Aeroporto Malta
Atualmente, em Malta - Luqa, há voos domésticos e internacionais regulares, sazonais, charter e charter sazonais para vários destinos, entre outros: Amsterdão, Atenas, Barcelona, Bari, Basileia/Mulhouse, Belfast-International, Benghazi, Beogrado, Billund, Birmingham, Birmingham, Bolonha, Bournemouth, Bristol, Bristol, Bruxelas, Bucareste-Otopeni, Budapeste, Cairo, Cardiff, Catânia, Colónia-Bona / Colônia-Bonn, Copenhaga / Copenhague, Corfu, Dubai, Dublin, Dubrovnik, Dusseldorf, Dusseldorf, East Midlands, East Midlands, Edimburgo, Eindhoven, Estocolmo-Arlanda, Estocolmo-Skavsta, Estugarda / Stuttgart, Exeter, Frankfurt, Frankfurt, Genebra, Gibraltar, Girona, Girona, Glasgow-International, Glasgow-Prestwick, Hamburgo, Hamburgo, Hanôver, Innsbruque, Istambul-Ataturk, Kaunas, Kiev-Boryspil, Krakow/Cracóvia, Lanarca, Leeds/Bradford, Leipzig-Halle, Ljubljana, Londres-Gatwick, Londres - Heathrow, Londres-Luton, Londres-Stansted, Lourdes, Luxemburgo, Lyon,Madrid, Malmo, Manchester, Marselha, Marselha, Milão - Linate, Milão - Malpensa, Monastir, Moscovo / Moscou-Domodedovo, Moscovo / Moscou-Sheremetyevo, Munique, Nápoles, Newcastle upon Tyne, Newcastle upon Tyne, Norwich, Nuremberga / Nuremberga, Oslo-Gardermoen, Oslo-Rygge, Paris-Charles de Gaulle, Paris - Charles de Gaulle, Paris-Orly, Pisa, Praga, Roma-Fiumicino, Sevilha, Sofia, Tel Aviv-Ben Gurion, Toulouse, Trapani, Treviso, Trípoli, Tunes, Turim, Valência, Viena, Wroclaw/Breslávia, Zurique, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 1
- Serviço telefónico: +356 21249 600
- Morada/Endereço: Malta International Airport, Luqa LQA 4000, Malta
- Administração: Malta International Airport plc
- Estacionamento: Sim. Com cobrança de taxas. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 7 km ao sul de La Valetta, na pequena localidade de Luqa.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (15.37%), terça-feira (13.68%), quarta-feira (12.73%), quinta-feira (14.40%), sexta-feira (15.01%), sábado (14.93%), domingo (13.89%)
- Outras denominações: Malta-Luqa, Мальта, Malte, Малта, Μάλτα, مالت, مالطة, مالطا, מלטה, მალტა, Մալթա, মাল্টা, माल्टा, മാൾട്ട, ประเทศมอลตา, மால்ட்டா, 몰타, マルタ, 马耳他, 馬耳他
Destinos mais populares a partir de Malta (Voos semanais )
- Aeroportos Frankfurt (48, 4,84 %)
- Aeroportos Munique (36, 3,63 %)
- Aeroportos Catânia - Fontanarossa - Vicenzo Bellini (32, 3,23 %)
- Aeroportos Londres - Gatwick (32, 3,23 %)
- Aeroportos Londres - Heathrow (28, 2,82 %)
- Aeroportos Zurique - Kloten (24, 2,42 %)
- Aeroportos Madrid - Barajas (24, 2,42 %)
- Aeroportos Manchester (20, 2,02 %)
- Aeroportos Viena (20, 2,02 %)
- Aeroportos Budapeste - Ferihegy (20, 2,02 %)
- outros (71,35 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- KM Malta Airlines (722, 36,12 %)
- easyJet (92, 4,60 %)
- Lufthansa (90, 4,50 %)
- Wizz Air (81, 4,05 %)
- Emirates Airline (52, 2,60 %)
- Vueling Airlines (50, 2,50 %)
- British Airways (32, 1,60 %)
- Turkish Airlines (32, 1,60 %)
- Swiss International Air Lines (14, 0,70 %)
- TunisAir Express (10, 0,50 %)
- outros (41,23 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se a cerca de 7 km ao sul da capital maltesa, La Valetta.
Para chegar em autocarro ao aeroporto, o passageiro deverá utilizar os autocarros 8 que circulam entre a capital e o aeroporto entre 06:00h e 21:30h, a cada 20 minutos. Nos fins-de-semana, a cada 30 minutos.
Além desta alternativa, há também autocarros vaivém/shuttle entre o aeroporto e Gozo, várias vezes ao dia. Por favor, informe-se sobre os horários atuais diretamente no local.
História
A história do Aeroporto Internacional de Malta começou com a construção do primeiro aeródromo em Ta'Qali e depois, em Hal Far e Luqa. Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto Ta'Qali e Hal Far foram severamente destruídos e, consequentemente, as operações civis centraram-se em Luqa.
Após a guerra, o número de passageiros e, consequentemente, o volume do movimento de aeronaves, aumentou consideravelmente. Tal situação levou o governo britânico, em 1956, a iniciar as preparações para a realização do projeto. Em 1958, foi inaugurado o Aeroporto Internacional de Malta.
Em 1977, foi construída uma nova pista e iniciadas as obras de extensão e remodelação do terminal de passageiros, que ganhou uma sala de desembarque e outra sala VIP. Com isto, o terminal passou a ser usado como terminal de embarque. Esta reforma não foi o suficiente, pois ainda não tinha certas instalações essenciais.
Imediatamente à mudança de Governo, em 1987, a nova administração decidiu que o terminal de 35 anos já havia servido ao seu destino e deu luz verde para a construção de um novo terminal, próximo ao parque de estacionamento 9. Até à conclusão do terminal novo, o Governo começou uma atualização adicional do antigo terminal, ao introduzir novas facilidades, como ar condicionado, novos carrosséis de bagagem, monitores de informação de voo, guichês de check-in informatizados, novos chãos e novas lojas.
A pedra fundamental do terminal de passageiros atuais foi lançada em Setembro de 1989. E concluída em tempo recorde de 29 meses, em 1992, quando o Aeroporto Internacional de Malta tornou-se totalmente operacional e o Aeroporto de Luqa foi encerrado definitivamente, depois de 35 anos.