Partidas EuroAirport (EAP)
Horários dos voos de partida sábado, 25 de Junho de 2022*






4 Rotas-de-voo de & para EuroAirport (EAP)
Deutsche Lufthansa (LH2403, LH2401, LH2395, LH2397, LH2399), SAS Scandinavian Airlines (SK3140, SK3115), Swiss International Air Lines (LX3922)
easyJet (U27687, U27685), TAP Air Portugal (TP954, TP956)
easyJet (U21134, U21132, U21136)
easyJet (U27688, U27686), TAP Air Portugal (TP953, TP957)
Aeroporto EuroAirport
ESSP é, depois de Zurique e Genebra, o terceiro maior aeroporto em toda a Suíça e, atualmente, o que cresce mais rapidamente. Em França é o 5° mais importante. Em 2004, O EuroAirport registou cerca de 2.549.127 de passageiros. Desde 2005, dá-se um aumento no número de passageiros de uma maneira exponencial e o aeroporto cresce, graças ao enorme número de vôos para vários destinos oferecidos pela empresa aérea EasyJet. Em 2005, o número de passageiros atingiu a cifra de 3.315.696. Em 2006, a direção do aeroporto anunciou o maior número de passageiros desde a abertura do aeroporto. Com um total de 4.02 milhões de passageiros foi superada a melhor marca do ano de 2001 que foi de 3.783.464. O volume de frete em 2006 foi de 95.000 toneladas.
Oferece, atualmente, conexões para 60 destinos do tráfego normal e 40 destinos de férias em torno do Mar Mediterrâneo, nas Caraíbas, na África e nos Estados Unidos da América. Uma das empresas aéreas mais importantes no aeroporto é a EasyJet, que voa para 19 destinos na Europa - Londres, Paris, Berlim, Munique, Hamburgo, bem como Barcelona e Amsterdão.
Os vôos sob o controlo suíço são designados com o nome do aeroporto suíço Basileia, Suíça (IATA-Código BSL); ao passo que os vôos sob o controlo francês são designados com o nome do aeroporto francês Mullhouse, França (IATA-Código MLH). Em ambos os casos, pode-se utilizar as saídas tanto para a Suíça como para a França. Os passageiros, que procurem um vôo para o EuroAirport, deverão procurar por dois destinos. Nem todas as agências de viagem o conhecem. Um vôo «Mulhouse - Paris CDG» pela Air France pode ser mais económico do que o vôo « Basileia - Paris CDG» pela Swiss, ou ao contrário. E da mesma forma, pode-se expedir um bilhete «BSL-CDG» - com «transferência MLH» - e a parte do trajecto BSL-MLH deverá ser coberta a pé. De modo diverso que na maioria dos aeroportos, a chegada, a bagagem é recolhida antes do controlo de passaportes. Somente após a recolha da bagagem, o passageiro deverá dirigir-se para o controle de fronteiras francês ou suíço.
Se o passageiro provier do lado suíço para pegar um vôo no lado francês, haverá um controlo na saída da Suíça e um controlo na entrada do Espaço Schengen. Nestes casos, o passageiro pode ir com automóvel para o lado francês, mas o controlo alfandegário será realizado por policiais alfandegários na estrada para o aeroporto e não dentro do aeroporto. E o mesmo vale para vôos de passageiros oriundos da França, que partem da Suíça.
- URL: EuroAirport (EAP)
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +41 61 325 31 11 (CH); +33 3 89 90 31 11 (F);
- Morada/Endereço: Flughafen Basel-Mulhouse; Postfach 142; CH-4030 Basel; Aéroport de Bâle-Mulhouse; Boite postale 120; F-68304 Saint-Louis Cedex
- Administração: EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com serca de 2.300 lugares destinados à breves e a longas permanências (Suíça) e 3.600 lugares destinados à breves e longas permanências (França).
- Cidades próximas: Basel (6 km), Mülhausen (23 km), Freiburg (51 km), Bern (72 km), Zürich (81 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km do centro de de Friburgo em Brisgóvia, sendo acessível pela autoestrada A35/A3.
