Aeroporto Islay - Glenegedale
É administrado pela empresa Highlands and Islands Airports Ltd, subordinada ao Ministério dos Transportes escocês, que mantém sua base no Aeroporto de Inverness e assumiu a administração de dez pequenos aeroportos escoceses.
- Fuso horário: GMT 0
- Serviço telefónico: +44 1496 302 361
- Morada/Endereço: Islay Airport, Glenegedale, Islay, PA42 7AS, United Kingdom
- Administração: Highlands and Islands Airports Limited
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 8 km ao norte do centro de Port Ellen, sendo acessível pela autoestrada A846, em direção à Port Ellen.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.42%), terça-feira (15.42%), quarta-feira (15.42%), quinta-feira (18.22%), sexta-feira (15.42%), sábado (12.62%), domingo (7.48%)
- Outras denominações: Glenegedale Airport, Port Allen Airport, Айла (остров), आइस्ले, アイラ島, 艾拉島
Localização
Este aeroporto encontra-se na costa sudoeste, a cerca de 8 km ao norte do centro de Port Ellen, a segunda maior localidade em Islay.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada A846 até depois de Port Ellen, e então, seguir a sinalização.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar o autocarro que parte diariamente do aeroporto para todas as localidades da ilha. Por favor, informe-se sobre os horários atuais no diretamente no local.
História
Os primeiros aeroportos surgiram em Islay nos Anos 30. Contudo, estes possuíam simplesmente pistas com grama. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, ordenou a construção de aeroportos militares a oeste das ilhas escocesas, com objetivo de proteção contra os ataques aéreos alemães à Escócia.
O Aeroporto de Islay foi construído em 1940 e recebeu uma pista asfaltada em 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 1.500 pessoas da Royal Air Force (RAF) estavam ali estacionadas.
Atualmente, é utilizado para serviços regulares para a Escócia e por transporte aeromédico.