idealo Preisfinderidealo Preisfinder - Finde den niedrigsten Flugpreis nach Abflugsort und Datum
Selecionar o voo de partida apropriado:
Inserir Voo de Retorno
Selecionar o voos de retorno apropriado:
Selecionar o voos de retorno apropriado:
Inserir Voo de Retorno

Dicas de viagem sobre o destino: Turquia

Turquia – sua geografia e alguns fatos interessantes

A maior parte da Turquia – oficialmente Türkiye Cumhuriyeti -  encontra-se de facto na Ásia, com apenas uma pequena parte na Europa. A Turquia asiática chama-se Anatólia, enquanto a Trácia forma a parte europeia. As fronteiras estatais da Turquia são principalmente formadas pelo mar: o Mar Egeu, o Mar Mediterrâneo, e o Mar Negro. Os países limítrofes da Turquia incluem a Grécia, Bulgária, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Iraque e Irão, bem como a Síria. A Turquia atual foi fundada por Mustafa Kemal Atatürk.

O idioma oficial é o turco. Ao sudeste da Turquia fala-se também o curdo. Nas cidades e centros turísticos, falam-se ainda o alemão, o francês, o inglês ou o italiano. A Turquia divide-se nas seguintes regiões geográficas: região do Mar de Mármara; região do Egeu; região do Mar Negro; na Anatólia Central, Oriental e Sudeste; e nas regiões do Mediterráneo. No Planalto da Trácia, ao oeste do Bósforo, o Rio Meriç faz fronteira com a Grécia. Ao leste do Bósforo encontra-se o Mar de Mármara, que separa a Europa da Ásia e o Mar Egeu do Mar Negro. O Estreito de Dardanelos estende-se até ao Mar Mediterraneo. As montanhas mais altas da Turquia são: o Ararat (Büyük Ağrı Dağı, 5.165 m, o local lendário onde se supõe a existência da Arca de Noè); o Buzul Dağı (4.116 m); o Süphan Dağı (4.058 m); o Pequeno Ararat (Küçük Ağrı Dağı 3.925 m); o Kaçkar Dağı (3.932 m); o Erciyes Dağı (3.917 m); e o Uludağ (2.543 m).  

Turquia – seu clima e melhor época para viajar Na Turquia há várias zonas climáticas devido à sua grande extensão territorial. Nas Regiões do Mar de Mármara, do Egeu, do Mediterrâneo predomina um clima mediterrâneo, com verões longos e quente e invernos amenos. Na Região do Mar Negro, os verões são quentes e os invernos amenos, mas com mais precipitações do que em outros sítios. Na Anatólia Central e Oriental, as temperaturas durante o verão podem alcançar os 42º Graus. O clima na costa é mais agradável que no interior, para onde aconselham-se viagens na primavera e no outono. Em Ancara, as temperaturas médias variam entre -4ºC e 30ºC. Em Istambul, mesmo durante o verão, as temperaturas não são elevadas.

 

Turquia– saúde e vacinação, entrada, chegada e prosseguimento de viagem

O sistema de saúde em geral é bom, contudo, recomenda-se dirigir-se às clínicas privadas. Nas regiões distantes dos grandes centros urbanos, as infra-estruturas sanitárias são insatisfatórias. Recomenda-se um seguro privado de saúde que cubra as despesas de tratamentos de saúde no local e também as de repatriamento, se necessário. Além disto, um kit de primeiros socorros e ter cuidado com os alimentos vendidos em estabelecimentos ao longo das autoestradas são cuidados extras essenciais.

Portugueses necessitam de um visto. Se o passageiro for apenas por motivos turísticos, é suficiente portar o passaporte com validade mínima de 6 meses antes da viagem. O período de permanência permitido, em geral, é de 3 meses. Para viagem de menores, recomenda-se que o passageiro contacte o setor consular da Embaixada da Turquia e informe-se no sítio http://www.embaixadaturquia.pt/vistos.htm. Dentre os 14 aeroportos internacionais turcos, os mais importantes são: o Aeroporto Internacional de Istambul e o Aeroporto Sabiha Gökçen, ambos em Istambul; o Aeroporto de Antália; o Aeroporto de Esmirna-Adnan Menderes; e o Aeroporto de Ancara-Esenboğa. Por sua localização geográfica, nó do tráfego aéreo, entre a Ásia e a Europa é uma importante fonte de receitas.

Turquia– sua capital, outras cidades e atrações turísticas

Ancara, a capital da Turquia, encontra-se na Anatólia Central. Nesta região predomina um clima continental rígido e seco, com verões quentíssimos e invernos frios e nevosos. Há poucas atrações turísticas em Ancara, dentre as quais: as ruínas do Templo de Augusto, as termas e a coluna de Juliano, a «Kocatepe Camii»(Mesquita de Kocatepe ), a «Hacibayram camii» (Mesquita de Hacibayram); Anitkabir (o Mausoléu de Kemal Ataturk); a torre de televisão de Atakule; o Museu das Civilizações da Anatólia, aos pés da cidadela e o primeiro parlamento republicano, diante do hotel histórico, «Ancara Palas», no bairro de Ulus. Entre as belezas da Turquia incluem-se: Saray Topkapi, em Istambul, a ex-residência do sultão e sede do governo; Hagia Sofia/Santa Sofia (antes, museu e, atualmente, um mesquita); l’İshak Paşa e a cidade de Tróia. A costa sul, conhecida como Riviera Turca, é o centro turístico dedicado àqueles que desejam fazer férias à beira-mar, mas também a costa do Mar Egeu não deve ser esquecida. Fethiye é uma outras estância balnear, famosa por suas baías e praias. Muitas localidades turcas constam da lista dos patrimónios da humanidade da UNESCO, como o parque nacional de Goreme e os sítios rupestres da Capadócia, a grande mesquita e o hospital de Divrigi, as zonas histórias de Istambul, as ruínas de Hattusa, o santuário monumental do Monte Nemrut, as ruínas da antiga cidade de Xanatos, o Santuário de Latona e, em suas proximidades, a cidade velha de Saftranbolu e as ruínas arqueológicas de Tróia. Até os dois parques nacionais foram declarados pela Unesco, como patrimónios culturais da humanidade. Na Anatólia, ainda encontram-se duas maravilhas do mundo: o templo Artêmis, em Éfesos e o Mauseoléu de Halicarnasso, na atual Bodrum. Ao pé do Maciço de Uludağ encontra-se a cidade de Bursa, muito conhecida por suas fontes termais. A Região do Egeu é igualmente marcada por colinas e estende-se pela costa ocidental, entre Çanakkale e Bodrum. Com suas muitas construções antigas que remontam ao tempo da colonização grega, esta região é uma das que possui a melhor infra-estrutura destinada ao turismo. A costa setentrional da Turquia é banhada pelo Mar Negro. Seu relevo montanhoso, com grandes florestas, é caracterizado por um clima ameno e húmido. A Região Central da Anatólia compreende os planaltos da Anatólia com o lago salgado de Tuz Gölü e cadeias de montanhas, cujos cumes chegam à quase 3.900 metros de altura. O interior da Anatólia é caracterizado por estepes, por verões quentes e secos e por invernos frios. A região do Mediterrâneo é delimitada pelos Montes Taurus, ao norte, e pelos Montes Amanos (Nur Dağları) ao leste. Na região Sudeste da Anatólia correm os rios Eufrates e Tigre entre os Montes Tauro em direção à Síria e Iraque. Após visitar esses monumentos, aconselhamos aos visitantes que aproveitem uma das praias na costa do Egeu, na costa sul do Mar Negro, com sua vegetação luxuriante.