





























































































A Itália, país na Europa Meridional, faz fronteira com a França, a Suíça, a Áustria, a Eslovénia, a Croácia, San Marino e o Vaticano. As Ilhas da Sicília, Sardenha, Stromboli, Vulcano, Lipari, Capri, Ischia e Elba são parte do território italiano.
Os rios mais longos da Itália são o Po, o Ádige, o Arno, o Tibre. Os lago maiores da Itália são o Lago de Garda, o Lago Maggiore (Lago Maior), o Lago de Como, o Lago de Bolsena e o Lago de Trasimeno. Na Itália existem também vulcões famosos como o Vesúvio, no continente; o Etna (Sicília) e o Stromboli (na homónima ilha). Na Sicília há também alguns vulcões pequenos. A montanha mais alta da Itália é o Monte Branco, com 4.748 metros de altura.
A Itália está dividida em três zonas climáticas: norte, centro e sul. Ao norte, os invernos são frios e os verões quentes. Ao centro, o lado do Tirreno apresenta temperaturas invernais mais elevadas do que o lado do adriático. No sul da Itália domina um clima mediterrâneo magníficamente temperado.
Na Itália há muitos aeroportos. As cidades maiores como Roma, Milão, Génova, Turim, Verona, Veneza, Bolonha, Florença, Nápoles, Palermo e Pisa possuem os grandes aeroportos, ao passo que Trieste, Bérgamos, Pisa, Perúgia, Foggia, Bari, Brindisi e outras cidades possuem aeródromos.
Existem também ligações por balsas de / para a Grécia, a Albânia e a Croácia, que partem - sobretudo - de Veneza, Ancona, Bari ou Brindisi. Existem também ligações marítimas regulares da Córsega para Génova, Livorno, Civitavecchia e a Sardenha, bem de diversos portos no Norte da África e a Sicília.
Roma, a capital italiana, é a cidade das sete colinas e também abriga o Estado do Vaticano. Em Roma encontram-se o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Fiumicino e o Aeroporto de Ciampino. A «Cidade Eterna» situa-se às margens do Rio Tibre e próxima ao Mar Tirreno. A região de Abruzo encontra-se ao leste de Roma; ao nordeste, os Montes Sabinos e ao sul, as Colinas Albanas. O centro de Roma encontra-se na zona dentro das Muralhas Aurelianas, que engloba as célebres sete colinas (Capitólio, Quirinal, Viminal, Esquilino, Aventino, Palatino e Celio).
Outras cidades italianas importantes são a capital da moda, Milão; Nápoles; a cidade portuária história de Génova; Turim; Veneza; Bolonha; Florença; Catânia, cidade portuária aos sopé do vulcão Etna e Palermo, capital da Sicília.
O Vaticano, Estado independente, é um enclave dentro da cidade de Roma. A cidade do Vaticano e a Basílica de São Pedro foram declarados pela UNESCO como patrimónios culturais da humanidade. Entre os museus de Roma encontram-se: os Museus Capitolinos, os Museus do Vaticano, a Villa Giuglia e o Museu Nacional Romano das Termas, projetado por Miguel Ângelo. Ainda merecem uma visita: a igreja de San Paolo fuori le Mura, a basílica de São João em Latrão (San Giovanni in Lateranno) e a Praça Navonna com três fontes.