Aeroporto EuroAirport
ESSP é, depois de Zurique e Genebra, o terceiro maior aeroporto em toda a Suíça e, atualmente, o que cresce mais rapidamente. Em França é o 5° mais importante. Em 2004, O EuroAirport registou cerca de 2.549.127 de passageiros. Desde 2005, dá-se um aumento no número de passageiros de uma maneira exponencial e o aeroporto cresce, graças ao enorme número de vôos para vários destinos oferecidos pela empresa aérea EasyJet. Em 2005, o número de passageiros atingiu a cifra de 3.315.696. Em 2006, a direção do aeroporto anunciou o maior número de passageiros desde a abertura do aeroporto. Com um total de 4.02 milhões de passageiros foi superada a melhor marca do ano de 2001 que foi de 3.783.464. O volume de frete em 2006 foi de 95.000 toneladas.
Oferece, atualmente, conexões para 60 destinos do tráfego normal e 40 destinos de férias em torno do Mar Mediterrâneo, nas Caraíbas, na África e nos Estados Unidos da América. Uma das empresas aéreas mais importantes no aeroporto é a EasyJet, que voa para 19 destinos na Europa - Londres, Paris, Berlim, Munique, Hamburgo, bem como Barcelona e Amsterdão.
Os vôos sob o controlo suíço são designados com o nome do aeroporto suíço Basileia, Suíça (IATA-Código BSL); ao passo que os vôos sob o controlo francês são designados com o nome do aeroporto francês Mullhouse, França (IATA-Código MLH). Em ambos os casos, pode-se utilizar as saídas tanto para a Suíça como para a França. Os passageiros, que procurem um vôo para o EuroAirport, deverão procurar por dois destinos. Nem todas as agências de viagem o conhecem. Um vôo «Mulhouse - Paris CDG» pela Air France pode ser mais económico do que o vôo « Basileia - Paris CDG» pela Swiss, ou ao contrário. E da mesma forma, pode-se expedir um bilhete «BSL-CDG» - com «transferência MLH» - e a parte do trajecto BSL-MLH deverá ser coberta a pé. De modo diverso que na maioria dos aeroportos, a chegada, a bagagem é recolhida antes do controlo de passaportes. Somente após a recolha da bagagem, o passageiro deverá dirigir-se para o controle de fronteiras francês ou suíço.
Se o passageiro provier do lado suíço para pegar um vôo no lado francês, haverá um controlo na saída da Suíça e um controlo na entrada do Espaço Schengen. Nestes casos, o passageiro pode ir com automóvel para o lado francês, mas o controlo alfandegário será realizado por policiais alfandegários na estrada para o aeroporto e não dentro do aeroporto. E o mesmo vale para vôos de passageiros oriundos da França, que partem da Suíça.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +41 61 325 31 11 (CH); +33 3 89 90 31 11 (F);
- Morada/Endereço: Flughafen Basel-Mulhouse; Postfach 142; CH-4030 Basel; Aéroport de Bâle-Mulhouse; Boite postale 120; F-68304 Saint-Louis Cedex
- Administração: EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com serca de 2.300 lugares destinados à breves e a longas permanências (Suíça) e 3.600 lugares destinados à breves e longas permanências (França).
- Cidades próximas: Basel (6 km), Mülhausen (23 km), Freiburg (51 km), Bern (72 km), Zürich (81 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km do centro de de Friburgo em Brisgóvia, sendo acessível pela autoestrada A35/A3.
- Estações de comboios: Da estação ferroviária de Basileia (SBB, SNCF e DB), utilizar o autocarro 50; da estação ferroviária de Mulhouse, na França, o autocarro 707.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.29%), terça-feira (12.83%), quarta-feira (14.56%), quinta-feira (14.84%), sexta-feira (15.64%), sábado (13.82%), domingo (14.02%)
- Outras denominações: Basileia, Mulhouse, EuroAirport Basel Mulhouse Freiburg, EuroAirport Basileia-Moulhouse, Евроаеродром Базел—Милуз—Фрајбург, ЕвроАэропорт - Базель-Мюлуз-Фрайбург, ユーロエアポート, 巴塞尔-米卢斯-弗赖堡欧洲机场
Destinos mais populares a partir de EuroAirport (Voos semanais )
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (70, 6,60 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (56, 5,28 %)
- Aeroportos Frankfurt (54, 5,09 %)
- Aeroportos Munique (48, 4,52 %)
- Aeroportos Barcelona (36, 3,39 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (32, 3,02 %)
- Aeroportos Porto (30, 2,83 %)
- Aeroportos Viena (28, 2,64 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (28, 2,64 %)
- Aeroportos Berlim-Brandemburgo (24, 2,26 %)
- outros (61,73 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- easyJet (968, 45,11 %)
- Wizz Air (240, 11,18 %)
- British Airways (224, 10,44 %)
- Lufthansa (204, 9,51 %)
- Air France (128, 5,96 %)
- KLM (112, 5,22 %)
- Austrian Airlines (56, 2,61 %)
- Turkish Airlines (32, 1,49 %)
- Pegasus Airlines (26, 1,21 %)
- Vueling Airlines (26, 1,21 %)
- outros (6,06 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 6 km a noroeste de Basileia (Suíça) e a cerca de 30 km a sudeste de Mulhouse (França), entre as localidades de Hésingue e Saint-Louis.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir, do lado francês, pela autoestrada A35; ou diretamente de Basileia por uma outra autoestrada sem portagem.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá ir até à Estação de Basileia (Bahnhof SBB), de onde partem os autocarros 50 várias vezes ao dia, com um tempo de percurso de 15 minutos.
E da Estação de St. Louis, dotada de ligação ferroviária com Mulhouse, partem os autocarros 11 várias vezes por dia. E, na cidade alemã de Mulhouse partem autocarros para o EuroAirport, com um tempo de percurso de 55 minutos.
História
A história do EuroAirport começa com a construção de um aeroporto operado em conjunto pela França e pela Suíça por volta dos Anos 30. Mas, devido à Segunda Guerra Mundial, o plano foi adiado. Em 1946, acordou-se que a localização do novo aeroporto seria em Blotzheim. A França providenciaria o terreno e a Suíça, sua construção, que teve início em 1946. Ele foi aberto provisoriamente em Maio deste mesmo ano.
Entre 1951 e 1953, sua pista foi ampliada para 1.600 metros e construída a estrada de acesso, a «Zollstrasse». Em 1960, foi aprovado o primeiro projeto de ampliação do aeroporto, sendo sucessivamente ampliado nas décadas seguintes. Em 1972, a pista norte-sul foi ampliada. Em 1984, cerca de um milhão de passageiros utilizam o aeroporto. Em 1987, foi batizado como Euro-Airport Basileia-Mulhouse-Freiburg. Em 1992, atinge dois milhões de passageiros e, seis anos mais tarde, os três milhões.
O contínuo aumento no volume de passageiros implicou a nova ampliação do terminal, realizada em duas fases: a primeira, em 2002, e a segunda, em 2005. Neste período, deu-se a quebra do volume de passageiros, com a bancarrota da Swissair. Mas, com a entrada da easyJet, o fluxo aumenta de novo, atingindo os 4 milhões, em 2006.