Voos - Somália

Dicas de viagem sobre o destino: Somália

A Somália é um país localizado ao leste de África que faz fronteira com o Golfo de Áden, ao norte; com o Oceano Índico, ao leste; com o Quénia, ao sul; com a Etiópia, ao oeste; e com o Djibouti ao noroeste. A Somália é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos em todo o mundo. A pecuária é a base económica da parte nómade da população, que não pode praticar a agricultura face à seca permanente e à guerra civil que destruiu e arruinou quase toda a infra-estrutura. Atualmente, a pirataria diante da costa floresce, tornando inseguras as águas no Corno de África e, com isto, uma das rotas de navegação mais importantes do mundo.

Geografia:
Seu território surgiu da antiga colónia italiana e do mandado da ONU e da Somalialândia, um protetorado britânico. A Somália encontra-se no chamado Corno de África, mais precisamente na Península Somali, ao leste do continente africano. Ao norte, o relevo do país é principalmente colinoso e chega até a 2.100 metros de altura a cima do nível do mar no Planalto Somali. Para o sul, o terreno é plano com uma altura média de 180 metros. A Somália tem 2.720 km de costa marítima.

Rios:
Ambos os rios do país, o Juba e o Shebelle, nascem na Etiópia e fluem pelo sul da Somália pelo Deserto Somali até desaguar no Oceano Índico.

Clima:
Na Somália predomina, determinado por ventos monçónicos, um clima quente durante todo o ano, precipitações irregulares e constantes períodos secos recorrentes. Exceto nas regiões de montanha e na costa, a temperatura média máxima durante o dia oscila entre 30 e 40 °C. A monção de sudoeste propicia um clima relativamente ameno em torno de Mogadíscio, entre Maio e Outubro. Entre Dezembro e Fevereiro, as monções de nordeste propiciam um clima ameno também. No período intermonçónico (de Outubro a Novembro e de Março a Maio) chamado Tangambili, palavra suahili que significa «entre os ventos», o clima é quente e húmido.

Aeroportos:
O Aeroporto Internacional de Mogadíscio é servido pela Egyptair e pela Kenya Airways, que oferecem ligações a partir de Frankfurt, Viena e Zurique com duas escalas.

Capital:
Mogadíscio, a capital somali, tem cerca de 1,3 milhões de habitantes e é também a maior cidade do país. Ela é também o centro económico mais importante e possui um porto e uma universidade.

Atenção!
Devido ao alto risco de assaltos e sequestros não recomendam-se viagens à Somália.