Aeroporto Macáçar - Sultão Hasanuddin
Atualmente, em Macaçar, há voos domésticos e internacionais regulares para vários destinos, tais como: Ambon, Balikpapan, Bandung, Banjarmasin, Bau-Bau, Biak, Bima, Dempassar-Bali, Fak Fak, Gorontalo, Jacarta-Soekarno-Hatta, Jayapura, Kaloka, Kendari, Kuala Lumpur, Luwuk, Mamuju, Manado, Manokwari, Merauke, Palu, Selayar, Singapura, Soroako, Sorong, Surabaia, Ternate, Timika, Wakatobi e Yogyakarta, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 8
- Serviço telefónico: +62 411 550123
- Morada/Endereço: Bandar Udara Makassar - Hasanuddin Internasional, Jalan Raya Airport No.1, Makassar-90552, Sulawesi Selatan, Republik Indonesia
- Administração: PT (Persero) Angkasa Pura I
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Makasar (16 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 22 km ao nordeste do centro de Macáçar, sendo acessível pela autoestrada, em direção à «Maros Baru».
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.74%), terça-feira (13.44%), quarta-feira (14.90%), quinta-feira (14.26%), sexta-feira (14.63%), sábado (14.09%), domingo (13.93%)
- Outras denominações: Makasar, Ujung Pandang-Makassar, Makassar, Ujungpandang, Макасар, Macasar, Ujung Pandang, Макассар, מקאסאר, Bandar Udara Hasanuddin Internasional, ماکاسار, ماكاسار, มากัสซาร์, मकासार, मकास्सर, 마카사르, マカッサル, 望加錫, 孟加失, 望加锡
Destinos mais populares a partir de Macáçar - Sultão Hasanuddin (Voos semanais )
- Aeroportos Jacarta - Soekarno - Hatta (405, 20,83 %)
- Aeroportos Surabaia - Juanda (179, 9,21 %)
- Aeroportos Jayapura - Sentani (77, 3,96 %)
- Aeroportos Sorong (60, 3,09 %)
- Aeroportos Dempassar - Bali (59, 3,03 %)
- Aeroportos Ambon (58, 2,98 %)
- Aeroportos Ternate Babullah (57, 2,93 %)
- Aeroportos Kendari (48, 2,47 %)
- Aeroportos Manokwari - Rendani (44, 2,26 %)
- Aeroportos Manado (40, 2,06 %)
- outros (47,18 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Lion Air (1934, 49,16 %)
- Batik Air (697, 17,72 %)
- Wings Air (411, 10,45 %)
- Sriwijaya Air (392, 9,96 %)
- Citilink (238, 6,05 %)
- Garuda Indonesia (170, 4,32 %)
- AirAsia Berhad (28, 0,71 %)
- Indonesia AirAsia (12, 0,31 %)
- Scoot (4, 0,10 %)
- outros (1,22 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 22 km ao nordeste do centro de Macáçar.
Para chegar em automóvel ao aeroporto, os motoristas / os passageiros deverão conduzir pela autoestrada, em direção à «Maros Baru».
História
O Aeroporto de Hasanuddin foi construído pelo governo das Índias Neerlandesas e inaugurado em 1935. Àquela altura era chamado «Kadeing Flying Field». Em 1937, a pista de pouso foi inaugurada Em 1950, o governo da Indonésia assumiu o seu controle. Em 1942, o governo japonês ampliou o campo de aviação e renomeou-o como Campo de Mandai. Em 1945, os holandeses construíram a nova pista.
Em 1950, o governo da Indonésia assumiu o campo e transferiu-o ao Departamento da Aviação Civil. Em 1955, a pista foi alargada e o aeroporto foi renomeado como Air Mandai. Em 1980, a pista foi reformada e o aeroporto recebeu o novo nome de Air Port Hasanuddin. E, em 1985, teve seu nome alterado para Aeroporto Hasanuddin.
Em 1987, o aeroporto foi transferido para Perum Angkasa Pura. Desde 1990, o Aeroporto de Hasanuddin é usado como aeroporto de embarque e desembarque aos peregrinos do Hajj.
O novo terminal tornou-se operacional em 2008. Em 2010, a pista de 3.100 metros foi inaugurada. Entre 2011 e 2012, a pista começou a ser alargada para 3.500 m.