Aeroporto Mogadíscio
Atualmente, em Aden-Adde, há voos domésticos e internacionais regulares para Berbera, Bosaso, Cartum, Djibouti, Dubai, Galkayo, Hargeisa, Jedá, Nairobi e Wajir, onde há outras ligações possíveis.
- URL: Sítio Web oficial
- Fuso horário: GMT 3
- Serviço telefónico: +252 80-839; +252 80-531 (Airport)
- Morada/Endereço: Mogadishu Aden Adde International Airport, Mogadishu, Somali Republic
- Administração: Somali Civil Aviation and Meteorology Authority (SCAMA)
- Estacionamento: Sim. Há um parque de estacionamento com lugares destinados à breves e longas permanências.
- Cidades próximas: Mogadishu (9 km)
- Transportes: O aeroporto encontra-se a cerca de 6 km ao sudoeste do centro de Mogadíscio, na costa com o Oceano Índico.
- Distribuição de voos conforme os dias da semana: segunda-feira (14.42%), terça-feira (19.35%), quarta-feira (11.04%), quinta-feira (15.45%), sexta-feira (8.70%), sábado (14.94%), domingo (16.10%)
- Outras denominações: Aden-Adde, Muqdisho, Mogadíscio, Mógadisjú, Mogadisjoe, Mogadiš, Mogadišu, Mogadishu, Mogadixo, Moukdicho, Mogadiszu, Mogadišo, Mogadişu, Моґадішо, Магадзі́шу, Могади́шо, Магадыша, Могадишу, Μογκαντίσου, مقدشو, مقديشيو, موگادیشو, Մոգադիշո, מוגדישו, მოგადიშო, मोगादीशू, मोगादिशू, मोगदिशु, மொகடிசு, โมกาดิชู, モガディシュ, 모가디슈, 摩加迪沙, 摩加迪休
Destinos mais populares a partir de Mogadíscio (Voos semanais )
- Aeroportos Nairobi Kenyatta International (20, 43,48 %)
- Aeroportos Adis Abeba (16, 34,78 %)
- Aeroportos Djibuti (6, 13,04 %)
- outros (8.70 %)
Companhias aéreas mais populares (Número de descolagens/partidas)
- Ethiopian Airlines (32, 35,56 %)
- Jubba Airways (11, 12,22 %)
- African Express Airways (10, 11,11 %)
- Qatar Airways (9, 10,00 %)
- outros (31,11 %)
Localização
Este aeroporto encontra-se ao sudoeste de Mogadíscio, na costa com o Oceano Índico.
História
Durante o período pós-independência, o Aeroporto Internacional de Mogadíscio oferecia voos para vários destinos em todo o mundo. Em meados da Década de 1960, foi ampliado para acomodar mais companhias aéreas internacionais e também a companhia aérea estatal Somalia Airlines, que oferecia ligações para todas as grandes cidades. Em 1969, muita parte do aeroporto podia também receber jatos de pequeno porte tais como DC 6B.
Nos Anos de 1970, o governo somali era socialista. E, com o apoio de sua aliada, a União Soviética, o aeroporto passou por grandes obras de renovação das instalações, da pista, num processo de ampliação que aumentou significativamente a capacidade do aeroporto em atender às necessidades civis e militares.
Em 1977, deu-se o sequestro da aeronave Landshut der Lufthansa por parte de um comando da Frente Popular para a Libertação da Palestina. No entanto, os 86 passageiros do voo 181 foram libertados e três sequestradores foram mortos pela unidade anti-terrorismo alemã.
Em 2010, a SKA Air Logistics, uma empresa aérea com base em Dubai especializada em zonas de conflito, foi contratada para gerenciar o aeroporto por dez anos. Neste âmbito, será responsável pela inspeção de segurança dos passageiros e do terminal e pelo re-treinamento do pessoal do aeroporto. Apesar de os voos e operações serem limitados, a SKA está em fase de expansão, uma vez que a pista ganhou novo sistema de iluminação.
A partir de 2011, as companhias aéreas privadas Jubba Airways e Daallo Airlines oferecem seus serviços internacionais, bem como a ONU e a African Express Airways.