- Estações de comboios: Da estação ferroviária de Basileia (SBB, SNCF e DB), utilizar o autocarro 50; da estação ferroviária de Mulhouse, na França, o autocarro 707.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.81%), terça-feira (14.51%), quarta-feira (14.84%), quinta-feira (15.11%), sexta-feira (15.32%), sábado (11.87%), domingo (13.54%)
- Outras denominações: Basileia, Mulhouse, EuroAirport Basel Mulhouse Freiburg, EuroAirport Basileia-Moulhouse, Евроаеродром Базел—Милуз—Фрајбург, ЕвроАэропорт - Базель-Мюлуз-Фрайбург, ユーロエアポート, 巴塞尔-米卢斯-弗赖堡欧洲机场
Destinos mais populares a partir de EuroAirport (Voos semanais )
- Amesterdão - Schiphol (47, 5,80 %)
- Frankfurt (40, 4,94 %)
- Munique (40, 4,94 %)
- Palma de Maiorca - Sont Sant Joan (32, 3,95 %)
- Barcelona (30, 3,70 %)
- Lisboa (24, 2,96 %)
- Londres - Heathrow (23, 2,84 %)
- Londres - Gatwick (23, 2,84 %)
- Viena (21, 2,59 %)
- Budapeste - Ferihegy (20, 2,47 %)
- outros (62,97 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- easyJet (446, 31,61 %)
- Swiss International Air Lines (116, 8,22 %)
- United Airlines (53, 3,76 %)
- Air Mauritius (42, 2,98 %)
- Delta Air Lines (40, 2,83 %)
- Kenya Airways (40, 2,83 %)
- TUI fly (37, 2,62 %)
- Air France (32, 2,27 %)
- Xiamen Airlines (32, 2,27 %)
- ANA All Nippon Airways (31, 2,20 %)
- outros (38,41 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 6 km a noroeste de Basileia (Suíça) e a cerca de 30 km a sudeste de Mulhouse (França), entre as localidades de Hésingue e Saint-Louis.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir, do lado francês, pela autoestrada A35; ou diretamente de Basileia por uma outra autoestrada sem portagem.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à Estação de Basileia (Bahnhof SBB), de onde partem os autocarros 50 várias vezes ao dia, com um tempo de percurso de 15 minutos.
E da Estação de St. Louis, dotada de ligação ferroviária com Mulhouse, partem os autocarros 11 várias vezes por dia. E, na cidade alemã de Mulhouse partem autocarros para o EuroAirport, com um tempo de percurso de 55 minutos.
História
A história do EuroAirport começa com a construção de um aeroporto operado em conjunto pela França e pela Suíça por volta dos Anos 30. Mas, devido à Segunda Guerra Mundial, o plano foi adiado. Em 1946, acordou-se que a localização do novo aeroporto seria em Blotzheim. A França providenciaria o terreno e a Suíça, sua construção, que teve início em 1946. Ele foi aberto provisoriamente em Maio deste mesmo ano.
Entre 1951 e 1953, sua pista foi ampliada para 1.600 metros e construída a estrada de acesso, a «Zollstrasse». Em 1960, foi aprovado o primeiro projeto de ampliação do aeroporto, sendo sucessivamente ampliado nas décadas seguintes. Em 1972, a pista norte-sul foi ampliada. Em 1984, cerca de um milhão de passageiros utilizam o aeroporto. Em 1987, foi batizado como Euro-Airport Basileia-Mulhouse-Freiburg. Em 1992, atinge dois milhões de passageiros e, seis anos mais tarde, os três milhões.
O contínuo aumento no volume de passageiros implicou a nova ampliação do terminal, realizada em duas fases: a primeira, em 2002, e a segunda, em 2005. Neste período, deu-se a quebra do volume de passageiros, com a bancarrota da Swissair. Mas, com a entrada da easyJet, o fluxo aumenta de novo, atingindo os 4 milhões, em 2006.