Flygbussarna» que circulam regularmente entre Estocolmo e o terminal. Também o Aeroporto de Bromma, de Skavsta e de Vasteras são servidos por estes autocarros / ônibus. Uma outra alternativa aos passageiros provenientes de Estocolomo é utilizar o autocarro 853, que pára em todos os terminais.
E, para chegar ao aeroporto, os passageiros provenientes de Uppsala poderão utilizar os autocarros 801 e 802 que circulam entre o Terminal Rodoviário de Uppsala «Upplands Lokaltrafik».
Os passageiros, que já se encontrem no aeroporto, poderão chegar rapida e comodamente aos terminais com o autocarro / ônibus vaivem / shuttlebus 10 gratuito que circulam diariamente, entre 06:00 h e 23:00 h. O autocarro vaivém 14 circula regularmente entre os terminais e o parque de estacionamento, próximo aos hoteis Radission SAS e Jumbo Hostel, com lugares destinados à longas permanências, de 05:00 h a 24:00 h. Alternativamente, entre os terminais e os estacionamentos circulam os autocarros 17 regularmente entre 05:00 h e 00:00 h e, com telefonema, também durante à noite.
História
Os planos para construir um novo aeroporto como uma alternativa para o aeroporto inaugurado em 1936, em Bromma, foram desenvolvidos já em 1943, visto que as pistas de Bromma eram demasiadamente curtas para os voos intercontinentais futuros para a América do Norte. Em 1958, finalmente, a comissão responsável por este planeamento acordou a construção em um sítio situado no distrito de Ärlinghundra, cujo nome fora já mencionado documentalmente em 1316. A partir deste pano de fundo histórico, em 1958, o Parlamento sueco decidiu nomear o aeroporto Estocolmo-Arlanda. A palavra Ärlinghundra desenvolveu-se para Arland, à qual acrescentou-se o sufixo "a". Com isto, o significado em sueco é "terras".
Em 1959, apenas um ano mais tarde, o novo aeroporto já era utilizado por escolas de voo. Em 26.06.1960, finalmente, seguiu-se o voo inaugural comercial para Nova Iorque. A abertura oficial do novo aeroporto realizou-se só dois anos mais tarde, em 01.04.1962, por Gustavo VI, então rei sueco.
No início da década de 70, com o crescente turismo charter para o Mediterrâneo, decidiu-se em 1972 pela abertura de um terminal destinado aos voos charter. E, com o aumento constante do turismo internacional, construiu-se em 1976 um terminal internacional maior para atender a esta demanda. Este terminal, destinado tanto aos voos charter quanto aos voos regulares internacionais, foi inaugurado pelo rei Gustav VI.
A ampliação do aeroporto seguiu-se nos anos seguintes continuamente. Em Outubro de 1983, os novos terminais 1 e 4 foram inaugurados pelos reis suecos, Carlos XVI Gustavo e Sílvia. O terminal 2 foi oficialmente inaugurado em 1990 pelo príncipe Bertil da Suécia, terceiro filho de Carlos Gustavo. A entrada em operação do terminal 3 ocorreu pouco tempo depois.
Nos Anos 90, seguiu-se a realização do próximo projeto: a construção de uma rede ferroviária (Arlandabanan), que liga o aeroporto à estação central de comboios de Estocolmo. Esta rede, Arlanda Express, foi inaugurada em Novembro de 1999.
Com o boom económico nos anos 90 do último século, o tráfego aéreo atingiu número recordes, que mostrou que o aeroporto atingira seus limites. Tanto, que em 1998, construiu-se uma outra pista, a atual Runway 3, que é paralela à Runway 1. Em Dezembro de 2001, foi inaugurada a torre de controlo, com 83 metros de altura. Outras medidas que seguiram-se foram: a modernização da estação dos bombeiros e a construção do terminal 5. Em Maio de 2002, Vitória, a princesa herdeira sueca e duquesa de Västergötland, inaugurou oficialmente a torre de controlo, bem como a pista 3.