Aeroporto Kiev

Aeroporto Kiev

O Aeroporto Internacional de Boryspil é o maior e mais importante aeroporto doméstico ucraniano e serve à cidade homónima e capital da Ucrânia. É o maior aeroporto do país e oferece oficialmente todos os voos internacionais; é até mesmo maior do que o Aeroporto de Kiev-Žuliany, localizado também na zona urbana de Kiev ( a cerca de 6 km de Boryspil), mas que não oferece tantos voos.

Atualmente, em Kiev-Boryspil, há voos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, entre outros: Amsterdão/Amsterdã, Atenas, Barcelona, Beijing/Pequim, Berlim, Bruxelas, Copenhaga/Copenhague, Dusseldorf, Estocolmo-Arlanda, Frankfurt, Helsínquia/Helsinque, Lisboa, Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Moscovo/Moscou-Sheremetjewo, Munique, Nova Iorque-JFK, Oslo, Paris-Charles de Gaulle, Praga, Roma-Fiumicino e São Petersburgo, onde há outras ligações possíveis.
  • URL: Sítio Web oficial
  • Fuso horário: GMT 2
  • Serviço telefónico: +380 44 364-45 05
  • Morada/Endereço: Kiev, Boryspil SIA, 08300 Boryspil 7, Kyiv Region, Ukraine
  • Administração: Boryspil International Airport State Enterprise
  • Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
  • Cidades próximas: Kiew (29 km), Bila Tserkva (84 km)
  • Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 30 km ao sudeste do centro de Kiev, sendo acessível pela autoestrada M03 (Kyivskyi Shlyakh - киывсыкий шлях был.) ou estrada da Europa E-40.
  • Estações de comboios: Autocarros vaivéns/Airport Shuttlebusse circulam entre a estação ferroviária de Kiev, o Aeroporto de Kiev-Zhulyany e o Terminal Rodoviário de Kiev.
  • Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.28%), terça-feira (13.73%), quarta-feira (14.74%), quinta-feira (14.19%), sexta-feira (14.56%), sábado (13.23%), domingo (15.27%)
  • Outras denominações: Kyiv, Kiev, Kiievi Borõspili, Kiyev-Borispol, Kiev-Boryspil, Kijev-Borispol, Kyjev-Borispol, Kiova-Borispol, Kijów-Borispol, Kijevas, Kiëf, Kijew, Kiiova, Kjiv, Kiyiw, Kievi, Кіеў-Борисполь, Киев-Борисполь, Київ-Бориспіль, Кыйив, Кијев, Кейӳ, Кыив, Кꙑѥвъ, Κίεβο, كىيېۋ, کیێڤ, کی‌یف, كييف, קיעוו, קייב, Կիև, კიევი, क्यीव, कीव, কিয়েভ, കീവ്, เคียฟ, キエフ, 키예프, 基輔

Destinos mais populares a partir de Kiev (Voos semanais )


Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)

  1. Ukraine International Airlines (588, 85,34 %)
  2. Air Baltic (32, 4,64 %)
  3. Air Arabia (18, 2,61 %)
  4. Air France (16, 2,32 %)
  5. Swiss International Air Lines (10, 1,45 %)
  6. KM Malta Airlines (6, 0,87 %)
  7. SAS Scandinavian Airlines (4, 0,58 %)
  8. Bulgaria Air (3, 0,44 %)
  9. outros (1,75 %)

Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 30 km ao sudeste do centro de Kiev.

Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros devem conduzir pela autoestrada M03 (Kyivskyi Shlyakh - киывсыкий шлях был.) ou estrada da Europa E-40.

Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros a circularem regularmente entre a estação ferroviária e o terminal rodoviário, na rua Moskovkaya, próxima à estação de metro Libydska. Na estação, há autocarros shuttle a circularem entre o Aeroporto Estatal Internacional de Kiev-Boryspil, a estação ferroviária de Kiev e o Aeroporto Kiew-Zhulyany.

História
Em Julho de 1959, o Conselho de Ministros da Ucrânia determinou a criação de um tráfego aéreo civil regular no aeródromo militar, próximo a Boryspil. Em Julho de 1959, o novo aeroporto, chamado Kiev-Tsentralnyi, recebeu o seu primeiro voo. A primeira rota a ser servida foi Moscovo-Kiev-Moscovo e Leningrado-Kiev-Leningrado.

Em Novembro de 1960, foi constituído o primeiro grupo permanente de aeronaves Tu-104 e Antonov An-10 foi designado para o aeroporto. Até então, o aeroporto era servido apenas por aeronaves baseadas em Moscovo e outras cidades da antiga União Soviética.

Em 1963, as Autoridades de Administração Territorial Ucranianas da Aviação Civil formou sua subdivisão de Boryspil, composta pelo aeroporto e seu grupo aéreo, que cresceu significantemente nos anos 1960 - 1970.

Em 1965 foi inaugurado o novo terminal de passageiro do Aeroporto de Boryspil. E, ainda neste ano, foi instalado um sistema de assistência de pouso automático no aeroporto.

Nos Anos 80, após à Guerra Fria, Boryspil começou a receber limitadamente voos internacionais. E, para tanto, foi introduzido o serviço de controlo de alfândega e de fronteiras. Mas, os cidadãos soviéticos não podiam fazer viagens internacionais a partir de Kiev. Em finais dos Anos 80, Mikhail Saakashvili, o presidente da moderna Geórgia, determinou a destituição da Guarda de Fronteiras Soviética em suas funções de controlo no aeroporto.

Em 1993, o Ministro de Transportes da recém-independente Ucrânia reorganizou o Boryspil State International Airport e cricou a subdivisão local da Air Ukraine para servir neste aeroporto. Com isto, o mesmo foi aberto a todos os passageiros e voos. E, com isto, o tráfego de passageiros e aeronaves cresce continuamente.

Nos Anos 2000, Boryspil tornou-se um aeroporto-hub também para aeronaves estrangeiras em trânsito.

Em 2001, foi terminada a construção da nova pista e o aeroporto registou cerca de 1.5 milhões de passageiros.

Em 2002, o aeroportou foi certificado com a gestão de qualidade ISO 9001.

É um dos maiores aeroportos da Europa de Leste, com mais de seis milhões de passageiros transportados em 2008. E ele movimenta cerca de 60% de todo o tráfego aéreo comercial na Ucrânia.


Estatística de dados climáticos Kiev

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Oct
Nov
Dez
-4.4
-2.1
2.5
13.5
20.7
23.7
24.9
24.2
19.9
13.2
5.5
-1.3
-5.9
-5.3
-0.5
7.1
14.7
17.4
19.3
18.2
13.6
7.7
1.1
-3.7
-10.2
-8.4
-3.8
4.9
10.7
13.6
15.0
14.3
9.9
5.5
-0.2
-5.8