Aeroporto Kiev
Atualmente, em Kiev-Boryspil, há voos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, entre outros: Amsterdão/Amsterdã, Atenas, Barcelona, Beijing/Pequim, Berlim, Bruxelas, Copenhaga/Copenhague, Dusseldorf, Estocolmo-Arlanda, Frankfurt, Helsínquia/Helsinque, Lisboa, Londres-Gatwick, Londres-Heathrow, Moscovo/Moscou-Sheremetjewo, Munique, Nova Iorque-JFK, Oslo, Paris-Charles de Gaulle, Praga, Roma-Fiumicino e São Petersburgo, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 2
- Serviço telefónico: +380 44 364-45 05
- Morada/Endereço: Kiev, Boryspil SIA, 08300 Boryspil 7, Kyiv Region, Ukraine
- Administração: Boryspil International Airport State Enterprise
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Kiew (29 km), Bila Tserkva (84 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 30 km ao sudeste do centro de Kiev, sendo acessível pela autoestrada M03 (Kyivskyi Shlyakh - киывсыкий шлях был.) ou estrada da Europa E-40.
- Estações de comboios: Autocarros vaivéns/Airport Shuttlebusse circulam entre a estação ferroviária de Kiev, o Aeroporto de Kiev-Zhulyany e o Terminal Rodoviário de Kiev.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.28%), terça-feira (13.73%), quarta-feira (14.74%), quinta-feira (14.19%), sexta-feira (14.56%), sábado (13.23%), domingo (15.27%)
- Outras denominações: Kyiv, Kiev, Kiievi Borõspili, Kiyev-Borispol, Kiev-Boryspil, Kijev-Borispol, Kyjev-Borispol, Kiova-Borispol, Kijów-Borispol, Kijevas, Kiëf, Kijew, Kiiova, Kjiv, Kiyiw, Kievi, Кіеў-Борисполь, Киев-Борисполь, Київ-Бориспіль, Кыйив, Кијев, Кейӳ, Кыив, Кꙑѥвъ, Κίεβο, كىيېۋ, کیێڤ, کییف, كييف, קיעוו, קייב, Կիև, კიევი, क्यीव, कीव, কিয়েভ, കീവ്, เคียฟ, キエフ, 키예프, 基輔
Destinos mais populares a partir de Kiev (Voos semanais )
- Aeroportos Tel Aviv - Ben Gurion (23, 6,50 %)
- Aeroportos Paris - Charles de Gaulle (20, 5,65 %)
- Aeroportos Riga (16, 4,52 %)
- Aeroportos Tbilisi - Novo Alexeyevka (13, 3,67 %)
- Aeroportos Amesterdão - Schiphol (12, 3,39 %)
- Aeroportos Milão - Malpensa (11, 3,11 %)
- Aeroportos Erevan (11, 3,11 %)
- Aeroportos Sharjah (10, 2,82 %)
- Aeroportos Zurique - Kloten (8, 2,26 %)
- Aeroportos Varsóvia (8, 2,26 %)
- outros (62,71 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Ukraine International Airlines (588, 85,34 %)
- Air Baltic (32, 4,64 %)
- Air Arabia (18, 2,61 %)
- Air France (16, 2,32 %)
- Swiss International Air Lines (10, 1,45 %)
- KM Malta Airlines (6, 0,87 %)
- SAS Scandinavian Airlines (4, 0,58 %)
- Bulgaria Air (3, 0,44 %)
- outros (1,75 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 30 km ao sudeste do centro de Kiev.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros devem conduzir pela autoestrada M03 (Kyivskyi Shlyakh - киывсыкий шлях был.) ou estrada da Europa E-40.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros a circularem regularmente entre a estação ferroviária e o terminal rodoviário, na rua Moskovkaya, próxima à estação de metro Libydska. Na estação, há autocarros shuttle a circularem entre o Aeroporto Estatal Internacional de Kiev-Boryspil, a estação ferroviária de Kiev e o Aeroporto Kiew-Zhulyany.
História
Em Julho de 1959, o Conselho de Ministros da Ucrânia determinou a criação de um tráfego aéreo civil regular no aeródromo militar, próximo a Boryspil. Em Julho de 1959, o novo aeroporto, chamado Kiev-Tsentralnyi, recebeu o seu primeiro voo. A primeira rota a ser servida foi Moscovo-Kiev-Moscovo e Leningrado-Kiev-Leningrado.
Em Novembro de 1960, foi constituído o primeiro grupo permanente de aeronaves Tu-104 e Antonov An-10 foi designado para o aeroporto. Até então, o aeroporto era servido apenas por aeronaves baseadas em Moscovo e outras cidades da antiga União Soviética.
Em 1963, as Autoridades de Administração Territorial Ucranianas da Aviação Civil formou sua subdivisão de Boryspil, composta pelo aeroporto e seu grupo aéreo, que cresceu significantemente nos anos 1960 - 1970.
Em 1965 foi inaugurado o novo terminal de passageiro do Aeroporto de Boryspil. E, ainda neste ano, foi instalado um sistema de assistência de pouso automático no aeroporto.
Nos Anos 80, após à Guerra Fria, Boryspil começou a receber limitadamente voos internacionais. E, para tanto, foi introduzido o serviço de controlo de alfândega e de fronteiras. Mas, os cidadãos soviéticos não podiam fazer viagens internacionais a partir de Kiev. Em finais dos Anos 80, Mikhail Saakashvili, o presidente da moderna Geórgia, determinou a destituição da Guarda de Fronteiras Soviética em suas funções de controlo no aeroporto.
Em 1993, o Ministro de Transportes da recém-independente Ucrânia reorganizou o Boryspil State International Airport e cricou a subdivisão local da Air Ukraine para servir neste aeroporto. Com isto, o mesmo foi aberto a todos os passageiros e voos. E, com isto, o tráfego de passageiros e aeronaves cresce continuamente.
Nos Anos 2000, Boryspil tornou-se um aeroporto-hub também para aeronaves estrangeiras em trânsito.
Em 2001, foi terminada a construção da nova pista e o aeroporto registou cerca de 1.5 milhões de passageiros.
Em 2002, o aeroportou foi certificado com a gestão de qualidade ISO 9001.
É um dos maiores aeroportos da Europa de Leste, com mais de seis milhões de passageiros transportados em 2008. E ele movimenta cerca de 60% de todo o tráfego aéreo comercial na Ucrânia.