Aeroporto Kerikeri

Aeroporto Kerikeri

O Aeroporto de Kerikeri, conhecido como Bay of Islands, é um importante aeroporto regional e serve à homónima cidade turística, na região de Northland, a mais setentrional do país, na Ilha Norte da Nova Zelândia. É um destino turístico muito popular.

Atualmente, em Kerikeri, há voos regulares oferecidos para Whangarei e para a capital, Auckland, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Kerikeri (KKE)
  • Fuso horário: GMT 12
  • Serviço telefónico: +64 09 407 6133
  • Morada/Endereço: Kerikeri - Bay of Islands Airport, 218 Wiroa Road, Kerikeri, New Zealand
  • Administração: Far North Holdings Ltd. & Far North Disctrict Council
  • Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares suficientes destinados à breves e longas permanências.
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao sudoeste do centro de Kerikeri, sendo acessível pelas autoestradas 10 e «Wiroa Road».
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (13.85%), terça-feira (13.64%), quarta-feira (13.23%), quinta-feira (14.36%), sexta-feira (14.67%), sábado (15.69%), domingo (14.56%)
  • Outras denominações: Bay of Islands, Керікері, Керикери, Κερικέρι, ケリケリ, 케리케리, 凱里凱裡, 凯里凯里

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao sudoeste do centro de Kerikeri.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pelas autoestrada 10 e «Wiroa Road».

História
O Bay of Islands (Kerikeri) era originariamente um pequeno aeródromo dotado de uma pista gramada, que foi construído pelo governo neo-zelandês nos primeiros anos da década de 30 do século passado. O aeroporo foi utilizado principalmente por jactos privados e pelo aero clube e, ocasionalmente, pela aeronáutica militar com biplanos de curto curso.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeródromo foi assumido pelo Departamento da Defesa e utilizado para a formação de pilotos e pessoal para a Airforce e também como base para patrulhas costeiras. Depois da guerra, o campo de aviação retornou ao tráfego aéreo privado e ao aero clube. Por volta de 1972, a companhia aérea turística Mt. Cook Airlines propôs ligar as localidades turísticas de Bay of Islands, Queenstown e Rotorua por intermédio de um serviço aéreo diário. A gestão do aerodrómo por parte desta última terminou em 1992.